Ações B3: encontre as melhores oportunidades da bolsa

Por Redação Onze

lista de ações b3

As ações na B3 compõem o vasto universo de alternativas para quem pretende ingressar no mercado de renda variável. Toda pessoa física em pleno exercício dos seus direitos econômicos pode transacionar junto a essa instituição.

Vale destacar que a bolsa brasileira, sediada em São Paulo, é a única da América Latina a figurar no ranking das maiores do mundo da Forbes. Ela também está entre os grandes nomes da lista da Stocks to Trade, na qual aparece na 20ª posição, sendo a única representante latino-americana.

Continue por aqui e saiba o que fazer para negociar ações nessa gigante do mercado financeiro mundial.

O que são as ações na B3?

Ações de empresas são ativos de renda variável. Nesse aspecto, elas são totalmente diferentes de aplicações do tipo fixo, como a poupança e o CDB, por exemplo.

Isso porque seu rendimento não segue uma taxa fixa que permita prever quanto vai gerar de lucro em determinado período. Por essa mesma razão, trata-se de um investimento de risco, no qual é possível ter grandes perdas, mas também ótimos ganhos.

Afinal, uma ação representa uma parte da empresa vendida no mercado financeiro. Se a companhia vai mal, seus papéis desvalorizam e, com isso, os investidores também perdem. Por outro lado, se ela prospera, os ativos valorizam e, dessa forma, todos saem ganhando.

Portanto, a valorização das ações é o que as torna atrativas, justificando sua compra para posterior negociação.

Empresas listadas nas ações da B3

Atualmente há mais de 300 empresas listadas na B3. Embora até seja um número expressivo, é muito inferior, por exemplo, à quantidade de companhias na NYSE, a maior bolsa do mundo, na qual estão relacionadas hoje cerca de 2.700 organizações de capital aberto.

Essas empresas podem ser conhecidas pela seção no site da B3 destinada à consulta. Logo, para saber se uma organização tem ações transacionadas na bolsa, é preciso confirmar por meio de uma busca nessa área do site. 

Também é possível localizar uma companhia pela primeira letra do nome, bastando acessar a área conforme a lista alfabética disponível.

Por exemplo, se você clicar na letra “P”, encontrará a Petrobras, cujas ações são negociadas com os tickers PETR3 e PETR4; na letra “A” estão empresas como a Azul Linhas Aéreas (AZUL4); na letra “J”, a transportadora JSL (JSLG3) e por aí vai.

Como escolher em quais ações da B3 investir?

Por ser um investimento de risco, é importante analisar cuidadosamente o mercado antes de comprar ações na B3. A boa notícia é que você não precisa ser profissional do ramo financeiro ou especialista no assunto para fazer isso com total segurança. Confira as dicas a seguir.

Invista nas carteiras recomendadas

Uma forma rápida de investir em papéis é seguir as carteiras recomendadas pelas corretoras e empresas que se dedicam a avaliar o mercado. Nesse caso, todo o trabalho de análise é feito previamente por especialistas, o que ajuda principalmente investidores sem muita experiência com ações.

Faça suas próprias análises

Em contrapartida, nada impede que você mesmo arregace as mangas e faça suas próprias avaliações do mercado acionário. Se optar por isso, procure começar conhecendo a Teoria de Dow sobre as tendências. Essa será a base na qual você desenvolverá suas próprias técnicas, a partir das muitas ferramentas de análise já conhecidas.

Avalie os gráficos

Seja qual for o método escolhido, é sempre recomendável avaliar os gráficos da ação a ser negociada. É por meio deles que você pode conhecer, por exemplo, os pontos de suporte (compra) e de resistência (venda), itens fundamentais para pautar decisões.

Passo a passo para investir em ações na B3

Conhecendo as estratégias para mitigar os riscos associados à compra de ações, você estará em condições de começar a operar. Para isso, siga o passo a passo descrito nos próximos tópicos.

1. Abra conta em uma corretora

Todo investimento em ações deve ser feito por intermédio de uma corretora. Ela é quem vai liquidar as ordens de compra emitidas pelo Home Broker junto à B3. Por isso, não deixe de buscar no mercado uma instituição que pratique tarifas atrativas ou que nem mesmo cobre pela taxa de custódia.

2. Procure pelas ações B3 no Home Broker

Na sua plataforma de negociação ou no site da corretora, você poderá fazer o primeiro depósito e, com os recursos, começar a operar. Assim, busque pelas ações no campo destinado à pesquisa, escolha a quantidade desejada e confira o valor total da transação.

3. Conclua a negociação

Uma vez que você esteja seguro da compra, bastará confirmá-la no seu Home Broker. A maioria das corretoras, inclusive, disponibiliza essa ferramenta na forma de aplicativo, o que oferece ainda mais rapidez e praticidade.

Não se esqueça também de que o horário de negociação da B3 para o mercado à vista começa às 9h30 e termina às 17h00 de Brasília e que o prazo de liquidação da operação é de dois dias.

Ficou claro o que deve ser feito para negociar ações na B3, certo? Esse é o objetivo dos conteúdos do blog da Onze: orientar você em direção às melhores escolhas financeiras.