B3 ou Bovespa: o que é o quê no mercado

Por Redação Onze

B3-Bovespa

B3 ou Bovespa? Afinal, qual é a diferença entre as duas? Os termos relacionados ao mercado de ações podem gerar dúvidas, mas compreender o que cada um significa é fundamental para começar a investir.

De forma resumida, a B3 é a atual Bolsa de Valores do Brasil, e Bovespa era o nome da antiga bolsa, que hoje designa o principal índice de ações do país. Quer entender melhor a história de cada uma e como as operações funcionam hoje? Siga com a leitura e descubra.

B3 ou Bovespa: entenda a história

A seguir, descubra o que significam as diferentes nomenclaturas referentes à bolsa de valores no Brasil e tire suas dúvidas sobre a B3 e a Bovespa:

O que é B3

B3 é o nome da Bolsa de Valores do Brasil, hoje a 5ª maior bolsa em valor de mercado do mundo. Originalmente criada em 1890 como Bolsa Livre, ela passou por diversas reformulações ao longo do tempo até chegar à sua forma atual. A mais recente mudança ocorreu em março de 2017, com a fusão entre a BM&F Bovespa e a Cetip, dando origem à B3.

A bolsa é o ambiente digital onde ocorrem as negociações de ações e outros ativos financeiros, como moedas estrangeiras e commodities. Portanto, é na B3 que investidores emitem ordens de compra e venda, acompanham índices de mercado e gerenciam seus ativos financeiros.

O que é Bovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo foi uma das principais bolsas de valores brasileiras. Desde o seu embrião, a Bolsa Livre, passou por mudanças até ser rebatizada como Bovespa em 1935. Mas não era a única bolsa de valores no Brasil.

Em 2000, ela deixou de ser uma bolsa exclusiva de São Paulo e realizou uma integração com as nove bolsas de valores ativas na época, de diferentes estados. Já em 2008 a Bovespa se fundiu com a BM&F, conforme veremos no tópico a seguir.

Cabe ressaltar que atualmente a Bovespa dá nome ao principal índice de desempenho da B3: o Ibovespa. Ele mede a performance das ações a partir de uma seleção de 65 ações de 61 companhias com maior volume de negociações na bolsa. Consequentemente, funciona como um termômetro do mercado de ações no Brasil, e seus números são acompanhados diariamente pelos investidores.

O que é BM&FBovespa

A BM&FBovespa foi outra reformulação relevante na história da bolsa de valores brasileira. Ela é fruto de uma fusão ocorrida em 2008 entre a Bovespa e a BM&F, a Bolsa de Mercadorias e Futuros.

Durante seu período de atuação, a BM&FBovespa foi a principal bolsa de valores do Brasil, sendo considerada o mercado mais importante de ativos e derivativos do país. Mas, em 2017, a BM&FBovespa realizou uma nova fusão, dessa vez com a Cetip, formando a B3.

O que é Cetip

Cetip é a sigla para Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, sociedade civil sem fins lucrativos que oferece soluções para custódia, registro de operações e liquidação de ativos no mercado de títulos públicos e privados. Papéis como CDB, LCA e LCI são alguns ativos que passam por ela.

Além disso, é a Cetip que realiza o cálculo do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que hoje é um dos principais indicadores de mercado. Conforme mencionamos antes, em março de 2017 a Cetip realizou a fusão com a BM&FBovespa, dando origem à atual B3.

Por que a bolsa se chama B3

B3 é sigla para Brasil, Bolsa, Balcão. Como você agora já sabe, trata-se da Bolsa de Valores do Brasil desde 2017. Atualmente, é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e se configura como uma sociedade de capital aberto.

Vale lembrar que a B3 tem endereços físicos, mas funciona por meio de um ambiente digital. Ou seja, todas as negociações entre investidores são realizadas virtualmente, por meio de um sistema denominado home broker.

B3 é só Bovespa?

Você já viu que o Índice Bovespa mede o desempenho da B3. Mas é importante ter em mente que a B3 não é formada apenas pelas ações que integram o Ibovespa.

Na verdade, o índice funciona como uma carteira teórica formada pelas principais ações de companhias com maior volume de negociação na B3. Nele, são integradas 65 ações que servem como parâmetro para a bolsa como um todo. Já a lista é atualizada a cada 4 meses.

Mas a B3 é formada atualmente por ações de cerca de 400 empresas nos seguintes setores:

  • Bens Industriais
  • Consumo Cíclico
  • Consumo não Cíclico
  • Financeiro
  • Materiais Básicos
  • Petróleo, Gás e Biocombustíveis
  • Saúde
  • Tecnologia da Informação
  • Telecomunicações
  • Utilidade Pública
  • Outros

Além disso, ativos de renda fixa, derivativos e outros ativos de renda variável também são negociados na B3.

E aí, entendeu como surgiu a Bolsa de Valores do Brasil e a diferença entre B3 e Bovespa? De forma simplificada, podemos dizer que a Bovespa integra a B3. E conhecer essas nomenclaturas e o funcionamento do mercado é essencial para investir em ações. Para ampliar a sua compreensão, siga acompanhando os conteúdos do blog da Onze!