Benefício mais barato? Motive sua equipe gastando pouco

Por Redação Onze

Benefício-mais-barato

A motivação dos colaboradores de uma empresa está fortemente ligada à produtividade das equipes e, consequentemente, ao crescimento dessa empresa.

Existem muitas maneiras de se motivar os colaboradores e, uma delas, é por meio de benefícios extras, como vale-alimentação, plano de saúde, convênios com escolas e universidades, entre outros.

Esses benefícios, no entanto, podem onerar a empresa e diminuir a sua lucratividade.

A opção é, então, optar pelo benefício mais barato e ainda engajar a equipe. Confira, nos próximos tópicos, como isso é possível.

A importância dos benefícios nas empresas

Bons profissionais estão sempre em busca de melhores condições de trabalho e empresas que incluam outros benefícios além da remuneração.

Para que as empresas atraiam e retenham esses talentos, é importante oferecer a eles o que eles demandam – caso contrário, eles buscarão esses benefícios na concorrência. Assim, se uma empresa quiser ter ao seu lado os profissionais mais qualificados, é importante levar em conta esse quesito.

Principais benefícios oferecidos pelas empresas

É comum que as empresas ofereçam benefícios como:

Vale-refeição ou vale-alimentação

É um valor à parte para que os colaboradores gastem com alimentos tanto em restaurantes como supermercados.

Vale-transporte

Pode ser um valor extra para gasolina ou passes de ônibus, de metrô etc.

Planos de saúde

Geralmente são planos coletivos e com coparticipação, pelos quais os colaboradores pagam apenas uma parte de consultas e exames realizados.

Descontos em farmácia

Muitas empresas têm realizado convênios com determinadas farmácias para garantir descontos em medicamentos e produtos de higiene, entre outros.

Bolsas de estudo

Também é comum que empresas ofereçam-se para pagar uma parcela de um determinado curso – seja ele de graduação ou pós-graduação – geralmente contando que o conhecimento adquirido seja aplicado na empresa.

Previdência privada

Muitas empresas oferecem a seus colaboradores planos de previdência privada empresarial, também chamados de fundos de pensão, nos quais o colaborador investe uma parte e a empresa outra, mensalmente.

Participação nos resultados

Outro benefício comumente oferecido é a participação nos resultados da empresa. Ou seja, se a empresa lucrar de acordo com uma meta estabelecida, todos ganham um adicional em seus salários.

Qual o benefício mais barato

Os benefícios acima podem ser custosos para a empresa e, em momentos de crise, por exemplo, fica difícil arcar com esses gastos.

No entanto, existem outros benefícios que custam muito pouco ou até mesmo não possuem custos, que podem ser interessantes para empresas de menor porte ou que passam por uma situação econômica complicada, como:

Flexibilização de horário

Esse pode ser um atrativo muito grande para determinados colaboradores, e não necessita de investimento por parte da empresa. Claro que é preciso ficar atento à produtividade de cada colaborador e verificar se a ação é realmente benéfica.

Home office

O home office é uma forma de trabalhar que está ganhando cada vez mais espaço. Assim, profissionais modernos podem preferir esse tipo de trabalho, o que também não demanda praticamente custos por parte da empresa.

Salário sob demanda

Em vez de receber apenas uma vez por mês, os colaboradores podem optar por receber os dias trabalhados quando quiserem, parcelando, assim, o seu salário em várias vezes por mês para conseguir se planejar melhor.

Reconhecimentos e recompensas

Não precisa ser algo muito oneroso, mas o colaborador que bater uma meta ou cumprir uma missão bem feita precisa ser valorizado. Isso pode acontecer com um brinde pequeno, como uma caixa de chocolates e um cartão, ou até um dia de folga ou uma viagem.

Ou seja, não importa se a empresa é grande, pequena ou está sem caixa; um benefício mais barato também é válido, desde que reconheça o colaborador!