Ações SANB11: dicas e etapas para investir no Banco Santander

Por Redação Onze

ações

Não é de hoje que empresas do segmento financeiro performam bem na bolsa de valores. As ações SANB11, do Santander, são um exemplo de que investir em papéis de bancos é, desde sempre, uma opção a se considerar.

Isso porque o setor bancário é, de certo modo, estratégico, já que a demanda por empréstimos e financiamentos pode indicar uma economia mais ou menos aquecida.

Dessa forma, é sempre válido prestar atenção às ações dos grandes bancos, já que elas tendem a se valorizar em momentos de recuperação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

O que são as ações SANB11?

Começamos o artigo destacando as ações SANB11. Mas você sabe o que essas letras e números querem dizer? Nas bolsas de valores, cada empresa listada tem seus papéis negociados pelo que se chama de ticker, uma espécie de código alfanumérico. No caso do Santander, existem três tipos de ações “ticadas”: a SANB3, a SANB4 e a SANB11.

A diferença entre elas é que a primeira é do tipo ordinária (ON), portanto, adquiri-la dá direito a votar em assembleias. Já a SANB4 é do tipo preferencial (PN) e, sendo assim, dá direito ao acionista de receber dividendos.

Finalmente, a SANB11 é classificada como uma ação do tipo Brazilian Deposit Receipt (BDR), que vem a ser um misto entre ordinárias e preferenciais, como designa o número 11.

São ações que pertencem ao Banco Santander, instituição fundada em 1857 na Espanha, portanto, com longa tradição no mercado financeiro. Assim, trata-se de um ativo considerado ideal para quem pretende lucrar em longo prazo ou está em busca de diversificar sua carteira com ações de empresas mais sólidas.

Vale a pena investir nas ações SANB11?

Para responder de forma direta a pergunta que abre este tópico, sim, vale a pena investir nas ações SANB11. Por ser um papel classificado como BDR, trata-se de uma ação de companhia do exterior, portanto, menos sujeita às instabilidades do mercado brasileiro.

Além disso, ela reúne o melhor das ações ordinárias e preferenciais, ou seja, dá direito a votar em assembleia (embora para o pequeno investidor isso não seja relevante) e paga dividendos.

Como analisar a ação SANB11?

Por outro lado, o simples fato de ser uma ação do tipo BDR não é suficiente para justificar sua compra ou seu aluguel. Afinal, todo investidor consciente aplica baseando-se em análises técnicas ou fundamentalistas.

As primeiras são indicadas para quem opera no curto prazo ou intraday, como se costuma dizer. Mas se você tem planos de lucrar em longo prazo, então, a análise fundamentalista cai melhor, porque ela usa como dados informações contábeis e sobre o mercado.

Como comprar ações do Banco Santander?

Uma aplicação financeira bem-sucedida é aquela que se faz com base em objetivos. Embora seja estimulante ver seu dinheiro render, investir em papéis não é um jogo, por isso, toda negociação deve ser precedida de uma estratégia que a justifique.

Se a sua meta é de curto prazo, então a análise técnica dos gráficos da ação já apontará para as possibilidades existentes. Mas, se o que você quer mesmo é comprar ações para ter um retorno maior daqui a um ano ou mais, não deixe de se basear nos fundamentos da empresa para realizar seus prognósticos.

A seguir, veja como fazer para transacionar os papéis SANB11 junto à B3.

1. Abra conta em uma corretora

Toda operação realizada junto à bolsa de valores brasileira deve ser intermediada por uma corretora. Por isso, você precisará abrir conta em uma das muitas empresas financeiras disponíveis no mercado. Ou, se preferir, pode até usar o Home Broker do banco em que já tem conta-corrente.

Nunca é demais relembrar que é muito importante conhecer as taxas praticadas pela corretora e avaliar o peso dos impostos em todos os seus investimentos.

2. Acesse o Home Broker

Home Broker é a plataforma, aplicativo ou área de um site pela qual se pode comprar e vender ativos financeiros. É nele que você localizará as ações pelo ticker SANB11 antes de fechar uma transação. 

3. Estude o gráfico e o mercado

Já abordamos a importância das análises para justificar a compra ou a venda de uma ação, certo? No entanto, é preciso destacar novamente que essas avaliações não são um recurso extra ou algo de que se possa abrir mão. 

Na verdade, toda compra de ações só deve ser feita amparada por análises dos gráficos e do mercado. Então, não deixe de avaliar cuidadosamente os pontos de suporte, resistência e as notícias sobre economia e política antes de tomar uma decisão.

4. Entre com uma solicitação de compra

Tendo dados sobre as ações do Banco Santander e confirmado o seu valor de mercado por meio das análises, será hora de entrar com uma solicitação de compra pelo Home Broker. 

Bastará apenas buscar no campo de pesquisa pelo código SANB11, escolher a quantidade e fazer a confirmação.

Depois disso, é importante seguir a evolução do preço, até porque o mercado financeiro é volátil e um papel valorizado hoje pode não estar em alta amanhã.

Seguindo esse passo a passo e as dicas que você aprendeu aqui, certamente as suas chances de ter sucesso com as ações SANB11 aumentarão. Continue acompanhando os conteúdos do blog da Onze Investimentos e faça mais pelo seu patrimônio.