Tesouro Direto: preços dos títulos e dicas para investir

Por Redação Onze

Pesquisando sobre preços do Tesouro Direto para investir? Boa iniciativa. Os títulos públicos federais são ótimos ativos para ter na carteira.

São os investimentos de renda fixa mais seguros do mercado, garantidos pelo Tesouro Nacional e com opções para curto, médio e longo prazo.

Mas, afinal, como funcionam os preços do Tesouro Direto? Por que eles oscilam? Se você tem dúvidas como essas, acompanhe neste post as principais dicas e explicações.

Preços do Tesouro Direto: como descobrir

Os preços do Tesouro Direto são atualizados na página do programa na internet. É só você acessar o site do Tesouro Direto e então clicar em “Preços e Taxas” na aba “Títulos”.

Observe que cada título tem um valor unitário e um investimento mínimo. A menor fração é 0,01 (1% do valor total) ou, no mínimo, R$ 30,00.

Pelo site do Tesouro Direto, também é possível acompanhar o histórico de rendimento de cada título. No momento da aplicação, o próprio sistema calcula as unidades ou frações com base no que você pretende investir. É bem fácil e prático.

Você pode escolher entre:

  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro Prefixado com juros semestrais
  • Tesouro Selic
  • Tesouro IPCA+
  • Tesouro IPCA+ com juros semestrais.

Caso esteja compondo sua reserva de emergência, o Tesouro Selic é uma ótima opção devido à liquidez diária. Mas, se o seu plano é a aposentadoria ou algum objetivo de longo prazo, pode escolher, por exemplo, um título que garanta ganho real acima da inflação.