Como acumular pontos-milhas mais rápido (guia atualizado)

Por Redação Onze

acumular pontos-milhas

Sabemos que muitas pessoas não sabem como acumular pontos-milhas ou até mesmo como utilizá-los e, por essa razão, milhares de pontos e milhas são desperdiçados todos os anos, porque perdem a validade antes de serem utilizados.

No entanto, desperdiçar pontos e milhas é um grande erro, afinal, trata-se de uma boa forma para economizar em viagens, produtos ou até mesmo para adquirir uma renda extra.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como acumular pontos-milhas de forma mais rápida, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

3 formas de acumular pontos-milhas

Existem diversas maneiras de acumular pontos-milhas. Confira, a seguir, quais são elas!

1. Utilize cartão de crédito

Uma das maneiras mais conhecidas e eficientes para juntar pontos que podem se transformar em milhas aéreas ou em outros produtos, é realizando compras no cartão de crédito.

Para acumular pontos-milhas, o ideal é utilizar o cartão de crédito no maior número de compras possível, tanto para adquirir grandes itens, como uma televisão, por exemplo, quanto em pequenas aquisições, como na padaria e no mercado — afinal, todas as compras ajudam a acumular pontos!

Além disso, apesar de a maior parte dos cartões de crédito não exigir um cadastro prévio no programa de fidelidade — nesses casos, ao adquirir o cartão, o usuário passa ,automaticamente, a acumular pontos-milhas ao realizar compras e, após pagar a fatura, o bônus equivalente a todos os gastos do mês do anterior é recebido — em alguns cartões, o procedimento pode não ocorrer de maneira automática.

Assim, o ideal é verificar com o emissor do cartão de crédito se é preciso realizar um cadastro prévio no programa de fidelidade, uma vez que, se o procedimento for exigido, somente após a sua conclusão será possível começar a acumular pontos.

2. Acumule milhas viajando

Grande parte das companhias aéreas conta com o seu próprio clube de milhas, que funciona como um cartão fidelidade. Logo, quanto mais você realiza viagens pela companhia, mais milhas serão somadas.

A Azul, por exemplo, conta com o programa TudoAzul; na LATAM, é possível acumular pontos-milhas pelo Multiplus e, na GOL, os pontos são juntados no Smiles.

Ademais, a quantidade de pontos adquiridos em cada viagem, em geral, varia de acordo com a tarifa escolhida, portanto, o ideal é conferir as regras de cada companhia aérea.

3. Participe de redes e clubes de milhas

Como vimos, acumular pontos-milhas nada mais é do que receber pela fidelidade de sempre usar determinado serviço, logo, cada vez mais empresas (como o Dotz e o Km de Vantagens da Rede Ipiranga) procuram agradar os seus clientes e atrair novos consumidores, criando clubes de vantagens.

Entre as vantagens dos referidos clubes de vantagens, estão o acúmulo de pontos adquiridos em compras que, posteriormente, podem ser trocados por passagens áreas e outros produtos, como eletrodomésticos, roupas, entre outros itens.

Como acumular pontos-milhas mais rápido

Agora que você já sabe de quais maneiras é possível acumular pontos-milhas, veja como adquirir pontos de maneira mais rápida!

Concentre todos os seus gastos no cartão de crédito

Apesar de muitas pessoas preferirem realizar compras no débito, especialmente as de valor baixo, ao utilizar essa função, não é possível pontuar. Assim, o ideal é centralizar todos os gastos no cartão de crédito, para que seja possível acumular mais pontos.

No mesmo sentido, o ideal é acumular todos os gastos em um único cartão de crédito, pois de nada adianta ter poucos pontos espalhados em diferentes cartões, uma vez que, em geral, é exigida uma pontuação mínima para que seja possível realizar a transferência e transformá-los em milhas.

Aproveite os bônus de transferências

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o melhor momento para trocar os pontos do cartão de crédito por milhas.

Se você não tiver nenhuma viagem programada que exija a emissão do bilhete em uma data específica, o ideal é acumular os pontos diretamente no programa de recompensas do seu cartão ou instituição financeira (sempre se atentando ao seu prazo de validade).

Trata-se de uma boa estratégia, já que as companhias áreas, em determinadas épocas do ano, costumam realizar boas promoções de transferência bonificada de pontos — sendo esse o melhor momento para realizar a transferência.

Pague boletos bancários na função crédito

Sempre que for possível realizar o pagamento de boletos bancários e contas (como de luz, telefone, água etc.) na função crédito, pode ser uma boa opção.

Em geral, os valores para realizar o pagamento de boletos pelo cartão de crédito não são altos e, portanto, costumam valer a pena em razão do grande acúmulo de pontos-milhas.

Aproveite as alianças entre companhias aéreas

Apesar de cada companhia contar com o seu próprio programa de pontos, existem 3 grandes alianças entre companhias aéreas mundiais, são elas a Star Alliance, SkyTeam (com a qual a GOL tem acordos com algumas companhias) e a One World (que a Latam participa).

Por meio dessas alianças, é possível acumular milhas de voos realizados em companhias estrangeiras nos programas das companhias brasileiras; uma pessoa que viajar para a Europa com a companhia aérea British Airways, por exemplo, pode optar por receber o crédito das milhas referentes ao voo no programa Multiplus da Latam, uma vez que as referidas empresas são parceiras.

Depois de acumular pontos-milhas

Somente deixá-los no cartão de crédito não é o bastante. Para que os pontos sejam utilizados na compra de passagens aéreas, é necessário transformá-los em milhas e, para tanto, é preciso transferi-los para o programa de milhagem da companhia aérea escolhida.

Em geral, trata-se de um processo simples, que é realizado de maneira distinta em cada instituição financeira do país, desse modo, o ideal é consultar o seu banco para entender o passo a passo do procedimento.

Além disso, também é importante acompanhar de perto a evolução dos seus pontos do cartão de crédito (para tanto, basta verificar a informação em sua fatura ou realizar uma consulta nos sites e aplicativos dos cartões) e atentar-se à sua validade, para que eles não expirem e, consequentemente, sejam perdidos.

Se você não verificá-las, as suas milhas podem expirar sem que você as utilize e, para não perder dinheiro, é possível até mesmo vendê-las em determinados sites, como o MaxMilhas que, após a emissão das passagens por outra pessoa, o proprietário das milhas recebe o valor correspondente em sua conta bancária.

Agora que você já sabe como acumular pontos-milhas, não perca tempo e coloque as nossas dicas em prática para realizar a viagem dos seus sonhos gastando muito menos!

O nosso post foi útil? Deixe um comentário e compartilhe conosco o que você achou a respeito das informações que apresentamos!