Banco de talentos: o que é, para que serve e como implantar

Por Redação Onze

O trabalho de recrutamento e seleção é essencial para atrair talentos para a empresa.

Quando uma vaga é aberta, seja para preencher o lugar de alguém que saiu ou para um novo cargo criado na estrutura da empresa, geralmente a equipe necessita que o preenchimento aconteça da maneira mais rápida possível, para manter o core business da corporação em andamento. 

Por isso, ferramentas que otimizem os processos seletivos são muito importantes e o banco de talentos é uma delas. 

Um recrutamento eficiente precisa também de contratações assertivas, evitando que depois de algum tempo se perceba que o candidato selecionado não era o mais adequado e se inicie o processo novamente. Para essa finalidade, o banco de talentos também é bastante efetivo. 

Se sua empresa já possui um banco de talentos, entenda se a equipe de RH está fazendo a manutenção correta. Se ainda não tem, saiba como ter um e quais os principais benefícios dele para sua organização. 

O que é e para que serve um banco de talentos

O banco de talentos é um cadastro de profissionais com informações de candidatos, especialmente utilizado para a etapa de análise de currículo em um processo seletivo. Ele reúne dados de pessoas que já participaram de recrutamentos da empresa e não foram contratadas, mas que têm potencial para desenvolver um bom trabalho. 

Quanto mais um candidato avançou nas etapas de um processo seletivo, maiores as chances de ele estar alinhado com a empresa.

Em muitos casos ocorre, por exemplo, de um profissional ter mais habilidades ou experiência e ficar com a vaga, mas o segundo ou terceiro colocados na seleção também serem boas opções para futuras vagas.

O banco de talentos armazena também informações dos próprios colaboradores, para a realização de seleção interna e promoção. E é possível ainda que a empresa deixe seu cadastro aberto para que profissionais se candidatem mesmo sem vagas abertas, aumentando as opções no banco de talentos. 

Todas essas informações de profissionais servem, basicamente, para que o RH possa encontrar mais facilmente candidatos quando houver um trabalho de recrutamento. É essencial que o banco de talentos tenha dados de: 

  • identificação: nome completo e idade;
  • contato: endereço, telefone, celular, e-mail;
  • competências e habilidades;
  • formação acadêmica;
  • experiências profissionais.

Benefícios do banco de talentos

O banco de talentos pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.

O primeiro deles é a agilidade que a equipe de RH ganha no trabalho de recrutamento e seleção. Imagine que para uma vaga aberta o processo seletivo chegou ao final com dois bons candidatos. Pouco tempo depois uma vaga semelhante é aberta.

Em vez de começar a seleção do zero, o RH, em acordo com o gestor da área, pode entrar em contato com o segundo colocado e convidá-lo para trabalhar na empresa, ganhando bastante tempo. 

Com um banco de talentos a seleção também se torna bem mais assertiva.

A partir do armazenamento de informações de profissionais, especialmente os que já participaram de várias etapas num processo seletivo da empresa e demonstraram que podem realizar um bom trabalho, acertar na escolha do novo colaborador pode ficar bem mais fácil. 

A assertividade e a agilidade se traduzem num terceiro benefício do banco de talentos: a redução de custos do trabalho de RH. Com um processo otimizado, a equipe de recursos humanos gasta menos horas no processo de seleção.

Com mais acertos na contratação, o turnover da companhia diminui, assim como os encargos com demissão. 

Como implantar o banco de talentos na sua empresa

Um banco de talentos eficiente deve ser, em primeiro lugar, digitalizado.

Afinal de contas, se o objetivo é facilitar o trabalho na hora de encontrar um candidato ou currículo, de nada adianta ter um monte de papel para analisar, sem a possibilidade de utilização de uma ferramenta de busca. 

Dessa forma, para implantar um banco de talentos você pode contar com um software de RH do mercado que possua essa funcionalidade.

Tendo o sistema à disposição, a primeira etapa é alimentá-lo com as informações dos candidatos.

Isso pode ser feito pela própria equipe de recursos humanos ou pelos candidatos, disponibilizando um link de acesso para cadastro no site da empresa, por exemplo.

É interessante que o banco permita a identificação de diferentes grupos (colaboradores, candidatos já aprovados em algumas etapas, cadastros externos) para facilitar o trabalho de segmentação do RH na hora de selecionar um currículo.

Além disso, o banco deve também ser atualizado periodicamente, já que os profissionais fazem novos cursos, adquirem novas experiências etc. 

Há opções de bancos que enviam mensagens por e-mail aos candidatos, solicitando que atualizem suas informações.

Em alguns casos, quando não for possível atualizar os dados do profissional (quando for um candidato externo, por exemplo, que não tem acesso para manter seu cadastro em dia), ele pode ser identificado com uma data de validade. 

Por fim é bom manter um backup do banco de talentos, para não correr o risco de perder essas informações, tão valiosas para a equipe de RH.