Ações hoje: como acompanhar o mercado para investir melhor

Por Redação Onze

Estar por dentro dos preços das ações hoje faz parte da rotina de quem negocia esses ativos na bolsa de valores. Afinal, se há algo extremamente volátil no mercado financeiro é o custo de um papel, que pode ir do céu ao inferno, e vice-versa, em apenas um dia.

Talvez seja por essa incerteza que boa parte dos brasileiros tem ideias equivocadas a respeito de investimentos, como aponta esta pesquisa realizada pela BlackRock. A verdade é que ninguém pode ser bem-sucedido em alguma coisa sem conhecer o seu modus operandi, ou seja, o seu mecanismo de funcionamento.

Neste texto, apresentamos tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do mercado de ações e investir hoje. Acompanhe!

Ações hoje: como monitorar o mercado?

Se você assiste a telejornais ou acessa portais de notícias na internet, já deve ter reparado que sempre há um destaque para o que acontece no mercado financeiro

Em algumas manchetes das editorias de política e economia, não são raras as notícias sobre decisões ou fatos que fizeram a bolsa cair ou disparar. Pois são elas que levam compradores e vendedores a se movimentarem e, a partir disso, às tendências de elevação ou queda nos preços das ações.

Por isso, é fundamental monitorar o mercado para antecipar os fatos que vão influenciar os negociadores e, assim, provocar mudanças nos valores. Notícias do setor financeiro, sites de cotação, portal da B3 e o próprio Google são algumas das fontes que você poderá usar.

Por que acompanhar as ações hoje?

Monitorar o mercado é quase um dever para todos os que têm ações em negociação. No entanto, é para o day trader, ou seja, o investidor que opera no curto prazo, que essa tarefa se revela ainda mais importante.

Isso porque, ao investir em renda variável, como o termo já indica, ele lidará o tempo todo com oscilações nos preços dos seus ativos. Imagine, por exemplo, que hoje uma ação sobe 5% e amanhã cai 10%. Se você não acompanhar esse movimento, deixará dinheiro na mesa, e isso é algo inaceitável para um investidor.

Como investir em ações hoje?

Pode parecer complicado, mas investir no mercado acionário é mais simples do que se imagina. Como tudo na vida, é questão apenas de desenvolver o hábito de acompanhar seus movimentos, tal como se faz, por exemplo, com o seu time de futebol.

Partindo disso, veja como fazer para começar bem.

Simule investimentos

Uma maneira segura de se familiarizar com ações é fazer investimentos simulados, de preferência com a quantia que você pretende aplicar. É possível que no site da sua corretora até haja um simulador, mas, se não houver, na internet há opções gratuitas, como o simulador do portal ADVFN.

Nele, você transaciona papéis com valores fictícios, mas em condições reais de mercado. Desse modo, é possível testar uma ação antes de decidir pela sua compra ou venda.

Faça suas próprias análises

Ainda que as corretoras tenham carteiras de investimentos recomendadas (e elas são realmente boas alternativas), nada o impede de fazer suas próprias análises. Foi assim que começou um “tal” de Warren Buffett, que, na década de 1960, notou que os preços de algumas ações não valiam o que era cobrado pelas bolsas.

Dessa forma, e aplicando análises fundamentalistas, ele conseguiu montar um verdadeiro império, descobrindo quais eram as ações com potencial maior para ganhos ou perdas.

Diversifique

O princípio da diversificação poderia ser considerado um mandamento para todos que investem em ações. Isso significa que, ao comprar, não se deve concentrar os investimentos em apenas uma ação. O ideal é combinar papéis de empresas que atuem em segmentos diferentes e com perfis mais arrojados e conservadores.

Assim, as perdas em um ativo acabam sendo compensadas pelos ganhos em outro, na manobra conhecida como hedge.