Taxa de juros nominal: entenda o que é e para que serve

Por Redação Onze

Entender sobre a taxa de juros nominal é um pré-requisito básico para quem deseja ter um controle maior dos seus investimentos, empréstimos, financiamentos e movimentações financeiras em geral.

Isso porque ela é uma variável importante que, assim como a taxa de juros real, ajuda a explicar, por exemplo, a rentabilidade de uma aplicação.

Ficou interessado no tema? Caso a sua resposta tenha sido positiva, convidamos você a conferir os conceitos e exemplos trazidos neste artigo. Acompanhe!

Taxa de juros nominal: o que é?

É normal que, quando o assunto está relacionado a investimentos, as pessoas fiquem preocupadas, achando que o tema é mais complexo do que realmente é.

Essa lógica se aplica ao assunto deste artigo perfeitamente. A taxa de juros nominal leva esse nome por ser, justamente, o valor informado ou contratado em uma operação financeira.

Por exemplo, você decide investir em títulos do Tesouro Direto e o rendimento declarado para a aplicação é de 5% ao ano. Esse valor representa a taxa de juros nominal.

O mesmo vale para quando você realiza um financiamento imobiliário e, na contratação, a instituição bancária informa que a taxa de juros nominal é de 3% ao mês. Só que, aqui, ela representa o retorno bruto alcançado pelo banco ao negociar crédito.

Quais são as diferenças entre a taxa nominal e a taxa real?

De maneira isolada, é mais difícil compreender o significado da taxa nominal, mas, quando comparamos com a real, tudo fica mais claro.

Como vimos, a primeira se refere ao valor nominal informado em uma operação financeira. Já a segunda representa o mesmo montante, mas descontado o índice de inflação.

Ou seja, de forma simples, é como se a taxa nominal representasse o lucro bruto, no caso de um investimento, e a taxa real significasse o lucro líquido.

Portanto, a taxa de juros nominal traz um dado que pode ser ilusório, visto que não considera a perda do poder de consumo que ocorre por conta da inflação.

Se você deseja ter uma perspectiva mais precisa sobre as suas finanças, então, vale a pena se orientar pela taxa de juros real e fazer comparativos.

Por que é importante conhecer a taxa nominal?

Conhecer a taxa de juros nominal em operações financeiras é importante, inicialmente, para ter uma base de qual é a melhor escolha em investimentos ou até na tomada de crédito. 

Afinal, a inflação é a mesma se você investir na caderneta de poupança ou no Tesouro Direto. A rentabilidade oferecida em cada uma das aplicações, por outro lado, varia muito. 

Além disso, é a partir da taxa nominal que você vai ser capaz de calcular a real, o que faz dela um ponto de partida essencial. Com todos os dados em mãos, vai ser possível realizar uma análise mais completa e entender não apenas qual é a melhor opção, mas também se o momento é adequado.

Como a taxa nominal é calculada?

Você, dificilmente, terá que calcular a taxa nominal, pois ela é o valor informado nas operações financeiras. Mas, basicamente, ela é representada pela soma da inflação com os juros reais.

Na verdade, saber a porcentagem da taxa nominal é mais útil para você determinar a taxa real de um investimento ou empréstimo do que o contrário, como acabamos de comentar.

Exemplo da taxa de juros nominal em investimentos

Quando observamos um investimento com 20% de rentabilidade ao ano, logo ficamos empolgados. Imagine só ter um lucro tão representativo em tão pouco tempo?

No entanto, é fundamental ter consciência de que estamos falando de um valor ilusório. Isso porque se a taxa de juros nominal informada é de 20%, é preciso descontar a inflação do período para saber quanto o seu dinheiro realmente valorizou.

Se a desvalorização estiver na casa dos 5%, seus ganhos, na verdade, serão de 15% – e não de 20%, como tudo leva a crer.

Existem investimentos, inclusive, em que a taxa de juros nominal é inferior à inflação, como é o caso da poupança, que teve rentabilidade real negativa em 2019, por exemplo.

O rendimento da caderneta é feito considerando 70% do valor da taxa Selic, que atualmente tem a sua meta em 3%, mais o custo da taxa referencial, que hoje é de zero.

Na prática, isso representa um rendimento nominal na casa de 2,15% ao ano. Um valor bastante baixo, mas que sequer considera a inflação, estimada pelo Banco Central em 2,4% nos últimos 12 meses – ainda que a previsão seja de um fechamento com porcentagem inferior.

Então, conhecer a taxa de juros nominal é importante, mas você não pode se basear unicamente nela se quiser ter dados mais confiáveis.

Se quiser ter acesso a outros conteúdos, fique sempre de olho nas atualizações do blog da Onze e tenha mais tranquilidade e segurança na hora de aplicar o seu capital.