Plano de incentivo para funcionários: Saiba como implantar

Por Redação Onze

Reter e desenvolver talentos, além de estimular a sua produtividade, é a missão de toda empresa. O grande desafio é entender quais são os anseios e as necessidades dos colaboradores. 

Assim, é possível desenvolver ações de motivação que estimulem a busca por melhores resultados, bem como um ambiente mentalmente mais saudável e de crescimento profissional. 

Além de um plano de incentivo para funcionários, muitas empresas buscam espaços laborais mais clean, com áreas de lazer e entretenimento, que dão um ar de leveza e descontração em meio à correria do dia a dia e à cobrança de metas. 

Ações de endomarketing também costumam ser muito produtivas para estimular o pertencimento e a motivação do colaborador. 

Veja como implantar um plano de incentivo que gere valor e pertencimento para o seu time.

O que é um plano de incentivo para funcionários?

Dentre as opções utilizadas, o plano de incentivo para funcionários é uma alternativa que tem dado muitos resultados na hora de engajar e motivar uma equipe. Esta iniciativa nada mais é do que traçar metas e recompensas em determinada ação ou atividade. 

O plano de incentivo estimula comportamentos e promove desempenhos de alto rendimento em troca de benefícios (remunerados ou não), como viagens, folgas, passeios, prêmios em produto, cursos ou qualquer atividade que promova o bem-estar ou desenvolvimento pessoal do colaborador.

O motivo de essa prática ser utilizada por empresas de todos os portes é o fato de contribuir para funcionários mais motivados, aumento da produtividade e considerável retenção de talentos. Muito mais do que um salário maior, o que o colaborador realmente quer é ser visto e reconhecido, além de ser desafiado a ser sempre melhor.

Importância do plano de incentivo para funcionários

O lucro é a palavra-chave de toda a empresa, mas para que isso aconteça é preciso ter em mente que o colaborador é o seu principal stakeholder. Sem ele nada funciona, nem dentro nem fora da companhia. Além de produzir e fazer “a roda girar”, ele são os “embaixadores” da marca, responsáveis por carregar a imagem positiva ou negativa da empresa.

Sendo assim, é preciso motivar tanto individualmente quanto coletivamente para que o clima organizacional propicie uma produtividade cada vez maior, menos turnover e, consequentemente, mais resultados e lucro.

No final, além de engajados, os funcionários contagiam os demais com atitudes e ações positivas, o que gera mais anseio pelas próximas iniciativas da empresa e uma mudança de hábito que só beneficia ambos os lados. 

Como fazer um plano de incentivo para funcionários?

Para adotar um bom plano de incentivo para funcionários, é preciso ter em mente alguns pontos fundamentais para o sucesso da iniciativa. O momento de implantá-lo vai depender do que a empresa pretende alcançar como resultado. Veja abaixo os principais pontos:

1. Tenha um objetivo

Primeiro é preciso ter clareza do que a empresa quer conquistar: novos clientes, aumento nas vendas, melhora do resultado dos colaboradores etc. As metas devem ser claras, objetivas e alcançáveis. 

2. Conheça seus colaboradores

Para que o plano de incentivo tenha êxito é preciso conhecer quem trabalha com você. Quais são suas necessidades? O que está impedindo de alcançar os resultados esperados? Uma análise detalhada vai mostrar se essa iniciativa é a melhor solução e como trilhá-la.

3. Avalie seus recursos financeiros

Depois de definir os seus objetivos, é necessário analisar os recursos financeiros de que a empresa dispõe para criar um plano de incentivo para funcionários. Não adianta prometer uma viagem para a Disney se os seus recursos só alcançam uma ida a Porto Seguro. O mais importante é adequar os objetivos da empresa às necessidades e aos anseios dos colaboradores, sempre dentro da sua realidade financeira.

4. Critérios de avaliação

Estabeleça um plano de incentivo para cada objetivo e defina dia e hora para começar e terminar. Assim você poderá medir de forma mais assertiva os resultados.

Com o desafio posto em prática, os critérios que devem ser avaliados são:

  • comportamento
  • recursos e interferências
  • persistência
  • criatividade
  • produtividade
  • resultado

5. Feedbacks

É muito importante, ao final de cada desafio, dar o feedback a todos os participantes, sejam eles contemplados ou não com os benefícios. Este retorno é importante para apontar tópicos que devem ser trabalhados e melhorados.

Os feedbacks devem ser dados individualmente e de forma propositiva, para que forneça a oportunidade de um desenvolvimento pessoal e profissional mais assertivo. 

Vale ressaltar que tanto o resultado quanto o feedback não devem desmotivar o colaborador, mas sim estimulá-lo a se desafiar ainda mais no próximo mês para que sua meta seja alcançada. Por isso, procure mostrar como os pontos fortes podem potencializar os pontos fracos.

Mostre como as interferências podem ser minimizadas e, se possível, invista na capacitação deles. Isso os valoriza e gera uma sensação de pertencimento.

6. Transparência

E, por fim, seja transparente em todo o processo, principalmente na hora de entregar o “prêmio”. Qualquer mudança não prevista ou atraso pode gerar um abalo na confiança e desmotivar toda a equipe.