O que é Ancord no mercado financeiro?

Por Redação Onze

Ancord no mercado financeiro

Para compreender a atuação da Ancord, sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, é fundamental entender, primeiramente, o papel dos Agentes Autônomos de Investimentos (AAI).

Na atual configuração do mercado brasileiro, cada vez mais os AAI estão atuando captando novos clientes e oferecendo uma série de visões, análises e instruções sobre esses negócios.

Para atuar nesse ramo, é preciso estar certificado pela Ancord – uma seleção que se dá por meio de uma prova, organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entenda quais as atribuições da Associação, o campo de operação dos AAI e quais as características da prova para integrar a Ancord.

O que significa Ancord?

Ancord é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Trata-se de um órgão que representa instituições financeiras e, também, os Agentes Autônomos de Investimentos (AAI).

Por sinal, está nos AAI o público de forte interesse em vínculo com a Ancord, uma vez que esses agentes precisam da aprovação deste órgão para que possam atuar no mercado financeiro.

A entidade de classe, apesar de muito comentada atualmente, não é nova. As primeiras movimentações para a representação da categoria datam, ainda, dos anos 1970.

Nas décadas seguintes recebeu novas denominações e grupos de atuação, passando a receber a configuração atual em 2011, onde recebeu o nome e a popularidade, principalmente ligada à procura pelos AAI.

O que faz um Agente Autônomo de Investimentos?

Uma vez certificados pela Ancord, os AAI são profissionais que conduzem a prospecção e captação de clientes e que, principalmente, são responsáveis pelo fornecimento de informações e detalhes sobre produtos diversos na área de investimento.

Para ser um AAI, além do obrigatório requisito da Certificação Ancord, estão ainda outras “qualidades”, como afinidade e conhecimento do mercado financeiro, ter uma rede de contatos/clientes, e um perfil focado no empreendedorismo e vendas.

É interessante notar que, apesar de estar diretamente ligado a esse tema, os AAI não podem, de acordo com o determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), recomendar ou oferecer produtos – sua atuação fica, apenas, no quesito informativo: a escolha final é, sempre, do cliente.

Nos últimos tempos, diante dos cenários econômicos do Brasil, é correto dizer que os AAI têm buscado explicar produtos aos clientes e, assim, incentivando a essas pessoas a buscarem formas de financiamentos menos tradicionais que os bancos.

Como obter a certificação da Ancord?

O exame de certificação Ancord é uma prova realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a própria associação.

A inscrição pode ser feita no site da Ancord e tem um custo de R$ 460, via boleto. Clique aqui para se inscrever.

Para a realização da prova é preciso ter o Ensino Médio concluído, estar em pleno exercício dos seus direitos civis e não possuir antecedentes criminais.

É a FGV quem certifica e homologa a realização dos exames para a Ancord. São 300 locais de testes espalhados por 160 municípios do Brasil. Que podem ser consultados neste link.

Quais as características da prova da Ancord?

O exame de certificação, também conhecida como prova da Ancord, é composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo realizada em um período de duas horas e meia de duração.

A aprovação, necessária para que o candidato exerça a função de AAI, é divulgada no site da Ancord.

Dentre os principais tópicos já abordados na prova estão Economia, Administração de Risco, Fundos de Investimentos, Securitização de Recebíveis, Clubes de Investimento, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Mercado de Renda Fixa, Mercado Derivativo, dentre outros temas.

O conteúdo programático total, definido pela Ancord, pode ser conferido neste link.

A Ancord é uma organização cada vez mais procurada pelos profissionais que buscam atuar no mercado financeiro e, inclusive, sua área de abrangência está aumentando.

De acordo com notícia no site da entidade, a Ancord, a partir de 2020, passa a ser responsável, também, pela certificação do Programa de Qualificação Operacional da B3.

Com essa medida, a Ancord começa a certificar essa categoria profissional somando-se às outras como Certificação e Credenciamento que a Associação já realiza para Agentes Autônomos de investimentos, Ouvidores e Dirigentes da PREVIC.