Ações para comprar hoje: o que analisar antes de investir

Por Redação Onze

Que o mercado financeiro de renda variável é volátil não restam dúvidas. Assim, quais ações para comprar hoje seriam as mais indicadas, considerando que os preços mudam de um momento ao outro?

Embora até exista a impressão de que operar no segmento de ações seja um jogo de apostas, o acaso não funciona nesse ramo. Para ter sucesso, é preciso traçar objetivos e, a partir disso, criar uma boa estratégia.

Portanto, está nas suas mãos fazer bons negócios com papéis de empresas na bolsa de valores. Basta continuar com a gente neste conteúdo para saber ainda mais. Vamos em frente?

Ações para comprar hoje: como descobrir?

Diferentemente de uma aplicação em renda fixa, na qual você já sabe de antemão quanto seu dinheiro vai render, com ações, não há garantias

Em contrapartida, é essa imprevisibilidade que faz esse investimento ser lucrativo. Afinal, se há risco de perdas expressivas, há igualmente a chance de obter excelentes rendimentos.

Para aumentar essas possibilidades, os especialistas (e agora você) se dedicam a examinar o mercado em busca de sinais de que uma ação vai se valorizar ou entrar em baixa. É aí que entram em cena dois tipos de análise indispensáveis para quem pretende comprar ações com o mínimo de exposição ao risco: a técnica e a fundamentalista.

Análise técnica

Indicada para investidores de curto prazo ou que operam no day trade, a análise técnica é aquela que parte dos dados dispostos nos gráficos das ações.

As bases desse tipo de avaliação foram lançadas por Charles Dow em 1884, na teoria que leva seu sobrenome e de onde vem o índice Dow Jones, utilizado até hoje. Segundo o jornalista norte-americano, o preço de uma ação segue sempre as tendências primária, secundária e terciária.

De forma resumida, a tendência primária é a dominante, prevalecendo em períodos longos. A secundária é o conjunto de movimentos de altas e baixas dentro da tendência primária e, sendo assim, a terciária se insere nas tendências secundárias.

Análise fundamentalista

Toda análise técnica parte do pressuposto de que o valor de uma empresa listada na bolsa é conhecido e verdadeiro. Mas e se o preço de uma ação no gráfico não refletir exatamente o que ela realmente vale?

Para responder a essa pergunta, as ferramentas técnicas não são suficientes. Por isso, devem ser empregados métodos que avaliam o custo de uma ação pelos seus fundamentos. É assim que começa a análise fundamentalista, pela qual grandes investidores, como o célebre Warren Buffett, fizeram fama e fortuna em Wall Street.

A diferença é que, enquanto a análise técnica só considera o que está contido nos gráficos, a fundamentalista utiliza dados contábeis. Dessa forma, EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), balanços patrimoniais, Fluxo de Caixa Descontado (FCD), entre outras informações originadas na  contabilidade passam a ser empregadas nos cálculos.

Trata-se de uma análise mais sofisticada e, por isso, indicada para quem quer justificar investimentos em ações no longo prazo.

Fatores para decidir qual ação comprar hoje

Seja qual for a análise, ela só será útil se for realizada conforme os objetivos de cada negociação. Dessa forma, para quem pretende obter lucros rápidos no intraday, a análise técnica é ideal porque oferece tudo que o investidor precisa saber para decidir ou não por uma compra.

Mas se as metas são conservadoras, como gerar renda passiva com ações ou lucros mais substanciais, então a análise fundamentalista oferecerá o alcance necessário para tomar decisões acertadas.

Paralelamente, é de extrema importância conhecer o seu perfil de investidor. Quem é avesso aos riscos ou pretende receber dividendos se encaixa melhor em aspectos fundamentalistas. Já os que têm mais  tolerância a perdas podem ter bons resultados negociando no curto prazo.

Carteiras recomendadas para comprar ações hoje

Outra “regra de ouro” para os que atuam no mercado financeiro é jamais concentrar os investimentos em um único ativo. Por outro lado, vimos que fazer análises demanda algum esforço e tempo, tendo em vista que é preciso reunir uma quantidade substancial de dados.

Pensando nisso, as corretoras e casas de research (especialistas no setor de investimentos) se dedicam a indicar aos  clientes as chamadas carteiras recomendadas. Nelas, as melhores ações já foram analisadas previamente, uma vez que tiveram suas performances estudadas por especialistas.

Então, se você quer ganhar tempo, procure essas carteiras antes de investir em ações.

Ações para comprar em 2020

O ano de 2020 deve trazer diversas oportunidades para investir em ações, a despeito de crises e de oscilações bruscas no mercado. Nesse sentido, vale prestar atenção às ações do Banco do Brasil (BBAS3) e da Petrobras (PETR3 ou PETR4), ligadas a setores estratégicos e fundamentais.

Outras opções interessantes são as ações da Cia. Paranaense de Energia, a Copel (CPLE3), que se encontra em uma tendência primária de alta. Correndo por fora, os papéis da Via Varejo (VVAR3) e Engie (EGIE3) devem ser alternativas a se considerar.

Por fim, lembre-se sempre de analisar as tendências de alta ou de baixa a partir do volume de ações negociadas.

Estando bem informado, é possível ter mais segurança ao escolher ações para comprar hoje. Essa é, afinal, a missão do blog da Onze: ajudar você a ter sucesso ao realizar investimentos.