BVSP: saiba o que significa e onde a sigla é usada

Por Redação Onze

bovespa

Para quem deseja investir no mercado financeiro, é muito importante entender sobre os diferentes aspectos da Bolsa de Valores.  Atualmente, a Bolsa de Valores de São Paulo – ou B3, como hoje é conhecida – é a bolsa oficial do Brasil.

De maneira resumida, a bolsa de valores é um mercado onde pessoas e empresas se relacionam através da compra e venda de seus títulos e ações.

Neste post vamos falar sobre algumas características da bolsa, como a sigla BVSP utilizada.  

O que significa BVSP

Antes conhecida como BM&F Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo se uniu à Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), originando, em 2017 a B3 – Brasil, Bolsa e Balcão. 

A B3 nasceu como a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo, com patrimônio de US$ 13 bilhões.

A BVSP continua sendo a instituição que organiza a compra e venda de ações em um ambiente seguro e transparente.

Hoje, funciona totalmente online, e é considerada como a maior depositária de títulos de renda fixa da América Latina, e a maior câmara de ativos privados do Brasil, capaz de processar mais de 10 milhões de negócios por dia. 

Por meio da BVSP, atual B3, os investidores conseguem ter acesso a diversas alternativas de investimento, como ações, commodities, fundos, entre outras.

O principal índice do mercado brasileiro, o Ibovespa indica o comportamento das principais ações que são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. 

E você pode acompanhar em tempo real e compreender como o mercado financeiro brasileiro se comportou naquele período. 

Como acompanhar as cotações da BVSP em tempo real

Há várias formas para acompanhar a bolsa de valores em tempo real, vamos explicar abaixo cada uma delas:

Site da B3 

Você pode acompanhar pelo site da B3 o gráfico do Ibovespa, fazer comparações entre índices, saber o volume total de dinheiro negociado no dia, ver valores de ações das empresas, entre outras informações. O acesso está disponível para qualquer pessoa, mesmo quem não investe na bolsa. 

Home brokers das corretoras

Home broker é um programa para compra e venda de ações. Através dele, o investidor consegue acesso para negociar na bolsa.

Aplicativos de celular

Há vários aplicativos desenvolvidos que permitem acompanhar e negociar ativos no mercado pelo celular. Exemplos de aplicativos: Investing, Bloomberg, Benziga, Finimize, MSN Dinheiro, Bolsa de Valores App e Yubb.