Saiba como a teoria de Maslow pode melhorar suas finanças

Por Redação Onze

teoria-de-Maslow

A teoria de Maslow é um estudo com aplicação em diversos segmentos, como em recursos humanos, marketing e no campo das finanças. Por segmentar as necessidades humanas nos trechos que compõem uma pirâmide, esse ensinamento possibilita a visualização dos resultados por etapas.

Por meio da teoria de Maslow, é possível estabelecer e realizar tanto metas pessoais quanto profissionais. Neste artigo, você poderá conferir a origem da pirâmide de Maslow e aplicações que podem ser feitas na sua vida financeira.

A história da teoria de Maslow

Para entendermos o contexto em que surge a teoria de Maslow temos de voltar ao seu criador, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow. Segundo o estudioso, um homem atravessa uma escala ascendente de desafios e necessidades para atingir seus objetivos, e esse trajeto assume a forma piramidal.

Ao visualizar, por exemplo, o que há de mais fundamental para a vida humana (como comer, dormir, saúde), estamos falando da base da pirâmide. Subindo um pouco mais, vão aparecendo outras propostas, como as necessidades de segurança e sociais.

Por fim, a teoria de Maslow se associa a características ligadas à autoestima e, no ponto mais alto, a tão sonhada realização – e aqui ela pode ser pessoal, profissional e/ou financeira.

Esse constitui um dos pontos mais interessantes dessa pirâmide: não há uma aplicação fixa em um único segmento do dia a dia das pessoas. Ela pode ser adequada e adaptada para facilitar a visualização e organização das mais diversas narrativas.

Como a pirâmide pode auxiliar nos negócios

Uma vez que não existe uma forma única de interpretar a teoria de Maslow em apenas um segmento, vamos trabalhar nesse artigo os conceitos atrelados ao mundo dos negócios.

De forma simples, é possível enquadrar cada um dos pontos da pirâmide em situações do ambiente profissional e corporativo. Passando das necessidades básicas, que são comuns aos seres humanos, temos etapas que podem ser adequadas a esse ambiente.

Quando se fala em segurança, estamos falando da busca de condições justas para o trabalho, uma boa estrutura funcional e a remuneração adequada.

O estágio das necessidades sociais pode ser representado no universo do trabalho como um cenário em que as condições de segurança já são plenamente atendidas, a ponto de fornecer bom engajamento e relacionamento com a equipe e entre líderes.

Nessa etapa existe a formação de um importante e valioso conceito no mundo corporativo, que é o sentimento de pertencimento.

Em seguida, no quadrante voltado à autoestima, estamos falando de status e da autoconfiança desse profissional. Já o ponto mais alto trata-se da realização, fase em que esse indivíduo estará buscando o que há de melhor nessa carreira, objetivando uma evolução ao topo.

Usando a teoria de Maslow em suas finanças

Para aplicar esses conhecimentos no campo das finanças, por sua vez, é preciso adequar o universo da pirâmide ao caminho que você pretende trilhar até a realização econômica.

Nesse sentido, é fundamental trabalhar o topo como sendo uma meta, um objetivo a ser alcançado e, para obter essa conquista, será necessário trilhar etapas subindo a pirâmide.

A partir da base, vamos começar essa trilha onde está o que há de mais básico, passando para o ponto de segurança, ou seja, saúde financeira, que contempla: organização de suas finanças, dívidas, controle dos valores que entram e saem do seu orçamento.

Existe, aqui, na etapa ligada às necessidades pessoais e de autoestima, um convite às boas práticas na hora de conduzir seu dinheiro. Nesse ponto está, por exemplo, uma análise mais detalhada da educação financeira.

Boas opções em investimentos e pensamento a longo prazo também fazem parte dessa jornada, que tem por objetivo a prosperidade como resultado de boas escolhas.

No entanto, é importante entender que tudo deve ser desenvolvido com os “pés no chão”. Não há milagres. É preciso investir em conhecimento e ter paciência.

Por outro lado, também é importante não fazer privações e restrições excessivas a você e seus familiares. É fundamental ter uma visão realista para não transformar a proposta em uma jornada estressante e, assim, infrutífera.

A teoria de Maslow não é mágica. Há, inclusive, alguns pontos críticos como, por exemplo, a hipótese de você buscar duas necessidades ao mesmo tempo, mas é uma ferramenta importante para o controle, entendimento e planejamento de sua jornada financeira.

Continue no site da Onze Investimentos. Temos uma seleção de artigos sobre finanças e investimentos.