Bandas de Bollinger e como elas podem ser úteis para investidores?

Por admin

Você já ouviu falar em Bandas de Bollinger? Esse é um dos indicadores mais comumente utilizados quando se fala na análise técnica da volatilidade de um determinado ativo, especialmente entre os investidores mais experientes.

Com ele, é possível acompanhar as oscilações dos seus investimentos e ter as informações para tomar as melhores decisões acerca dos ativos.

Quer entender melhor como esse indicador funciona na prática e quais são as vantagens de estudar esse assunto e aplicá-lo nas suas operações? Acompanhe este post até o final!

O que são Bandas de Bollinger?

Bandas de Bollinger, também chamado de Análises de Bollinger, é o nome de um indicador usado em análises técnicas com o propósito de mensurar os níveis de volatilidade do valor de algum ativo. 

Essa técnica foi criada nos anos 1980 pelo analista John Bollinger. Basicamente, ela faz uso de um gráfico com três linhas (as chamadas bandas). A linha central representa uma média móvel, enquanto as linhas abaixo e acima dela se referem aos desvios padrão da ação analisada.

Conforme o preço do ativo variar, as bandas do gráfico irão se contrair ou se expandir. Os traders e investidores se baseiam nessas variações para entender como o mercado está se comportando ao longo do tempo. 

Quais são os princípios básicos das Bandas de Bollinger?

O método das Bandas de Bollinger funciona com base na relação entre os movimentos da média móvel, que fica no centro do gráfico, e das bandas de preço superior e inferior. 

A média móvel costuma acompanhar um período de 20 dias de variações. Já as bandas paralelas são calculadas a partir de uma fórmula estabelecida. Veja:

  • A banda superior é igual à média móvel simples + (2 x o desvio padrão de 20 dias)
  • A banda inferior é igual à média móvel simples – (2 x o desvio padrão de 20 dias)

Quando os preços estão dentro dessa faixa entre as bandas, é dito que estão se comportando da maneira esperada. No entanto, quando eles passam da banda superior ou inferior, são considerados fora do habitual. Por isso, a expectativa é que voltem para a faixa entre as bandas, já que existe uma tendência de voltaram para a média móvel novamente.

As principais vantagens para os investidores que aprendem sobre o assunto

As Bandas de Bollinger podem ser muito vantajosas para os traders que se empenham em aprender a utilizá-las. Um dos principais motivo para aderir a essa técnica é a possibilidade de definir quais são os momentos mais propícios para comprar ou vender os ativos.

Isso porque, ao revelar padrões, elas permitem que o investidor se antecipe aos movimentos do mercado. Por exemplo: se o preço cruzar a banda superior, a expectativa é que o valor do ativo caia, ou seja, é um bom momento para vender essas ações.

O mesmo acontece no exemplo inverso: quando o preço cruza a banda inferior, é prevista uma valorização em breve. Por isso, verifica-se um bom momento para comprar novos ativos.

Além disso, quando o investidor alia o método das Bandas de Bollinger ao uso de outros indicadores (exceto demais indicadores de volatilidade), é possível ter ainda mais segurança quanto às tendências do mercado, garantindo uma compra e venda de ativos mais assertiva e benéfica.

Saiba mais sobre Bandas de Bollinger e investimentos com a Onze

A Onze Invest é uma empresa que nasceu com o intuito de oferecer os melhores planos de investimentos para brasileiros que buscam taxas de juros mais justas e grandes oportunidades, vantagens que só são oferecidas pela Onze. 

Quer saber mais como as Bandas de Bollinger  atuam nos níveis de valor de algum ativo? Acompanhe as principais notícias pelo blog da Onze Invest e acesse o site para saber mais sobre como investir o seu dinheiro de forma mais segura e rentável!