Como economizar em viagens: 15 dicas

Por Redação Onze

economizar em viagens

Se você já se deparou com aquele meme que pergunta se é possível viajar com apenas 2 reais ou com artigos que contam histórias de pessoas que viajaram o mundo com pouco dinheiro, possivelmente ficou com uma pulguinha atrás da orelha: como economizar em viagens? É realmente possível viajar gastando pouco?

A boa notícia é que a resposta é sim, é possível! E trouxemos diversas dicas para ajudá-lo a fazer isso. Continue a leitura e confira todas elas!

Como economizar em viagens: 15 dicas para um passeio barato

Descobrir como economizar em viagens é uma ótima estratégia para aproveitar ainda mais os passeios. Poupar permite que você possa estender a viagem em alguns dias, realizar passeios extra ou fazer uma refeição especial em um restaurante renomado. Chegou a hora de conhecer como você pode fazer isso!

1. Fique de olho no preço das passagens

Se o lugar escolhido for longe demais para ir de ônibus ou de carro, comece a observar os preços das passagens aéreas com bastante antecedência. Dessa forma, quando você realmente for comprar, vai saber quando o valor realmente estiver promocional.

2. Viaje entre amigos

Se o local desejado não for tão longe, convoque seus amigos. Quanto mais pessoas para dividir a gasolina, o pedágio e a hospedagem, melhor.

3. Dê preferência Às hospedagens alternativas

Esqueça os hotéis 5 estrelas ou os hostels super badalados. Procure por casas e apartamentos em imobiliárias especializadas em aluguel por temporada ou recorra ao Airbnb. Dê preferência aos locais com cozinha. Descubra o porquê na próxima dica.

4. Faça as principais refeições em casa

Comer em restaurante custa caro. Alimente-se em casa e escolha algumas refeições pontuais para fazer em restaurantes mais legais.

5. Visite o comércio local

Muitas cidades litorâneas vendem frutos do mar a preço de banana. Se a sua viagem for para a praia, assim que chegar ao seu destino, informe-se sobre as vendas realizadas pela comunidade local.

6. Compre os passeios antes da data da viagem

Se você já sabe os locais que vai visitar, procure comprar os ingressos antes da data da viagem. Muitos parques, museus e outras atrações vendem convites antecipados pela internet, pelo mesmo valor que no guichê do local.

Melhor ainda se for parcelado sem juros. Dessa forma, é possível comprar uma quantidade maior de passeios e deixar tudo quitado antes mesmo da viagem. Assim, sobra uma graninha extra para gastar quando você estiver lá.

7. Pesquise a baixa temporada

Já sabe qual o período em que vai viajar? Pesquise sobre os locais desejados e veja quais deles estarão na baixa temporada. O valor de passagem, hospedagem e atrações costuma ser mais baixo. No entanto, fique atento às condições climáticas do local, para que o barato não acabe saindo caro.

8. Faça cálculos e simulações

Mora no Sul e está pensando em ir para o Nordeste? Ou então, está pensando em contratar um seguro-viagem? Simule todas as possibilidades! Além de conferir as passagens do aeroporto ao destino final, calcule os trechos separados, desembarcando e embarcando novamente.

Faça o procedimento em companhias diferentes, verificando a possibilidade de rodar algum desses trechos de carro.

9. Considere acampar

Há bons campings espalhados por várias cidades turísticas no país, e é possível encontrá-los na internet.

10. Use a internet

Falando nisso, a internet é a sua melhor amiga na hora de planejar uma viagem barata. Programe alertas em sites de pesquisas de passagem ou agências online, como Hotel Urbano ou o Decolar.

11. Estude se o sistema all inclusive vale a pena

A dica anterior serve, inclusive, para encontrar hospedagens em sistema all inclusive a preços promocionais. Você compra o pacote com alimentação e hospedagem e não se preocupa com mais nada.

12. Faça o meio de transporte como cama

Se você pretende visitar vários lugares nas férias, considere fazer as viagens de ônibus durante a noite. Assim, você economiza em hospedagem.

13. Evite o cartão de crédito

Quem usa muito o cartão durante a viagem, pode acabar perdendo o controle dos gastos. Afinal, a viagem chega ao fim, mas a fatura não. Se a intenção é economizar na viagem, procure realizar os pagamentos em dinheiro.

14. Coloque as cidades próximas do destino em suas pesquisas

Muitas vezes, o local a ser visitado fica em uma região com diversos distritos anexos. Jogue a cidade no Google Maps, verifique as cidades do entorno e pesquise o valor de hospedagem ou passagens até esses locais.

Depois, procure se informar a respeito do transporte entre essas cidades. Você pode descobrir que vale a pena pernoitar em outra cidade e andar de ônibus.

15. Converse com pessoas que já fizeram essa mesma viagem

Não economize no diálogo, peça dicas! Pergunte sobre onde trocaram o real pela moeda local, os guichês de transporte promocionais, os restaurantes fora das rotas turísticas, lojas de produtos locais e qualquer outra experiência que possa agregar.

Gostou das nossas dicas sobre como economizar em viagens? Esperamos que sim! Agora, é só colocá-las em prática e aproveitar o próximo passeio gastando pouco.