Valuation: O que é e porque é importante entendê-lo?

Por Redação Onze

Valuation

Valuation, que em português seria entendido como “avaliação de empresas”, se trata de um processo muito importante para determinar o valor de uma empresa, considerando seu preço justo e o retorno que o investidor teria ao investir em suas ações.

Existe mais de uma forma de realizar esse tipo de avaliação, sendo que a mais comum diz respeito à análise do valor dos ativos, valor do fluxo de caixa futuro e valor dos múltiplos da empresa.

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O que é Valuation?

A partir da definição de valuation como uma avaliação de empresas, pode-se afirmar que a técnica consiste em uma ferramenta para determinar o valor de um determinado ativo, seja financeiro (como uma ação ou dívida) ou real (como um imóvel). Além disso, também diz respeito ao valor global da instituição.

É comum atribuir o termo valuation ao resultado do processo de avaliação global. Nesse sentido, muitos empresários já se depararam com informações como “o valuation da empresa é de X milhões de reais”.

 

Entenda o valuation e sua importância para investir melhor

O primeiro passo para compreender a importância do valuation é saber as diferenças conceituais entre custo, valor e preço.

Pode-se afirmar que, de forma resumida, o valor se relaciona ao benefício ou à utilidade que um determinado bem ou serviço traz para seu usuário. Por contar com certo nível de subjetividade, é chamado pelos especialistas de “paradoxo do valor”.

Já o custo, por outro lado, é definido como a quantidade de dinheiro (ou recursos) que é gasta durante processos, como fabricação ou aquisição de bens e serviços.

Por último, o preço pode ser entendido como o montante recebido por quem vende um bem ou serviço.

A partir dessas três conceituações, é possível afirmar que custo e preço podem ter relação com um montante bem superior ou bem inferior ao valor do produto ou serviço. Nesse sentido, o valuation tem como intuito determinar o valor mais justo para determinado item, garantindo a melhor negociação possível, seja de venda ou compra.

 

Métodos de Valuation

Existem três principais métodos de valuation. São eles:

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O valuation de acordo com o Fluxo de Caixa Descontado tem como principal objetivo avaliar a capacidade da empresa de gerar riquezas no futuro, mesmo após a WACC (Weigthed Average Cost of Capital), taxa de desconto que trata do custo de capital da empresa.

Nesse sentido, no método FCD, o valuation leva em consideração não apenas os investimentos realizados sobre ativos operacionais, mas também considera o custo de capital e os riscos envolvidos no empreendimento.

Se trata de uma projeção que, geralmente, é analisada pelos 5 anos conseguintes, podendo levar ainda mais tempo de acordo com o grau de previsibilidade da receita e o equilíbrio presente nos resultados históricos.

É importante ressaltar que o método FCD não deve ser vinculado ao valuation de uma Startup, já que esse tipo de empreendimento não conta com dados históricos suficientes para gerar uma projeção minimamente confiável, principalmente em relação à receita.

Além disso, empresas de tipo Startup crescem de maneira exponencial, alcançando a maturidade ainda muito jovens. Dessa forma, projetar a capacidade de riquezas do empreendimento tendo como base a taxa de crescimento de seu período inicial resultaria em um número surreal.

Múltiplos de Mercado

Se trata de uma análise comparativa de valores. Ou seja, para calcular o valor de uma empresa por meio do método de Múltiplos de Mercado, é preciso realizar uma análise comparativa do desempenho de empresas similares. Essa análise envolve, principalmente, o quesito econômico, a movimentação financeira, e a preferência é pela comparação com concorrentes de mesmo porte e setor de atuação.

è possível exemplificar tal método por meio do caso de uma pessoa que deseja adquirir um novo computador e, para isso, passa a pesquisar o modelo desejado em vários estabelecimentos. Assim, ela para saber em qual loja, seja física ou e-commerce, é mais vantajoso fechar o negócio. Além disso, ela realizaria a pesquisa pelo modelo de computador apenas em lojas de mesmo porte.

A metodologia Múltiplos de Mercado é utilizada quando se possui ativos comparáveis que sejam compatíveis com uma análise rápida, ou seja, que possuam similaridades, tornando a interpretação mais fácil.

Valor Patrimonial

Calcular o valor de uma empresa por meio da metodologia Valor Patrimonial deve levar em conta a avaliação do patrimônio líquido.

Para chegar ao valor patrimonial de um empreendimento, é necessário fazer a soma de todos os circulantes ativos (despesas antecipadas, valores a receber, caixa, entre outros) e de todos os não circulantes (máquinas, equipamentos, veículos, estoque, imóveis, entre outros).

Por último, será preciso subtrair as dívidas e outras reduções do passivo circulante e do não circulante, como obrigações tributárias, obrigações trabalhistas e fornecedores, por exemplo.

 

Diferença: Post Money Valuation e Pre-Money Valuation

O pre-money diz respeito ao montante de recursos investidos pelo empreendedor sem considerar a participação do capital de risco. O postmoney, por sua vez, representa o total de recursos, ou seja, o investimento inicial somado ao capital de risco intrínseco.

Como exemplo, imagina-se que o valor de uma empresa antes do investimento (ou seja, o pre-money) é de R$5 milhões. O aporte do investimento é de R$2 milhões. Assim, para chegar ao post-money, é preciso somar ambos os valores. Nesse caso, o post-money seria de R$7 milhões (R$ 5 milhões do investimento mais R$2 milhões do aporte).

 

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