Buy and Hold: conheça a técnica usada por investidores de sucesso

Por Redação Onze

buy and hold

Escolher uma estratégia de atuação bem definida e que mire na valorização das aplicações é um caminho promissor para qualquer investidor. As possibilidades para se seguir esse caminho são diversas – ainda mais quando estamos falando de um ambiente específico, como a Bolsa de Valores.

Quando se trata de adotar uma estratégia, os investidores atuantes no mercado de ações têm, portanto, algumas técnicas conhecidas à disposição para combinar com seu perfil pessoal: o Day Trader, o Swing Trader, o Scalper e o Position são algumas delas. Uma das mais conhecidas e utilizadas, no entanto, é a técnica do Buy and Hold

🡪 Conservador, Moderado, Arrojado? Conheça seu perfil de investidor!

🡪 Tudo o que você precisa saber sobre comprar ações na Bolsa de Valores!

Popularizada ao redor do mundo por ser muito utilizada pelo norte-americano Warren Buffet – considerado um dos maiores investidores de todos os tempos, com fortuna avaliada em aproximadamente US$ 90 bilhões -, o Buy and Hold é uma estratégia de atuação que visa o benefício a longo prazo no mercado de ações. Ao contrário do Day Trader ou mesmo do Scalper, que buscam o lucro realizando diversas operações em curto espaço de tempo, o adepto do Buy and Hold mantém a mesma ação por um longo período, aguardando sua valorização – o que não significa comprar o ativo e “esquecer” dele.

Warren Buffet – Inspirar-se nas ações adotadas por investidores de renome mundial é uma boa forma de escolher sua estratégia, e poucos investidores têm tanto reconhecimento quanto o bilionário de 89 anos. Para Buffet, o tempo e os juros compostos são os grandes parceiros do investidor que busca acumular riquezas. 

É por isso que ele prefere a estratégia do Buy and Hold, comprando ativos de empresas cujos potenciais ele acredita quando o mercado está em baixa, porém já prevendo suas valorizações no futuro. Nascido em Nebraska e empreendedor desde jovem, Buffet deixa claro que essa técnica requer muita leitura, estudo e análise, especialmente em cima dos balanços financeiros das empresas e do mercado em geral. 

O que consiste o Buy and Hold?

O Buy and Hold consiste exatamente naquilo que a tradução literal do inglês indica: “comprar e segurar”. O investidor compra a ação ou um conjunto de ações e mantém, buscando se beneficiar após algum tempo com sua valorização e com os dividendos que podem trazer. É uma técnica indicada para investidores com disposição para obter resultados futuros e que não se deixarão afetar pelas flutuações de alta e baixa do mercado.

Assim como toda estratégia, ela possui vantagens e desvantagens, defensores e críticos: cabe a cada pessoa, com base na análise de seu perfil de investidor, decidir pela mais adequada.

Características e vantagens do Buy and Hold

– Estratégia de longo prazo, onde uma mesma ação pode ser mantida por 5 anos, 10 anos ou até décadas;

– Segue a ideia de economizar nos custos de transação (taxas de corretagem, impostos, etc.): para o investidor, quanto menos operações forem feitas, menores os gastos;

– É adequado principalmente quando se trata de ações de grandes empresas e com excelente histórico de gestão, o que aumenta a probabilidade de valorização dos ativos;

– Possibilita o lucro sem venda de ações por meio dos dividendos: o dinheiro que algumas empresas distribuem entre seus acionistas (os donos da ações) quando há lucro nas atividades da organização;

–  A maneira ideal de agir no Buy and Hold é diversificando os ativos e formando uma carteira de investimento variada e de qualidade, buscando aplicar em ações ou em fundos das melhores empresas quando o mercado apresenta boas oportunidades.

Riscos dessa estratégia

– O investidor precisa ter controle emocional para não se deixar influenciar pelas oscilações do mercado, desfazendo-se das ações antes da hora;

– Não possibilita lucros rápidos;

– O investidor precisa acompanhar constantemente as informações e a atuação da empresa que lhe vendeu as ações;

– Simplesmente comprar um ativo qualquer quando o mercado está em baixa e esperar, torcendo para que dê certo, não costuma dar resultado: é preciso muita análise antes de decidir e acompanhamento após a aquisição;

– É difícil saber o momento certo de “desistir” de um ativo que foi comprado pensando no Buy and Hold mas acabou se estagnando com o tempo, sem valorização. 

Você conhece seu perfil de investidor?

O suitability, ou perfil de investidor, é um forma de analisar o comportamento de uma pessoa para descobrir, segundo critérios de segurança, rentabilidade e liquidez, quais os tipos de investimento mais adequados para ela. É uma análise fundamental a ser feita antes de serem definidos objetivos, resultados esperados e conhecer os ricos que se está disposto a correr.

Dependendo do seu perfil de investidor, a estratégia do Buy and Hold pode ou não ser a mais adequada a ser seguida. Apesar de não serem os únicos, existem três perfis principais de investidor:

–  Conservador: o investidor dá preferência às aplicações seguras, com pouco risco de prejuízo. Podem ser investidores iniciantes e com pouco conhecimento para arriscar, ou até os mais experientes, que desejam aumentar o patrimônio sem correr riscos.

– Moderado: apesar de também desejar segurança, esse investidor está disposto a arriscar um pouco mais. Geralmente é a pessoa que adquiriu experiência no mercado de ações com ativos seguros e está disposta a experimentar outras opções.

– Arrojado: com conhecimento do mercado financeiro, esse investidor não hesita em aplicar em ações de risco. Ele adota estratégias bem definidas para compensar possíveis perdas com lucros obtidos a longo prazo, usando uma carteira de investimentos variada.

🡪 Descubra já o seu perfil de investidor!

Saiba mais sobre ações e investimentos
A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores, ajudando-o tanto a definir sua carteira de investimentos quanto a tomar boas decisões sobre o futuro. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.