Turnaround: confira um passo a passo de como aplicar na sua empresa!
Quando a empresa começa a apresentar alta rotatividade dos funcionários, endividamento, perda de clientes, dentre outras coisas, pode ser um indício de que será necessário um turnaround.
Este termo de origem inglesa é bastante conhecido no meio corporativo e consiste na recuperação de uma empresa. Por meio deste mecanismo, mudanças profundas podem ser implementadas; desde a estrutura de TI da corporação até o quadro de colaboradores, por exemplo.
O turnaround é composto por uma série de etapas e procedimentos que, se forem feitos de forma correta, trarão todas as melhorias necessárias à empresa. Continue a leitura deste post para ficar por dentro de tudo que o turnaround pode proporcionar!
Como funciona o turnaround? Conheça o passo a passo!
O turnaround pode ser visto, em um primeiro momento, como um plano de sobrevivência da organização. Posteriormente, pode ser entendido como uma estratégia de crescimento no médio e longo prazo. Confira, nas subseções a seguir, as etapas envolvidas no processo de recuperação em uma empresa.
Avaliação
Uma série de fatores pode estar contribuindo para os resultados ruins da empresa. São considerados fatores internos da organização:
- endividamento crescente;
- falta de motivação dos colaboradores;
- perda de competitividade ou baixa credibilidade no mercado;
- aumento nos custos;
- redução do número de clientes;
- altas taxas de turnover (rotatividade entre os colaboradores).
Situações externas incluem:
- economia em recessão;
- intervenções governamentais;
- desastres de ordem natural;
- concorrência.
Uma forma de detectar a necessidade de turnaround está relacionada à tecnologia. Se a empresa A não investiu em softwares de gestão e automação, por exemplo, e a empresa B investiu, a segunda tende a obter uma melhor competitividade sobre a primeira.
Se uma ação corretiva não for feita rapidamente, a empresa A ficará cada vez menos competitiva; isso acarretará na perda de clientes e maior desmotivação dos colaboradores.
Identificação dos pontos de melhoria
Com a necessidade de recuperação detectada, o próximo passo é o diagnóstico de tudo que deve ser melhorado. Há vários pontos de melhoria que poderão servir de norte para a implementação do turnaround, que podem ser:
- compreensão e avaliação dos indicadores de desempenho (KPIs), de modo a confrontar as métricas obtidas com a missão da empresa;
- enxugar departamentos (downsizing);
- estudo de mercado;
- realinhamento do capital humano;
- auditorias nas demonstrações contábeis.
Para melhor mapear tudo aquilo que deve ser melhorado, a empresa deve identificar suas forças e fraquezas, podendo recorrer a uma análise SWOT ou FOFA. Não obstante, deve haver uma avaliação minuciosa de todos os processos internos da empresa. Um colaborador pode, por exemplo, estar atuando em um setor e apresentar um baixo rendimento. Logo, ele pode render mais se for transferido para um outro setor.
Outros dois elementos internos devem ser levados em conta. Um deles é de que os colaboradores devem ser parte integrante do processo de turnaround. O outro está relacionado com a transparência; é necessário que toda a equipe esteja a par da realidade da empresa e de que ela será submetida a um procedimento de recuperação.
Planejamento
O setor estratégico, tático e operacional deve estar engajado no processo de recuperação da empresa. Isso é primordial para o planejamento de todas e de cada uma das ações corretivas. A avaliação das circunstâncias adversas e o levantamento minucioso dos pontos de melhoria darão suporte e maior eficiência durante a fase de planejamento do turnaround.
Geralmente, não é recomendado que os agentes responsáveis pela implementação das ações corretivas sejam da própria empresa. Isso se dá por que, embora o colaborador esteja inserido na realidade da empresa diariamente, ainda assim ele não terá a expertise suficiente para conduzir o processo com uma máxima eficiência.
É importante salientar que o componente emocional do colaborador também deve ser levado em conta.
É nesse contexto que entra a figura do agente externo terceirizado. Por meio de uma consultoria especializada, este profissional terá uma visão mais ampla do processo de turnaround, mediante o mapeamento dos pontos de melhoria feitos pela empresa.
É importante que a equipe esteja ciente de que nem sempre o turnaround será precedido pelo downsizing. Existem casos em que, somente fazendo um enxugamento no quadro de funcionários, a empresa já passa a apresentar melhores indicadores.
Fazendo as mudanças
O consultor especializado levará a empresa a ter uma visão mais objetiva de tudo o que deve ser corrigido, contribuindo portanto para a criação de soluções eficientes. Contudo, nem sempre as melhorias implementadas pelo consultor são aceitas pela equipe.
Apesar dos benefícios das mudanças promovidas, é natural que haja algum nível de resistência. O turnaround é um processo que pode reformular os valores, a missão e a visão da empresa.
Logo, apesar da conscientização da equipe nas etapas anteriores, isso não é garantia de total aceitação das mudanças. A implementação das melhorias deve também ser acompanhada de constante monitoramento e feedback.
O que muda de fato com o turnaround?
Como foi mencionado, o turnaround pode promover mudanças profundas nos valores, na missão e na visão. Todas as melhorias, depois de implementadas, causam um novo posicionamento da empresa perante o mercado e seus concorrentes. Os consumidores também perceberão essa nova roupagem; se o processo for bem conduzido, a organização não só conquistará novamente os clientes perdidos como atrairá novos prospects.
Depois de passar por dificuldades e conseguir se reerguer, a empresa agora tomará uma maior consciência do capital que deve ser alocado. Quanto melhor aplicado o investimento, maior será a competitividade e a lucratividade. Por meio do turnaround, a empresa terá condições de melhor enxergar e mapear as oportunidades futuras e assim estar sempre propensa a fornecer o melhor produto ou serviço ao cliente.
Para saber mais sobre turnaround, nós da Onze estamos à disposição para ajudar você! Saiba que não são somente empresas que estão suscetíveis a passar por dificuldades em seus balancetes; pessoas físicas também podem ser acometidas por esse tipo de dificuldade.
Auxiliamos no melhor controle das finanças e dos investimentos financeiros.
No intuito de evitar a bancarrota de empresas e pessoas, o turnaround pode ser entendido como um conjunto de processos que deve ser conduzido por um consultor especializado.
Todas as pessoas envolvidas na organização devem ter participação ativa no processo, compreendendo a sua importância e buscando estarem cientes das mudanças que poderão ser implementadas.
O que achou do conteúdo? Não saia do nosso blog sem antes conferir este outro artigo feito especialmente para você!