Investir em Startups: vale a pena?

Por Redação Onze

Já imaginou se tornar sócio de empresas com alto potencial de crescimento e rentabilidade?

Ao investir em startups, é possível apostar em ideias que podem se transformar em negócios bilionários como Google, Amazon e Facebook.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, investir em startups pode ser muito mais simples do que parece. Além disso, pode ser um ótimo negócio se está interessado em obter retornos potenciais mais significativos em comparação a investimentos tradicionais.

Para começar a investir em startups, primeiramente é importante entender o conceito de uma e saber como funciona esse tipo de investimento para avaliar se investir em Startups vale a pena. Uma Startup vai muito além de um empresa com ambiente descontraído com piscina de bolinhas ou mesa de sinuca e escorregador. É um modelo de negócio que, por ter um perfil disruptivo e altamente inovador, possibilita ao investidor alta rentabilidade.

Uma das principais vantagens de investir em Startups é a gerar lucro acima da média de mercado de forma rápida. A desvantagem de investir em startups é o fato de ser um investimento de alto risco. Assim, quanto mais no início se investir em uma startup, maior é o risco. Por outro lado, ao investir em uma Startup no seu estágio inicial, maior será o retorno sobre o investimento se a ideia der certo e se transformar em um negócio lucrativo.

Por esse motivo, é preciso avaliar com cautela onde investir, já que nem toda Startup se torna um unicórnio — empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

Saiba como investir em Startups e se vale a pena apostar neste tipo de investimento

Há diversas formas de investir em Startups. Uma delas é se tornar um investidor anjo e passar a ter uma participação minoritária nos negócios. Mas, apesar de não atuar no dia-a-dia da empresa, o investidor apoia o empreendedor compartilhando sua expertise e rede de relacionamentos para contribuir com o sucesso do negócio.

Além de aplicar recursos financeiros, o investidor anjo atua como mentor e conselheiro, por isso esse tipo de investimento é conhecido como smart-money.

Outra forma de investir em Startups é participar de rodadas de investimentos, em que as startups apresentam suas projeções financeiras e estratégias para alcançar metas agressivas a investidores interessados para a captação de fundos.

Tipos de investimentos

Fundos de investimento para startups

São fundos de investimento de alto risco, mas de alto retorno. Os gestores do fundo são os responsáveis pela alocação do investimento, e se comprometem a dar um retorno sobre o investimento em tempo determinado.

Esse tipo de investimento indicado a investidores com perfil arrojado, pelo fato de ser um investimento de longo prazo e riscos envolvidos.

Equity funding

Equity funding simplifica ainda mais o investimento em Startups por possibilitar que seja feito por meio de plataformas online de captação de recursos, que pode ser comparado às plataformas colaborativas de vaquinha virtual. Oportunizando acesso de pequenos investidores no mercado de investimento de Startups.

Basta se cadastrar em um site especializado para escolher os investimentos em Startups e fazer a transferência dos recursos. Nessas plataformas, as empresas apresentam seu perfil e informações como valor de aporte e como os investimentos serão aplicados, além de apresentar perspectiva de retorno.

Quando a captação é finalizada, o investidor recebe o seu título de investimento. A venda é feita em cotas e cada uma dessas cotas representa participação no capital da startup proporcional ao que foi investido. As ofertas para captação de fundos ficam disponíveis nesse tipo de plataforma online por até seis meses. Se nesse período a startup não capta o valor necessário, o valor investido é devolvido integralmente aos investidores, e a operação não é realizada.

Comece a investir em Startups com a ajuda da Onze Investimentos. A empresa oferece uma experiência personalizada aos investidores que podem ter acesso aos melhores oportunidades e diversificar seus investimentos.