O que são e como fazer as certificações da APIMEC

Por Redação Onze

apimec

O mercado de investimentos é repleto de instituições que oferecem serviços financeiros. São bancos, gestoras, seguradoras, corretoras de valores, fundos de pensão e empresas de consultoria, entre outras organizações, que aglutinam profissionais que avaliam valores mobiliários para fazer recomendações de investimentos a outras pessoas. Esses profissionais que atuam no mercado financeiro possuem variadas formações profissionais originais. Muitos são administradores, economistas, cientistas, engenheiros ou mesmo advogados. Todos eles estão conectados, no entanto, por uma associação reguladora: a Apimec

🡪 Saiba o que é e como se tornar um investidor qualificado!

🡪 Qual a diferença entre gestora e corretora?  

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) foi criada em 1988 e reúne as demais Apimecs regionais brasileiras – do Distrito Federal, Minas Gerais, Nordeste, Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua principal razão de existir é para fornecer um certificado profissional aos especialistas em investimento (obtido por meio de exames), o que inclui ainda um código de ética e de conduta ser seguido. Além dessa regulamentação, a Apimec e suas sedes regionais também promovem estudos, treinamentos, congressos e premiações.

Apimec – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais. Responsável por certificar a capacidade técnica do profissional de investimentos no Brasil, aplicando exames para tal. Membro da Association Of Certified International Investment Analysis (ACIIA), entidade responsável pela mesma certificação ao redor do mundo. 

Como tirar as certificações da APIMEC

Para exercer a função de analista de investimentos ou de valores mobiliários, todo profissional da área é obrigado a obter o certificado da Apimec. Além de estabelecer um alto padrão de qualidade, o certificado dá mais segurança aos investidores que consultam esses profissionais ao garantir que as orientações são isentas de interesse pessoal e feitas com embasamento técnico. 

Um dos pré-requisitos exigidos pela Apimec para realizar os exames é possuir formação superior completa – ou que o curso superior seja completado no prazo de até 24 meses após a inscrição. As provas principais (referentes ao certificado CNPI) têm duas horas de duração e apresentam 60 questões cada.

🡪 Acesse o manual de candidatura Apimec para profissional de investimentos

🡪 Se inscreva nos exames da Apimec

Quais são as certificações?
O certificado mais conhecido que a Apimec fornece é o CNPI, que é o certificado obrigatório para analistas de valores mobiliários. Existem, porém, outras certificações. Confira abaixo:

CNPI – Obrigatório para analistas de investimentos atuando no Brasil, é dividido em três categorias: CNPI (analista de fundamentos), CNPI-T (analistas técnicos) e CNPI-P (analistas plenos, que são os fundamentalistas + técnicos).

CIIA – É um certificado com validade reconhecida internacionalmente (o CNPI só vale no Brasil). O analista que deseja obter o CIIA precisa, além de já possuir o CNPI, ser aprovado em mais quatro exames.

CGRPPS – Esse certificado é destinado aos profissionais que trabalham nos institutos de previdência social dos estados e municípios. É preciso realizar um teste com 50 questões para obtê-lo.

CGRPF-A/I – Específico para gestores de regimes fechados de previdência complementar, é dividido em certificados para Administrador e Investimentos. Os testes têm duas horas de duração, com 60 questões. 

Por que tirar as certificações?

Os certificados da Apimec têm o propósito de garantir que as análises realizadas por profissionais do setor financeiro sejam confiáveis, éticas e de qualidade. O analista deve seguir um código de conduta que estabelece algumas normas, como priorizar os interesses do investidor, realizar análises independentes de interesse próprio e não omitir os riscos atrelados ao investimento que está sob análise.

Para ser um profissional de investimentos e exercer as funções de analisar, avaliar e decidir sobre aplicações, a certificação é, por lei, obrigatória. Para profissionais de várias outras áreas, como administradores de recursos, pesquisadores financeiros ou mesmo investidores comuns, o certificado da Apimec é uma boa oportunidade para ampliar os conhecimentos e ter mais segurança na hora de investir. 

Saiba mais sobre investimentos

A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo do investidor, ajudando-o tanto a definir sua carteira de investimentos quanto a tomar boas decisões sobre o futuro. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira.

A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos com taxas justas.