Bolsa de Valores em tempo real: como acompanhar o mercado

Por Redação Onze

o-que-e-a-b3

4 motivos para acompanhar a Bolsa de Valores em tempo real

O primeiro motivo para acompanhar a bolsa de valores em tempo real é aprender sobre como funciona o mercado financeiro. Quanto mais uma pessoa sabe sobre ações e renda variável, mais chances ela terá de receber alto retorno de seus investimentos. 

Sendo assim, estar diariamente bem informado sobre a bolsa vale não só para quem é , mas também para quem já é experiente. Conhecendo bem o mercado financeiro, é possível ter mais agilidade na compra e venda das ações. Essa é a segunda vantagem de acompanhar a Bovespa em tempo real. 

O humor do mercado é influenciado tanto por fatores internos de cada empresa (por exemplo, a saúde financeira para expansão e crescimento) quanto externos (como catástrofes naturais e o estado geral da economia do país). Por isso, o valor de uma ação geralmente sobe e desce mais de uma vez no mesmo dia. 

Observar essa variação e ter agilidade é essencial para identificar oportunidades de compra de papéis de empresas que estão subindo e minimizar perdas de receita, vendendo ações com tendência de desvalorização. Essas são outras duas vantagens de acompanhar a Bovespa em tempo real. 

Para entender a movimentação do mercado financeiro ao longo do dia, um dos métodos utilizados pelos investidores profissionais é a análise técnica. Esse tipo de avaliação considera o gráfico da variação histórica de uma ação para fazer previsões de tendência de alta ou queda.  

Quem acompanha a bolsa diariamente deve estudar esse tipo de análise para fazer compra e venda de ações de maneira mais assertiva. É importante ressaltar que essa avaliação deve ser feita com bastante cuidado por ser bastante complexa. 

Por isso, não tome decisões precipitadas se você ainda não tem conhecimento suficiente. O melhor que os iniciantes podem fazer é seguir estudando a Bolsa e contar com o auxílio de especialistas. 

Como acompanhar a Bovespa em tempo real

Há várias formas para acompanhar a bolsa de valores em tempo real. Basicamente, o que você precisa é de um bom acesso à internet. 

A primeira maneira é acessar o site da B3 (antiga Bovespa), empresa que opera a bolsa no Brasil. 

Pelo site da B3, é possível acompanhar o gráfico de vários índices, como o Ibovespa, fazer comparações entre índices, saber o volume total de dinheiro negociado no dia, ver valores de ações das empresas, entre outras informações. 

O acesso está disponível para qualquer pessoa, mesmo quem não investe na bolsa. 

Outra opção para acompanhar a Bovespa em tempo real são os home brokers das corretoras. Home broker é um programa para compra e venda de ações que o investidor precisa acessar para negociar na bolsa. 

Esse caminho é mais utilizado para quem já tem dinheiro aplicado em renda variável e possui uma conta em uma corretora. 

Uma terceira forma de se manter informado sobre a variação das ações em tempo real são os aplicativos de celular. 

Há vários desenvolvidos para essa finalidade, e eles facilitam a vida de quem não está conectado em um computador ao longo do dia, quando as operações da bolsa estão ocorrendo. Exemplos de aplicativos: Investing, Bloomberg, MSN Dinheiro e Yubb. 

4 dicas para investir na Bolsa de Valores

Estude o mercado

Nunca pense que você já tem conhecimento suficiente. Acompanhe a bolsa diariamente, acompanhe o noticiário de economia, acompanhe especialistas na área, aprenda a fazer a análise técnica das ações, faça cursos. 

Quanto mais você souber, melhores suas chances de ganhar dinheiro com ações.  

Estude as empresas

Além da análise técnica, que utiliza gráficos para identificar tendências, existe também a análise fundamentalista. 

Esse tipo de avaliação observa a empresa emissora das ações para entender sua solidez no ambiente macroeconômico e minimizar chances de perda de receita. Essa análise ajuda a escolher quais ações comprar, especialmente pensando no longo prazo. 

Saiba aonde está investindo

Uma dica, especialmente para quem está começando, é comprar ações de empresas que você conhece e gosta como consumidor. 

Se você gosta, provavelmente já tem um mínimo de conhecimento sobre o produto ou serviço que ela oferece e considera que ele é de qualidade. Invista no que você acredita. 

Conte com ajuda profissional

Especialmente se você é um jovem investidor, evite se aventurar sozinho para não acabar perdendo dinheiro à toa. 

Contar com a ajuda de especialistas é uma forma de saber em que direção seguir. 

Quer saber mais sobre investimentos? Confira a Onze.