Ações ordinárias: como analisar e investir nelas?

Por Redação Onze

Você sabe o que são ações ordinárias (ON)? Embora pareçam iguais à primeira vista, os papéis negociados na bolsa de valores têm diferenças significativas entre si. Nesse sentido, as ON dão direitos diferentes ao investidor, em relação àquele que compra papéis preferenciais.

Assim, dependendo dos objetivos traçados, elas podem ser mais ou menos interessantes, por isso, é importante avaliá-las com bastante critério. Lembre-se de que negociar ações implica em riscos e, uma vez que a compra é finalizada, você assume responsabilidades sobre cada operação.

Vamos conhecer, então, o que são ações ordinárias, quais são as suas características, além de outras informações pertinentes sobre o assunto. Confira!

O que são ações ordinárias?

Uma ação é uma parte da empresa ofertada no mercado que pode ser comprada por indivíduos externos. Dessa forma, a organização ganha ao receber esse capital, ao passo que o investidor lucra quando ela registra bons resultados em suas operações.

Ser acionista, portanto, implica em ser dono de determinada fração de uma S.A. Também significa assumir direitos e deveres, conforme as regras às quais a empresa se submete ao ser listada na bolsa de valores.

É por isso que os códigos das ações, ou tickers, como são chamados, têm sempre um número associado. Esse algarismo serve justamente para designar a categoria à qual elas pertencem.

Nesse sentido, as ações ordinárias recebem o número 3 e o acrônimo ON. É o caso, por exemplo, dos ativos PETR3 ON (Petrobras), BBAS3 ON (Banco do Brasil), entre outras.

Principais características das ações ordinárias

Perceba que comprar uma ação não significa apenas lucrar com base na valorização e no crescimento da empresa. Ao tornar-se acionista, você pode contrair direitos adicionais, afinal, uma parte da companhia passará a ser sua.

No caso das ações ON, é concedido aos detentores o direito de voto nas assembleias. Isso mesmo: por menor que seja a sua cota, você poderá influenciar nas decisões da organização.

Outro direito inerente a quem detém a posse de ações ordinárias é o de receber um prêmio, chamado tag along, se a companhia for vendida ou tiver o seu controle transferido.

Para isso acontecer, bastará que o novo dono ou sócio majoritário compre 50% das ações da empresa mais uma. Por lei, quando isso ocorre, é obrigatório que ele pague aos detentores de papéis ON pelo menos 80% do seu valor.

Ações ordinárias x preferenciais

Além das ações ordinárias, existem as chamadas preferenciais (PN), sinalizadas pelo número 4 no final do ticker. PETR4 PN (Petrobras), OIBR4 PN (Oi), ITUB4 PN (Itaú), entre outras, são exemplos de papéis desse tipo.

Você deve ter observado que, novamente, destacamos a Petrobras, ou seja, a petrolífera brasileira tem ações tanto ordinárias quanto preferenciais. No entanto, nem todas as empresas são listadas dessa forma.

Na verdade, a maioria das companhias vendem ações ON, porque os requisitos para ser listada com esse tipo de papel são menos exigentes.

A diferença básica, no caso, é que as ações PN tornam o acionista preferencial na hora de receber dividendos. Em compensação, embora não seja uma regra, as ordinárias costumam se valorizar mais depressa.

Código das ações ordinárias e exemplos

Como vimos, o mercado acionário se divide basicamente em ações ordinárias, sinalizadas pelo número 3, e preferenciais, identificadas pelo algarismo 4. No entanto, existem ainda subcategorias desses dois tipos de ação, conforme a tabela de códigos utilizada pela B3, a bolsa de valores brasileira. Veja, abaixo, quais são:

CódigoClasse de Ação
1Direito de subscrição de uma ação ordinária
2Direito de subscrição de uma ação preferencial
3Ação Ordinária
4Ação Preferencial
5Ação Preferencial – Classe A (PNA)
6Ação Preferencial – Classe B (PNB)
7Ação Preferencial – Classe C (PNC)
8Ação Preferencial – Classe D (PND)
9Recibo de subscrição sobre ações ordinárias
10Recibo de subscrição sobre ações preferenciais
11BDRs e Units

Veja que as ações de código 11 se destacam das demais por não serem nem ordinárias nem preferenciais. Na verdade, elas são nomeadas dessa forma por serem vinculadas aos títulos conhecidos como Brazilian Depositary Receipts que, resumidamente, referem-se a empresas estrangeiras.

Uma característica interessante desse tipo de papel é que ele dá direitos de ações ordinárias e preferenciais ao mesmo tempo. Ou seja, ao comprá-lo, você poderá votar em assembleia e ter prioridade para receber dividendos.

Como analisar e comprar ações ordinárias?

Afinal, vale mais a pena investir nas ações ON ou PN? Nesse caso, é preciso considerar, primeiramente, o seu perfil e os seus objetivos. Se for para especular no curto prazo, as ações ordinárias são interessantes, porque tendem a se valorizar mais rápido.

Além disso, é preciso ponderar se a companhia está em vias de ter sua composição societária alterada. Se isso acontecer, as ações ON são indicadas, em função do tag along, ou seja, do direito de receber o prêmio caso ela passe para o controle de outros acionistas.

Viu só como não é assim tão complexo entender o que são ações ordinárias? Mantenha-se sempre bem informado lendo os conteúdos do blog da Onze.