Tipos de aplicações financeiras: guia básico para iniciantes

Por Redação Onze

Entender os tipos de aplicações financeiras é o primeiro passo para investir. Mas entre tantas opções de renda fixa e renda variável, como escolher a modalidade mais adequada ao seu perfil? Para isso, é necessário avaliar os riscos e a rentabilidade de cada uma.

O Tesouro Direto é uma excelente escolha para quem busca segurança, por exemplo. Mas, se você quer mirar em rendimentos e janelas temporais maiores, é interessante investir em ações e fundos multimercado. Quer entender como é essa relação na prática?

Para facilitar sua missão de investidor, elaboramos este guia com os principais tipos de aplicações financeiras de renda fixa e renda variável. Acompanhe as dicas.

Tipos de aplicações financeiras

Existem dois tipos de aplicações financeiras: renda fixa e renda variável. Entender como elas funcionam é essencial para começar a investir.

Renda fixa

Os investimentos em renda fixa são aqueles em que a rentabilidade é definida previamente, no momento da aplicação. Esses investimentos podem seguir uma taxa prefixada de rendimento ou acompanhar índices econômicos, como a Taxa Selic e o IPCA, por exemplo.

Assim, o investidor já conhece de antemão a rentabilidade que vai alcançar em determinado período. Por isso, investimentos em renda fixa oferecem maior segurança. Por outro lado, a rentabilidade é menor.

Renda variável

Os investimentos em renda variável são aqueles em que o investidor não sabe quanto vai ganhar com a aplicação, uma vez que não existe uma definição prévia da rentabilidade.

Na verdade, a taxa varia conforme oscilações do mercado, da economia e da lei da oferta e da procura. Assim, a performance do investimento varia de acordo com fatores externos.

Devido à volatilidade, as aplicações em renda variável oferecem menor segurança do que a renda fixa. Mas também permitem que o investidor usufrua de rendimentos maiores no longo prazo.

Tipos de aplicações financeiras de renda fixa

Se você tem interesse em investimentos seguros, mapear tipos de aplicações financeiras em renda fixa é o primeiro passo para começar. Confira três opções a seguir:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o programa de venda de títulos públicos do Tesouro para pessoas físicas, para arrecadar dinheiro e financiar as contas da União. A modalidade é classificada como renda fixa porque, ao comprar papéis, o investidor já tem a definição da taxa de remuneração. A rentabilidade pode ser fixada ou atrelada à Selic ou ao IPCA.

Entre as vantagens, figuram a liquidez diária dos títulos do Tesouro Direto, a possibilidade de investir a partir de R$ 30 e a segurança  — trata-se do investimento mais seguro do mercado.

CDBs

O Certificado de Depósito Bancário é um título privado de renda fixa emitido por bancos. Na prática, o investidor empresta dinheiro para instituições financeiras e resgata os valores acrescidos de juros. A taxa de rentabilidade é conhecida previamente, podendo seguir três modelos:

  • Prefixado: taxa de juros definida no momento da aplicação
  • Pós-fixado: rentabilidade tem percentual atrelado a um índice econômico, geralmente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário)
  • Híbrido: combinação de rentabilidade fixa com uma pós-fixada

Além disso, os CDBs são considerados investimentos seguros pois contam com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), um mecanismo de proteção que ressarce em até R$ 250 mil (limite por CPF e por conglomerado financeiro) investidores em caso de quebra ou falência do banco.

LCI/LCA

LCI e LCA são títulos privados emitidos por instituições financeiras destinados ao financiamento de setores estratégicos da economia:

  • A Letra de Crédito Imobiliário financia atividades do setor imobiliário.
  • A Letra de Crédito do Agronegócio financia atividades do agronegócio.

Esses títulos também contam com a garantia do FGC e têm taxas de rendimento prefixadas, pós-fixadas ou híbridas. Além disso, a rentabilidade varia conforme os papéis adquiridos pelo investidor, e pessoas físicas têm isenção de Imposto de Renda.

Tipos de aplicações financeiras de renda variável

Se você tem tolerância a correr riscos, a renda variável é o caminho para obter rendimentos elevados. Conheça três opções:

Ações

Ações são papéis negociados na Bolsa de Valores que representam frações do valor de uma empresa de capital aberto. Assim, ao comprar uma ação, o investidor se torna um acionista. Nessa modalidade, a rentabilidade varia conforme o desempenho da organização e a sua percepção de valor.

Por isso, o investidor não tem como prever a rentabilidade. Ele fica suscetível aos números do mercado, podendo perder e ganhar dinheiro de acordo com a performance da empresa. Apesar do risco elevado, os lucros tendem a ser maiores que os da renda fixa.

Fundos multimercado

Fundos multimercado são um investimento que utiliza estratégias mais versáteis, com diferentes classes de ativos em uma única carteira.

Nesse caso, o investidor pode combinar uma estratégia em renda fixa e renda variável simultaneamente, o que garante maior flexibilidade.

Fundos de ações

Por fim, fundos de ações reúnem dinheiro de diversos investidores em ações e ativos de renda variável negociados na Bolsa de Valores.

Nesse caso, a alocação dos recursos é feita por um gestor profissional, que monta a estratégia e acompanha números do mercado. Os rendimentos variam conforme o desempenho dos ativos do portfólio.

E aí, gostou de conhecer os tipos de aplicações financeiras? Depois desse mapeamento, você já pode avaliar o melhor investimento de acordo com a sua tolerância ao risco e seu objetivo quanto à rentabilidade.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros artigos sobre o assunto