Ibovespa hoje: cotações e como acompanhar o índice

Por Redação Onze

ibovespa

Quer saber como está o Ibovespa hoje? O Índice Bovespa mede o desempenho da bolsa de valores por meio de uma carteira teórica das ações mais negociadas, com números que são atualizados em tempo real em algumas plataformas.

Mas, afinal, como acompanhar o Ibovespa hoje para cuidar dos seus investimentos em renda variável? Há várias formas de fazer isso online com poucos cliques. Aí, avaliar os números e movimentos da bolsa, parte da sua rotina de investidor, ficará muito mais prático. 

Neste artigo, descubra a importância de acompanhar o Ibovespa hoje e as alternativas para conferir o índice todos os dias.

Importância do Ibovespa hoje 

O Ibovespa hoje é o índice que mede a performance bolsa brasileira. A avaliação é feita por meio de uma carteira teórica composta por 65 ações de 61 empresas que têm maior volume de negociação na bolsa de valores. 

Se o Ibovespa está em alta, significa que os investidores estão mais confiantes. Se o índice apresenta baixa, é sinal de que há desânimo no mercado financeiro.

O Ibovespa é importante por diversos motivos. Os principais são detectar os rumos do mercado financeiro no dia e captar as tendências da semana, do mês e do ano.

Ele também mostra a evolução do mercado ao longo dos anos e como ele é impactado por diferentes fatores. Vamos a um exemplo: em 2019, o índice alcançou os valores mais altos do histórico, passando dos 115 mil pontos. Já em 2020, houve uma queda brusca devido à pandemia de coronavírus. 

Percebe como o índice funciona como um termômetro da bolsa de valores? Por isso, acompanhá-lo é fundamental para avaliar o desempenho do mercado de ações. E o Ibovespa hoje pode ser conferido em tempo real, pois é atualizado a cada 30 segundos.

Como acompanhar o Ibovespa hoje

Há várias formas de acompanhar o Ibovespa hoje. E é bem fácil conferir esse índice. Confira a seguir alguns caminhos possíveis:

Site da B3

O site da Bolsa do Brasil tem, na página inicial, o Ibovespa hoje. No canto superior esquerdo da tela, é possível verificar o percentual e os pontos, com números que estão sempre atualizados. Aliás, no site da B3 também é possível conferir outros detalhes do índice, como as ações e empresas que fazem parte dele e seus respectivos pesos no cálculo do Ibovespa.

Google 

Ainda mais fácil do que acessar o site da B3 é conferir o Ibovespa hoje no Google. Para isso, basta digitar “Ibovespa” no campo de busca para verificar os números. Você pode fazer isso pelo computador ou pelo dispositivo móvel. Viu como é fácil?

Software de monitoramento de ações

Outra opção são os softwares de monitoramento de ações. Há várias opções disponíveis no mercado, e você pode conferir se a sua corretora oferece o sistema. Por meio de uma plataforma como essa, além de ter acesso ao índice, é possível acompanhar dados gerais do mercado de ações. Veja algumas opções de plataformas:

  • ADVFN
  • Apligraf
  • GrapherOC
  • MetaTrader 
  • ProfitChart Pro.

Apps do mercado financeiro

Por fim, há a possibilidade de verificar o Ibovespa hoje no celular, por meio de aplicativos do mercado financeiro. A própria B3 disponibiliza um app que permite acompanhar o índice em tempo real, além de preço de cotações, ações e demais índices de mercado. Outros aplicativos úteis incluem:

  • InfoMoney
  • Yahoo! Finanças
  • Investing.

Não se prenda ao Ibovespa hoje 

Conforme vimos, acompanhar o Ibovespa hoje é essencial para ficar por dentro da evolução da B3, mas você não deve se prender a esse índice diariamente. 

Na verdade, para investir em ações, o ideal é utilizar uma ótica de longo prazo  — principalmente se você ainda é iniciante.

Afinal, a bolsa está em constante oscilação. Para investir em curtíssimo prazo e se aproveitar dos movimentos do mercado, é preciso fazer análises consistentes em alta velocidade e aprender como lidar com inúmeros fatores econômicos ao mesmo tempo. 

No longo prazo, porém, o preço das ações tende a seguir o lucro das empresas. Então, a dica é investir em papéis de empresas sólidas e com alto potencial de valorização. 

Dessa forma, você se protege de cenários instáveis no mercado e obtém resultados crescentes com o tempo. Aí, mesmo que acompanhe o Ibovespa hoje, não precisa se prender a vender bons ativos só porque o índice apresentou baixa em determinado dia.

Além disso, existe a possibilidade de investir em ETFs: fundos que aplicam nas ações que compõem o Ibovespa, como o BOVA11 e o BOVV11. Assim, no longo prazo, é possível manter uma carteira de ativos com rentabilidade que sempre acompanha a evolução do índice.

E aí, gostou das dicas do artigo? Se elas foram úteis para você, compartilhe. Acompanhe outros conteúdos do blog para aprender mais sobre o mercado financeiro e de investimentos.