Cálculo de juros compostos: qual é a importância e como fazer

Por Redação Onze

Importância do cálculo de juros compostos

Juros compostos são juros que incidem sobre juros. Diferentemente dos juros simples (que incidem sobre um valor inicial), os juros compostos são aqueles que incidem sobre o capital acumulado, que é atualizado todo mês.

Dependendo da operação financeira realizada, eles podem trabalhar contra você ou a seu favor. Por isso, é essencial compreender como funcionam os juros compostos. Na prática, por serem aplicados sobre o montante acumulado, eles têm efeito multiplicador. Ou seja: crescem de forma exponencial e com bastante rapidez.

Parece confuso? Confira abaixo a importância deles em diferentes situações.

Investimentos

Em investimentos, os juros compostos trabalham a seu favor. Nesse caso, os juros incidem sobre capital aplicado e rendimentos, sempre de maneira mais veloz à medida que o montante cresce. 

É o que acontece, por exemplo, em aplicações em previdência privada e títulos de renda fixa, como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e Tesouro Direto.

Então, especialmente em janelas temporais longas, compreender o peso dos juros compostos é essencial para avaliar a rentabilidade do investimento e prever o tempo necessário para você alcançar o valor desejado. 

Quanto maior é o tempo da aplicação, mais acentuado é o trabalho dos juros compostos  — e mais você ganha ao fazer o resgate. Por isso, é fundamental criar estratégias de longo prazo ao fazer aplicações financeiras.

Financiamentos e empréstimos

Ao contrário dos investimentos, em financiamentos e empréstimos os juros compostos são inimigos do tomador de crédito. Nesse caso, eles incidem sobre o valor total da dívida, como ocorre no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito, por exemplo. 

Assim, surge o efeito bola de neve: como os juros se multiplicam rapidamente, fica cada vez mais difícil quitar a dívida. 

Então há o perigo de perder o controle financeiro e comprometer o orçamento. Por isso, antes de recorrer a financiamentos e empréstimos, é essencial avaliar cautelosamente as taxas de juros e fazer um planejamento consistente para pagar todas as prestações em dia.

Como é o cálculo de juros compostos

O cálculo de juros compostos é feito a partir da seguinte fórmula: M = C (1+i)t. Para realizar a operação, confira o que cada letra significa:

  • M: montante acumulado
  • C: capital investido
  • i: taxa de juros
  • t: período de tempo

Aí, basta aplicar a fórmula descrita acima. Para isso, use a taxa de juros em formato decimal e selecione um período de tempo equivalente a essa taxa. Com essas orientações em mente, dá para fazer o cálculo de juros compostos sem erros.

Três calculadoras de juros compostos

A seguir, conheça algumas calculadoras de juros compostos para facilitar o cálculo.

1. Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão é a ferramenta mais conhecida no mercado. Ela é gratuita e disponibilizada no site do Banco Central. Com ela, é possível corrigir valores de aplicações financeiras e dívidas por meio do cálculo de juros compostos. A correção pode ser feita a partir de indicadores como Selic, Poupança e CDI.

2. Calculadora Mobills

Outra ferramenta on-line é a calculadora do Mobills, aplicativo de controle financeiro. Ela funciona de maneira simples: basta inserir o valor inicial, o valor mensal, a taxa de juros e o período a ser calculado. 

3. Simulador Me Poupe!

O simulador de juros compostos do canal Me Poupe!, da educadora financeira Nathalia Arcuri, também é fácil de usar e gratuito. Basta inserir as informações nos campos de preenchimento e clicar no botão “Calcular”.

Independentemente da calculadora escolhida, você só precisa preencher os dados corretamente para ter acesso aos números na tela. Vale a pena, portanto, testar as ferramentas que você acabou de conhecer aqui.

E então, ficou mais claro como funciona o cálculo de juros compostos? Com essas ferramentas on-line, você vai saber os valores do seu investimento ou empréstimo com poucos cliques. E, dessa forma, poderá tomar decisões melhores para o seu patrimônio.

Se você gostou deste conteúdo e está em busca de dicas de finanças e investimentos para o longo prazo, que contribuam para uma aposentadoria mais tranquila e confortável, confira estes posts:

Pronto, é hora de acumular mais conhecimento sobre investimentos e fazer os juros compostos trabalharem a seu favor. Preparado? Deixe um comentário.