Calculadora CDI: o que é e como usar

Por Redação Onze

calculadora

A calculadora do CDI é uma ferramenta básica para corrigir valores e planejar investimentos. Com ela, dá para descobrir, por exemplo, quanto uma determinada aplicação vai render no futuro com a incidência de juros compostos. E o melhor: sem que você tenha que se dedicar a cálculos complexos.

Para entender como funciona a calculadora do CDI, investimentos que podem ser calculados e como usar a ferramenta, basta continuar com a leitura do artigo. Acompanhe as dicas.

O que é uma calculadora do CDI 

Calculadora do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma ferramenta que permite corrigir valores de aplicações financeiras ou dívidas considerando a incidência de juros compostos. O cálculo é feito com base no índice  — que é bastante utilizado como referência para a rentabilidade de diversos investimentos em renda fixa.

Em outras palavras, a calculadora do CDI é uma ferramenta útil para calcular os valores referentes a juros que você vai receber em um investimento que tem rentabilidade atrelada ao índice. Por isso, serve também como um instrumento de planejamento financeiro.

A principal calculadora do CDI disponível é a Calculadora do Cidadão, disponibilizada online gratuitamente pelo Banco Central. Qualquer pessoa pode usar. Além de corrigir valores pelo índice, a ferramenta permite calcular financiamentos com prestações fixas, aplicações com depósitos regulares e valores futuros de um capital. 

Mas antes de ver o passo a passo para usar uma calculadora do CDI, confira a importância da ferramenta no tópico a seguir.

Importância de uma calculadora do CDI 

Conforme vimos, CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Os CDIs são títulos por bancos para emprestar dinheiro para outros bancos. 

Eles são fruto de uma regra estabelecida pelo Banco Central: a de que os bancos devem ter saldo positivo ao fim de cada dia. Nem sempre isso é possível  — é o caso dos dias em que há mais saques do que depósitos. Aí, as instituições realizam essas operações financeiras para que nenhuma delas fique no vermelho. 

A média de juros dos empréstimos de CDI é transformada na taxa DI. Ela é usada como referência para a rentabilidade de diversos tipos de investimentos no Brasil. É o caso, por exemplo, das seguintes aplicações de renda fixa:

  • CDI: certificado de depósito bancário
  • LCI: letra de crédito imobiliário
  • LCA: letra de crédito do agronegócio
  • LC: letras de câmbio
  • Tesouro Direto.

Em termos práticos, significa que o investidor, ao aplicar nesses títulos, vai lucrar conforme a taxa do CDI  — quando o investimento está atrelado a ele. Então, acompanhar o índice é fundamental para avaliar a rentabilidade das aplicações. Vale lembrar que o CDI é divulgado diariamente pela Cetip, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos. 

Como usar uma calculadora do CDI 

Agora que você conhece a finalidade da calculadora do CDI e a importância do índice, é hora da parte prática: como fazer os cálculos. A seguir, confira o passo a passo simplificado.

1. Confira o CDI do período 

Para usar a calculadora, primeiro você precisa conhecer o CDI do período. Para isso, basta acessar o site da B3, a bolsa de valores do Brasil, e conferir a taxa DI no menu superior à esquerda. 

2. Acesse a calculadora do CDI

Em seguida, é preciso acessar a Calculadora do Cidadão. O acesso é gratuito, e a ferramenta pode ser utilizada pelo computador ou pelo dispositivo móvel  — nesse caso, pelo aplicativo disponível nas lojas Google Play e App Store. Apesar da popularidade da calculadora do Banco Central, há ainda a possibilidade de usar outra plataforma de sua preferência.

3. Informe as datas 

Na ferramenta, selecione a aba referente ao CDI. Preencha os campos em branco na calculadora: data inicial, data final, valor a ser corrigido (ou seja, o valor que você investiu) e percentual do CDI. Depois, clique na opção “Corrigir valor”. É fácil, né? Com isso, a calculadora faz o cálculo e mostra o índice de correção do período na tela.

4. Analise as informações

Por fim, é preciso analisar os valores indicados pela calculadora para tomar decisões. Você pode, por exemplo, fazer simulações para comparar a rentabilidade de diferentes aplicações em renda fixa. Ou ainda saber em quanto tempo você vai chegar ao montante desejado a partir das suas aplicações atuais, por exemplo. 

Na prática, a calculadora do CDI é um instrumento básico para planejar os seus investimentos. E aí, entendeu como funciona a ferramenta? Compartilhe este artigo se você gostou das dicas e confira outros conteúdos exclusivos do blog para aprender mais sobre o universo de finanças e investimentos.