Ações na bolsa: como escolher as melhores?

Por Redação Onze

Escolher ações na bolsa exige um trabalho criterioso de análise. Há centenas de empresas listadas, mas nem todas merecem o seu dinheiro.

Ação é renda variável, portanto, investimento de risco. Para fazer boas escolhas, considere seu perfil, seus objetivos e se aprofunde nos estudos.

Basicamente, há dois tipos de investidores de ações: aqueles que querem se tornar sócios das empresas e aqueles que fazem operações curtas na tentativa de conseguir ganhos rápidos.

A seguir, escolha um dos times, veja como dar os primeiros passos em busca de ações na bolsa e por que começar a encarar, aos poucos, esse mercado.

Cuidado com as ações na bolsa

Muita gente fala sobre ações da bolsa com uma certa dose de euforia. Mas é importante manter a cautela e não exagerar.

Na bolsa, é possível lucrar com a valorização das ações ou com os dividendos que as empresas pagam periodicamente a seus acionistas. Só que também é possível perder dinheiro e até contrair dívidas.

Por isso, a sua fatia de renda variável vai depender do seu perfil de investidor, do seu conhecimento de mercado e do quanto está preparado para enfrentar a volatilidade das ações.

A dica é olhar para o seu portfólio (que inclui renda fixa e variável) como um investimento de longo prazo, que deve ser considerado como um todo, e não como fragmentos isolados. 

Assim, com tranquilidade, respeitando sua tolerância à volatilidade, de olho em uma larga janela temporal, fica mais fácil fazer belas escolhas e encontrar ações na bolsa que acompanharão por um bom tempo a sua jornada.  

Ações na bolsa: por que investir

Se você vai investir em ações na bolsa, provavelmente está em busca de retornos que superam a renda fixa. E, em um cenário de Selic nas mínimas históricas, essa medida faz sentido.

Rentabilidade

Investir em empresas significa colocar o seu dinheiro em produtores de riqueza. Por isso, no longo prazo, a rentabilidade da renda variável tende a superar a da renda fixa, especialmente em países mais desenvolvidos, com clima político e econômico mais amenos.

Ativos geradores de renda

Uma estratégia adotada por grandes investidores como Luiz Barsi é a escolha de ativos geradores de renda. São empresas perenes, que prestam serviços essenciais e são resistentes a crises.

Geralmente são boas pagadoras de dividendos por terem receitas recorrentes, independentemente da situação econômica.

Com maior previsibilidade de caixa, conseguem distribuir lucros regularmente aos seus acionistas. Por serem empresas mais defensivas, suas ações também tendem a oscilar menos.

Investir com foco em dividendos, principalmente se você está pensando numa carteira previdenciária, leva tempo.

Não é receita para ficar rico de um dia para o outro. Exige paciência, disciplina e foco no longo prazo.

Selic em baixa

Com a taxa Selic nas mínimas históricas, muitos brasileiros estão tomando mais risco em busca de resultados melhores. Investir em renda variável tornou-se uma necessidade.

Mas vá com calma!  A dica é comprar aos poucos enquanto adquire conhecimento.

Ações na bolsa: por onde começar?

O trabalho operacional de comprar ações na bolsa é muito simples. Com uma conta em uma corretora de valores, bastam alguns cliques e você poderá comprar ações do Banco do Brasil ou da Petrobras até mais rápido do que se comprasse um eletrodoméstico em um e-commerce. 

O trabalho custoso antecede a ordem no home broker: definir o que comprar e qual preço pagar. Por isso, confira algumas dicas:

Conheça seu perfil de investidor

Será que você tem um perfil conservador, moderado ou arrojado? Essa resposta vai ajudar na sua alocação de ativos. 

Um investidor conservador tem boa parte do seu patrimônio em renda fixa (digamos, 80% ou 90%). Já um investidor arrojado pode ter 50% em renda variável e, mesmo com as flutuações do mercado, se sentir tranquilo no dia a dia.

Dica: se ainda não investe em renda variável, esqueça o termo “arrojado” por enquanto e se concentre em buscar conhecimento. 

Estude a renda variável

A busca por conhecimento sobre o mercado deve ser constante. Quanto mais você estuda, mais terá condições de tomar risco conscientemente.

Há dois tipos de análises no mercado de ações:

  • Análise técnica
  • Análise fundamentalista

A análise técnica estuda a tendência de uma ação através dos gráficos: se vai subir, cair ou andar de lado. Já a análise fundamentalista observa os fundamentos da empresa: seu histórico de lucro, crescimento patrimonial, endividamento, etc.

O ideal é fazer uso das duas. Assim é possível comprar empresas com bons fundamentos a preço justo.

Reserva de emergência

Antes de investir em renda variável, porém, faça uma boa reserva de emergência. Pode ser Tesouro Selic, CDB que pague ao menos 100% do CDI com liquidez diária ou outro investimento de renda fixa de fácil acesso.

Lembre-se: invista em ações apenas o dinheiro do qual você não precisará no curto prazo.

Ações ou fundos

Você pode investir no mercado acionário comprando ações diretamente ou por meio de fundos.

  • Vantagens dos fundos: gestão profissional, diversificação da carteira, praticidade
  • Vantagens das ações: liberdade de escolha, inexistência de taxas de administração e de performance

Além dos fundos de gestão ativa, é possível investir em ações também por meio de ETF, os fundos passivos que replicam um determinado índice, como o Ibovespa.

É como se você estivesse comprando uma “cesta de ações” em um único ativo. Por serem fundos passivos, as taxas de administração são menores.

Portanto, caso ainda não se sinta preparado para escolher as ações, os fundos e ETFs são uma boa opção para se expor ao mercado de renda variável com riscos diluídos.

Compre ações na bolsa para o longo prazo

Com a reserva de emergência consolidada, invista em ações para o longo prazo. Escolha empresas com histórico de crescimento e lucros consistentes e faça aportes regulares.

Caso tenha interesse nas empresas boas pagadoras de dividendos, a B3 tem um índice que reúne as principais, o IDIV (clique e saiba mais).

Estude análise fundamentalista (o site Fundamentus reúne informações úteis) e análise técnica (o Tradingview tem recursos ótimos) e invista cada vez melhor.

Gostou do artigo? Então comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.