Ações do Banco do Brasil: como analisar e investir na BBAS3

Por Redação Onze

Banco do Brasil

A maré está para peixe para investir em ações do Banco do Brasil. Na verdade, até mesmo em períodos de baixa, esse é um ativo ao qual vale muito a pena prestar atenção.

Isso porque se tratam de papéis de uma companhia ligada ao governo, que atua em um setor estratégico da economia. Sendo assim, as ações do BB são indicadas para planos de investimento conservadores e  arrojados.

Continue lendo para conhecer melhor a organização e saber como aplicar e formar um portfólio vencedor com suas ações.

Conheça as ações do Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma empresa de economia mista que atua no setor financeiro, prestando serviços bancários, de crédito e de fomento. Fundado em 1808, o BB tem 5.429 agências e seu valor de mercado está estimado na casa dos bilhões.

Suas ações ordinárias (ON) são identificadas pelo ticker BBAS3 e, ao adquiri-las, o investidor passa a ter direito de votar nas assembleias da companhia. O banco também oferece os papéis BBAS11 e BBAS12.

O ticker com final 11 indica que são ações do tipo Brazilian Depositary Receipt (BDR) que dão direito a votar em assembleias da empresa e a receber dividendos

Já o código BBAS12 se caracteriza por pagar bônus de subscrição de classe C. Isso significa que, em caso de emissão de novas ações, acionistas com esse tipo de papel terão preferência para aquisição.

Comprar ações do Banco do Brasil é boa ideia?

As ações BBAS3 são as que dão direito ao voto em assembleias, já que, como vimos, são do tipo ordinárias. Essa categoria, em geral, apresenta uma curva de valorização mais acentuada, embora isso não seja uma regra imutável.

Logo, vale a pena comprá-la se o seu objetivo for lucrar com ações no longo prazo. Some a isso o fato de o Banco do Brasil ser uma instituição bicentenária, portanto, com solidez e credibilidade de sobra para investimentos mais conservadores.

Analise as ações do Banco do Brasil

Investir em ações não é como aplicar na poupança. Antes de fazer uma transação, é preciso ponderar uma série de fatores para justificar o investimento. Em outras palavras: dependendo do momento e dos seus objetivos, poderá ser mais ou menos interessante investir em ações do Banco do Brasil.

Para saber qual é a melhor ocasião, é necessário colocar em prática a análise técnica, pela qual você conhecerá o desempenho da ação ao longo do tempo. 

No entanto, se você pretende investir por um ano ou mais, então a avaliação dos dados contábeis é mais indicada. Essa é a análise fundamentalista, pela qual se conhece o valor de uma ação pela performance da empresa, e não pelo resultado de  seus papéis.

Compre ações do Banco do Brasil em 4 passos

Por ser um investimento de renda variável, a compra de ações deve ser precedida de certos cuidados. O primeiro deles é traçar um objetivo. Afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve, concorda?

A partir de uma meta, você definirá  sua estratégia de negociação. Por exemplo: você decidiu que quer ter uma renda passiva com ações, mantendo um portfólio permanente de ativos.

Nesse caso, o ideal é ter um capital que permita variar a sua carteira de investimento, de modo que as perdas em uma ação sejam compensadas pelos ganhos em outra. Consegue perceber a importância da estratégia?

Vamos ver, então, como fazer para negociar ações do BB em um rápido passo a passo.

1. Abra conta em uma corretora (ou faça a operação pelo seu banco)

Ações de empresas como a BBAS3 só podem ser transacionadas via corretora. É possível ainda utilizar o Home Broker do seu próprio banco, caso ele disponibilize essa ferramenta online.

A vantagem é que, ao negociar dessa forma, você economiza com a taxa de administração que seria cobrada por uma corretora. De qualquer maneira, tenha atenção às taxas de custódia, que servem para manter as ações em seu nome na carteira.

2. Entre no Home Broker

Ações devem ser negociadas pela plataforma eletrônica conhecida como Home Broker. Será nela que você acessará o mercado e poderá emitir ordens de compra, entre outras operações. Algumas estão disponíveis via aplicativos, mas também podem ser acessadas pelo site da corretora ou programa de computador.

3. Não deixe de analisar os gráficos

Antes de realizar a compra, não deixe de avaliar o que dizem os gráficos para fundamentar sua decisão.

Verifique o volume de ações negociadas no dia, por exemplo. Se ele estiver acompanhando uma tendência de alta, então espere que os preços continuem subindo. Do contrário, a queda no volume em fases de alta (ou vice-versa) pode indicar que os custos vão cair ou se manter estáveis.

4. Faça a solicitação de compra

Uma vez que você tenha os dados necessários  para decidir, é hora de fazer a solicitação de compra via Home Broker. Para isso, busque no campo de pesquisa da plataforma de negociação pelo código BBAS3, indique a quantidade de ações desejada, verifique o preço e confirme.

O prazo para liquidação da operação é D+2, ou seja, dois dias depois de você fazer a requisição. Cabe ressaltar que o horário de negociação da B3 para o mercado à vista é de 9h30 às 17h00 de Brasília.

No blog da Onze, você fica por dentro de conteúdos úteis para investir bem o seu dinheiro. Continue com a gente e mantenha-se sempre bem informado.