O que significa Bear Market e quais são seus efeitos no mercado?

Por Redação Onze

Bear-Market

A expressão do inglês Bear Market (em português, mercado do urso) é utilizada em cenários na Bolsa de Valores que representam uma tendência de queda. Isso significa que uma determinada ação, segmento ou o mercado em si passa por dias em que os números exibem seguidamente resultados de baixa.

Entenda o Bear Market, como e quando ele ocorre e o que isso significa para seus investimentos. Acompanhe!

Qual é a origem da expressão Bear Market?

A expressão é bastante antiga e relaciona-se com o clima que envolve a movimentação da Bolsa de Valores. Nos últimos tempos, passou a ser empregada também em outros cenários, como títulos, moedas e criptomoedas.

O Bear Market faz referência a características do comportamento do urso. Mais especificamente, à sua forma de ataque, com as garras fazendo um movimento descendente. Sendo assim, esses termos são utilizados quando os cenários exibem uma tendência de queda.

A expressão costuma estar associada a uma corrente de baixas: ou seja, a um determinado título ou ao mercado como um todo que já caiu e passa a ter novas movimentações negativas.

Isso ocorre por um fator que vai além dos números O clima de pessimismo entre investidores e demais agentes após uma baixa acaba se instaurando, podendo influenciar outros pares, que passam a compor essa onda negativa.

Numericamente falando, a aplicação dessa classificação refere-se a uma queda superior a 20% em um determinado ativo, quando anteriormente houve uma alta de mesmo teor. Quando esse cenário preenche 80% de todo o mercado, o Bear Market é aplicado de forma generalizada.

Bull Market

E quanto ao Bull Market? Quem acompanha a movimentação do mercado financeiro certamente já ouviu essa expressão.

O Bull Market ou mercado do touro significa o oposto do Bear Market. A referência ao touro também está ligada ao seu comportamento de ataque. Neste caso, com os chifres seguindo em direção ao alto (curva ascendente).

Sendo assim, recebe essa classificação o mercado que está vivenciando um período de alta constante – ou seja, um clima de otimismo.

Quais fatores influenciam a tendência de queda?

Como o Bear Market envolve a “temperatura” do mercado como um todo, é importante entender que não há apenas um acontecimento, mas um conjunto de fatores que influenciam essas variações.

Entre eles está, por exemplo, a queda nos números relacionados ao Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação. A falta de empregos, baixas na atividade empresarial e o aumento nos juros são panoramas que alimentam o cenário de pessimismo.

E, como em termos econômicos sempre se fala em ciclos, a relação entre otimismo e pessimismo no mercado financeiro também atende a essa movimentação.

Tanto que, em linhas gerais, comenta-se que o mercado vivenciava o maior período de Bull Market da história até que a crise da Covid-19 o colocasse em um preocupante estágio de Bear Market.

Até quando vai durar? Esse tipo de questionamento se faz importante para o próximo ponto que vamos tratar neste artigo, que é a questão estratégica desses cenários.

Como negociar no Bear Market?

Nesse ponto, é importante ter em mente que não se trata de uma regra pronta, que pode ser utilizada com facilidade, mas um insight, uma orientação de como os especialistas e investidores experientes costumam agir nos cenários de Bear Market.

Em uma atitude que leva em conta análises, observações, estudos de mercado e, principalmente, antecipação, algumas estratégias fazem de um momento de pessimismo uma oportunidade de fazer alguns negócios.

Entre as possibilidades, uma das mais comuns é o ato de comprar na baixa para vender na alta. Ou seja, aproveitar o momento de Bear Market para adquirir papéis, tendo como expectativa a possível chegada de um cenário de Bull Market no futuro.

Um movimento contrário também pode ser colocado em prática: ou seja, a observação da possibilidade da chegada de um ciclo de baixa pode marcar o momento ideal para antecipar vendas.

Essas são formas distintas de observar e entender o Bear Market e suas possibilidades. Conheça também o nosso Guia Completo do Mercado Financeiro para informações mais detalhadas sobre outras características desse ambiente.

Siga as novidades da página Onze para conteúdos exclusivos sobre finanças pessoais e economia.