Tipos de Tesouro Direto e como escolher seu investimento

Por Redação Onze

tesouro-direto-tipos

Conhecer os diferentes tipos de Tesouro Direto é essencial para montar uma estratégia eficaz ao investir em títulos públicos. Na hora de fazer a aplicação, você vai entrar em contato com termos como prefixado, Selic e IPCA. Basicamente, eles se referem à rentabilidade dos papéis, que você deve avaliar à luz dos seus objetivos financeiros.

Parece confuso? É só continuar com a leitura do guia. Aqui você vai descobrir quais são os tipos de Tesouro Direto, qual deles tem mais liquidez e como escolher os títulos ideais para você. Acompanhe.

Tipos de Tesouro Direto

Existem três tipos de Tesouro Direto, e as principais diferenças entre eles têm relação com a rentabilidade. Na sequência, descubra como funciona cada modalidade:

Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado tem rentabilidade estabelecida na compra dos títulos. Em outras palavras, é definida uma taxa fixa para os rendimentos no momento da aplicação. O principal benefício para o investidor é a possibilidade de calcular o valor exato que será resgatado no vencimento do título.

Mas atenção: a rentabilidade só é garantida se você respeitar o prazo dos papéis. Caso contrário, corre o risco de vendê-los ao Tesouro Nacional por um valor menor do que aquele investido inicialmente. Isso acontece porque a venda de títulos antes do vencimento é realizada com base no valor de mercado no período da operação.

Cabe ressaltar que, nessa categoria, há duas modalidades. Uma delas é o Tesouro Prefixado, que funciona de maneira simples, com uma taxa contratada previamente e remuneração no vencimento do título. A outra é o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F), que tem remuneração semestral e no vencimento.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic acompanha as flutuações da Taxa Selic, indicador que mede a taxa básica de juros da economia brasileira. Os títulos da categoria, conhecidos pela sigla LFT, têm rentabilidade pós-fixada, portanto.

Acompanhar a Selic se torna fundamental para gerenciar o investimento e identificar boas oportunidades. Na prática, se os juros no país sobem, os seus rendimentos também aumentam. Ocorre o mesmo em um cenário inverso: juros em baixa representam queda nos lucros do investimento.

Tesouro IPCA

Por sua vez, o Tesouro IPCA acompanha o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação no Brasil. A rentabilidade é híbrida: segue o IPCA mais uma taxa de juros prefixada.

E, como o índice oscila com o tempo, não é possível prever com exatidão os rendimentos dos títulos até o prazo do investimento. Mas há, por outro lado, a garantia de que o investidor vai receber rendimentos acima da inflação. O poder de compra, então, nunca é prejudicado nesse caso. Há dois tipos de título na categoria:

  • IPCA+ (NTN-B principal): rentabilidade no vencimento atrelada ao IPCA + taxa contratada
  • IPCA+ com juros semestrais (NTN-B): gera remuneração semestral e no vencimento, também atrelada ao IPCA + taxa contratada

Tipo de Tesouro Direto mais líquido

O tipo de Tesouro Direto mais líquido é o Tesouro Selic. Isso quer dizer que os títulos na categoria têm a maior capacidade de serem convertidos em dinheiro sem perda de valores. Justamente porque acompanham a Taxa Selic, os papéis podem ser vendidos a qualquer momento, mesmo antes do prazo de vencimento, sem que você perca dinheiro.

Portanto, o Tesouro Selic também é o investimento mais indicado para objetivos de curto prazo ou para quem não tem certeza de quando vai realizar o resgate. Além disso, é ideal para criar uma reserva de emergência, com valores que podem ser retirados em situações imprevistas sem comprometer a rentabilidade.

Por outro lado, se você tem objetivos financeiro de médio a longo prazo, o recomendado é investir no Tesouro Prefixado e no Tesouro IPCA.

Como escolher entre os tipos de Tesouro Direto

Conforme você descobriu até aqui, cada tipo de Tesouro Direto é ideal para um objetivo financeiro. Então, para escolher os títulos adequados, é preciso ter uma definição clara das suas metas e da rentabilidade esperada. Mas isso não significa restringir o investimento a apenas uma categoria de ativos.

Na verdade, os tipos de Tesouro Direto não são excludentes, e você pode compor uma carteira de investimento diversificada ao aplicar em todos eles. Aí, é preciso ter cuidado ao gerenciar os papéis para investir e resgatar de acordo com o seu objetivo, garantindo a máxima rentabilidade possível.

Além disso, não se esqueça de ficar atento aos prazos de vencimento dos títulos, sobretudo ao investir no Tesouro Prefixado e no Tesouro IPCA.

Esteja sempre por dentro de assuntos para impulsionar suas finanças aqui, no blog da Onze.