Carteira de ações: dicas para uma estratégia lucrativa na bolsa

Por Redação Onze

pre fixado

Uma carteira de ações bem equilibrada pode gerar resultados realmente bons. A questão que fica é: como montar uma quando não se conhece muito do funcionamento desse mercado?

Nesse caso, o primeiro passo você já está dando, que é o de se informar a respeito do assunto. E pode ter certeza de que está no lugar certo para isso.

Vamos ver, então, como fazer para investir com mais segurança e montar uma carteira campeã? Acompanhe!

O que é uma carteira de ações?

Uma carteira convencional serve para guardar documentos e, claro, dinheiro. Por analogia, uma carteira de ações seria um conjunto de papéis de empresas variadas sob custódia de uma corretora e pertencentes a um investidor.

Essa é uma maneira inteligente de aumentar o patrimônio, já que, como se sabe, o mercado de ações tem instabilidades e apresenta riscos reais.

Assim, quando se tem uma carteira de ações, você se protege dessas oscilações, já que terá ativos de segmentos variados e de empresas em diversas áreas. Por isso, uma carteira também é uma forma de se “blindar” quando o objetivo é ter resultados em longo prazo.

Por que ter uma carteira de ações equilibrada?

Um termo bastante recorrente no mercado financeiro é volatilidade. Ele remete à ideia de que o preço de uma ação está sujeito a mudanças relativamente bruscas, podendo “evaporar-se” em muito pouco tempo.

Do mesmo modo, o valor de um papel também pode aumentar bastante em um day trade, ou seja, em um único pregão.

Considerando a volatilidade, investidores mais experientes usam a estratégia da diversificação de ativos para minimizar eventuais prejuízos que ela venha a causar. É aqui que uma carteira de ações equilibrada faz toda a diferença, porque, se um ou mais papéis perderem valor, outros acabarão compensando.

Afinal, há ações de empresas sólidas, teoricamente mais protegidas das variações de preços, enquanto outras são mais sensíveis aos humores do mercado, embora possam render melhor.

Como escolher as ações para sua carteira?

Nesse ponto é que a questão se torna mais complexa, já que o grande desafio é escolher as ações certas para formar uma carteira equilibrada. Por outro lado, embora seja uma tarefa recomendada para especialistas, com algumas informações básicas, é possível selecionar com critério.

Como tudo na vida, suas escolhas tendem a ser cada vez mais acertadas conforme você se informa e ganha experiência no mercado. Ou seja, quanto mais ler e praticar, maiores são as chances de ter bons resultados.

Veja, na sequência, como começar uma trajetória bem-sucedida ao negociar ações.

Conheça seu perfil de investidor

Uma pessoa mais jovem certamente terá objetivos diferentes de um aposentado em relação aos seus investimentos. O mesmo se aplica quando se trata da tolerância ao risco, sempre presente no mercado acionário.

Sendo assim, o primeiro passo ao montar uma carteira de ações é conhecer o seu perfil de investidor.

Normalmente, as corretoras oferecem questionários e testes para identificar os perfis antes mesmo de permitir a abertura de uma conta. Portanto, não deixe de fazer isso.

Diversifique com base no perfil e no mercado

Imagine que o seu perfil foi classificado como conservador. Nesse caso, a recomendação será para investir em ações de empresas com mais tempo de mercado e de reconhecida solidez financeira.

Ou, em um outro cenário, considere que a sua classificação foi de investidor arrojado. Para esse perfil, é indicado investir em empresas mais modernas, ligadas ao setor de tecnologia, por exemplo. Elas são menos seguras, mas, em compensação, têm muito mais potencial para se valorizar do que as companhias já consolidadas.

Outra tática a se considerar é a diversificação por nicho de mercado. Empresas de setores estratégicos, como energético, financeiro ou de infraestrutura, tendem a ser mais seguras para se investir.

Já as de tecnologia, bem-estar e alimentação podem não ser tão estáveis, mas, em curto prazo, talvez rendam muito mais.

Trabalhe com prazos

A diversificação da carteira também deve ser feita tendo em vista os objetivos e os prazos esperados para realizá-los. Assim, se a sua meta é investir para garantir uma aposentadoria mais tranquila, é preferível optar pelas ações de empresas mais sólidas, como as blue chips.

Caso a sua ideia seja ter retorno mais rápido operando no day trade, então pode ser que companhias como as small caps e de menor porte sejam mais atraentes.

Vale a pena usar uma carteira de ações recomendada?

Há, ainda, uma alternativa sempre interessante para quem quer ter total segurança ao investir, que é aplicar em carteiras recomendadas.

São carteiras “pré-fabricadas” por especialistas e que, por isso, são bastante indicadas para os que têm dificuldades em escolher ou preferem poupar tempo. Existem até opções montadas de acordo com perfis e objetivos distintos.

Dessa forma, busque pelas melhores indicações, sempre considerando o seu perfil e as suas metas pessoais ao optar por uma carteira de ações.

Para finalizar, não deixe de ler sempre os conteúdos publicados no blog da Onze para receber dicas que valem ouro.