Ações da Eletrobras: conheça e analise a ELET3 e a ELET6

Por Redação Onze

O setor de infraestrutura reúne as empresas mais indicadas para investir a longo prazo — e as ações da Eletrobras fazem parte desse grupo. Por isso, elas merecem uma atenção especial.

Como todo ativo de renda variável, esse papel está sujeito às oscilações do mercado e a perdas. No entanto, com uma análise criteriosa e muita informação, esses riscos podem ser mitigados e, assim, o lucro se torna  apenas uma questão de tempo.

Confira, na sequência, como ter sucesso ao transacionar as ações da holding brasileira que controla um dos setores mais importantes da economia do país.

Conheça as ações da Eletrobras

As ações da Eletrobras podem ser encontradas pelos tickers ELET3 e ELET6. O primeiro, acompanhado pelo número 3, indica que se trata de uma ação ordinária (ON), logo, seu subscritor terá direito a voto nas assembleias da empresa.

Já as que recebem o ticker ELET6 são classificadas como ações preferenciais PN6, ou seja, dão preferência na hora de receber dividendos. O número 6 mostra que se trata de uma ação preferencial classe B, cuja especificação deve ser conhecida pelo estatuto da empresa.

Vale a pena investir nas ações da Eletrobras?

Todo investidor de sucesso sabe que uma carteira de investimentos diversificada é a melhor forma de minimizar as perdas e maximizar os lucros. Nesse sentido, os papéis da Eletrobras representam uma boa opção. Afinal, pertencem a uma companhia sólida e ligada ao governo, portanto, mais estável.

Cabe ressaltar, ainda, que para quem pretende ter retorno a longo prazo, as ações preferenciais ELET6 são mais indicadas por pagarem dividendos. Isso significa que, sempre que a empresa registrar lucro em seus balanços, uma parte do rendimento será redistribuída aos seus acionistas. Então, quanto mais papéis você tiver, mais bônus receberá.

Como analisar as ações da Eletrobras?

Para saber se é o momento de investir em ações dessa holding do setor de distribuição de energia elétrica, é importante fazer análises. A mais simples de realizar é a análise técnica, na qual são tomados como referência os dados do mercado financeiro coletados nos gráficos da ação e outros indicadores.

Já a análise fundamentalista leva em conta informações contábeis, como balanços, DREs (Demonstrativo de Resultados do Exercício)e EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), sendo recomendada para quem tem metas conservadoras ou de longo prazo.

Compre ações da Eletrobras em 4 passos

Antes de aplicar seus recursos, procure se cercar de dados para validar ou não uma decisão. Afinal, investir nesses ativos é algo que deve ser feito com cuidado, já que o mercado é volátil e a rentabilidade não pode ser garantida.

Por isso, antes de tudo, procure definir seus objetivos. Se a ideia é ter uma renda mensal a partir das ações, prefira uma estratégia mais conservadora. Mas se você deseja obter resultados mais rápidos operando no day trade, então, procure se orientar pela análise técnica antes de negociar.

A partir disso, siga os passos descritos a seguir para comprar ações da Eletrobras.

1. Abra sua conta

Investidores pessoa física só podem operar junto à B3 por intermédio de uma corretora. Assim, você precisará abrir uma conta para comprar e vender ações, inclusive no mercado fracionário.

Ao fazer isso, não deixe de verificar quais são as taxas praticadas, tanto a de administração quanto a de custódia.

2. Acesse o Home Broker

Ações devem ser negociadas pela plataforma eletrônica conhecida como Home Broker. Será nela que você acessará o mercado e poderá emitir ordens de compra, entre outras operações.

3. Analise o gráfico

Antes de comprar uma ação, é preciso se certificar de que o negócio valerá a pena, pelo menos no  curto prazo. Por isso, jamais deixe de analisar o que o gráfico mostra, considerando o período em que você pretende operar.

Se é no day trade, avalie a evolução dos preços pelo gráfico de 15 minutos, por exemplo. Caso seus objetivos  sejam para um ano ou mais, considere, além do gráfico, elementos de análise fundamentalista ou as carteiras recomendadas da sua corretora.

Seja qual for a meta, é pelo gráfico que você terá as primeiras indicações sobre uma ação, portanto, jamais deixe de examiná-lo antes de fechar negócio.

4. Faça a solicitação de compra

Conhecendo a performance das ações da Eletrobras, seus objetivos e sua estratégia, resta somente fazer a solicitação de compra.

No Home Broker, procure pelo campo destinado à busca e insira o ticker ELET3 ou ELET6. Digite a quantidade de ações conforme o lote mínimo, confira o preço e confirme a operação.

Depois disso, basta aguardar o prazo D+2, ou seja, dois dias para que a transação seja concluída. Vale destacar que o horário de negociação da B3 para o mercado à vista é de 9h30 às 17h00 de Brasília. Então, tenha atenção para realizar as suas operações dentro desse período.

Gostou do conteúdo? Continue lendo os materiais publicados no blog da Onze e tenha mais critérios na hora de aplicar seu dinheiro.