CDB e IPCA: saiba a relação entre os dois

Por Redação Onze

CDB

Quando se busca informações sobre investimentos, um dos títulos mais procurados é o CDB, aplicação que apresenta diversas vantagens para todos os tipos de investidores. No entanto, para conseguir o retorno esperado, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens dessa aplicação, assim como seus índices, incluindo o IPCA.

Para você, que é investidor, ou deseja investir e quer entender melhor sobre o CDB e IPCA e a relação entre eles, confira o artigo que preparamos para você saber como e onde investir melhor.

O que é CDB?

O CDB ou os Certificados de Depósito Bancário são, basicamente, títulos de créditos emitidos por bancos e instituições financeiras. Funciona como um empréstimo que o cliente faz para o banco e empresta a outros clientes. Os juros, que são muito altos, têm uma parte cedida ao investidor. O resultado da operação é de lucro para o investidor, que adquire os títulos do CDB.

Atualmente, o CDB consiste em um depósito com prazo determinado e a rentabilidade pode ser pós-fixada, a qual também é atrelada a algum índice como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), CDI (Certificados de Depósitos Interbancários), TBF (Taxa Básica Financeira), ou prefixada. Aqui, a taxa de juros e remuneração do capital investido é detalhada já no momento da aplicação, voltada especialmente para investidores mais conservadores. Isso porque ele consegue calcular exatamente a remuneração em reais que obterá até o seu vencimento.

Vantagens

Você quer investir em CDB? Então, é importante conferir quais as principais vantagens e desvantagens de comprar títulos CDB. Veja mais abaixo:

  • Apresenta rendimentos melhores do que a poupança;
  • Mais flexibilidade, agradando todos os tipos de investidores;
  • Em contratos pós-fixados, é possível se beneficiar diretamente do aumento dos juros;
  • Investimentos que não ultrapassarem o valor de R$ 250 mil têm a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) do Banco Central;
  • Os CDBs não envolvem a cobrança de taxa de administração;
  • Alguns podem ter liquidez diária e podem ser resgatados a qualquer momento.

Desvantagens

No entanto, assim como qualquer outro investimento, adquirir títulos CDB também pode apresentar algumas desvantagens. Conheça algumas delas antes de fazer suas aplicações:

  • O investimento é tributado pelo Imposto de Renda, que pode variar entre 15% a 22,5%;
  • Pode haver a cobrança do IOF caso, por algum motivo, a aplicação dure menos de 30 dias;
  • A aplicação mínima é maior do que a de outros concorrentes, e varia muito em função do nível de risco e do potencial de retorno;
  • É uma aplicação sujeita a riscos.

O que é IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ou IPCA, é o indicador oficial da inflação no Brasil. Esse índice é definido todos os meses com base em pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre os valores praticados no comércio em todo o Brasil, e é usado pelo Governo para definir diversos pontos da política econômica e monetária do país. Entre as políticas mais importantes, podemos destacar a taxa básica de juros Selic.

O principal objetivo do IPCA é medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços que são comercializados no varejo para o consumo pessoal das famílias brasileiras. Mas e qual a relação entre o CDB e o IPCA?

Qual a relação entre CDB e IPCA?

Em investimentos, a chamada rentabilidade real acontece quando o seu ganho fica acima da inflação. Por isso, utilizar o IPCA como indexador pode ser uma ótima opção para o investidor que deseja garantir estar sempre acima da inflação, ou seja, ganhando dinheiro.

Ao adquirir os títulos do CDB pós-fixado, o investidor terá um indicador de referência para a rentabilidade de seu investimento, mas só é possível saber qual será o retorno depois. Isso porque ele seguirá a dinâmica de variações do indicador. Esse retorno tem sua rentabilidade de acordo com variação da inflação, medida pelo IPCA.

Já no CDB pré-fixado, para o investimento ter uma rentabilidade real, ela deve ser maior que o IPCA no período final. Por exemplo, se sua aplicação rende 5% ao ano e a inflação for de 3%, há um ganho de 2%. Já, se na mesma hipótese, a inflação for de 7%, há uma perda de 2%.

Vale a pena investir em CDB?

Por fim, fica a pergunta: Vale a pena investir em CDB? Como existem modalidades diferentes de CDB, os rendimentos são muito variados. E isso é visto como um fator positivo, uma vez que abrange todos os tipos de investidores, desde os mais moderados até os mais agressivos.

No entanto, a análise da instituição escolhida para fazer o investimento é indispensável, já que o tamanho da empresa pode influenciar bastante na taxa aplicada sobre os investimentos.

Portanto, pode-se concluir que investir em CDB vale a pena, já que é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para depósitos de até R$ 250 mil. Além disso, possui um baixo risco de crédito, muito parecido com a poupança, mas quando comparado a ela, tem um retorno financeiro maior.

Porém, como existem diversos tipos de investimentos no CDB, para saber qual o melhor para os seus objetivos, o mais adequado é que você consulte um assessor de investimentos para analisar quais investimentos estão de acordo com o seu perfil.

Continue acompanhando o siteda Onze Investimentos para ter mais dicas de como investir melhor o seu dinheiro e como diversificar a sua carteira.