CDB no vencimento ou com liquidez diária? Qual o mais indicado?

Por Redação Onze

cdb

O CDB é um título da renda fixa emitido por instituições financeiras. Ele pode ter resgate no vencimento ou a qualquer momento. No entanto, antes de definir a melhor forma de investir nessa aplicação financeira, é preciso considerar as características do CDB com liquidez diária.

Qual alternativa tende a trazer a melhor remuneração? Para quais casos o CDB liquidez diária é indicado? Vamos responder essas perguntas neste conteúdo. Acompanhe! 

O que é um CDB?

O Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por instituições financeiras. Ao adquirir o seu, você empresta dinheiro ao banco e recebe o rendimento ao final do prazo da aplicação.

Esse investimento tem diferentes características. Em alguns casos, oferece liquidez diária, ou seja, resgate a qualquer momento, com depósito do valor em até 1 dia útil (D+1, como é conhecido).

Em outros, tem um prazo de carência. Ele se refere a um período em que está proibido fazer o resgate do dinheiro. Por exemplo, a data de vencimento é em 2 anos e a liquidez do CDB é diária, mas durante 3 meses o dinheiro precisa ficar aplicado. Depois disso, pode ser resgatado.

Além disso, existem 3 modelos de remuneração. Veja quais são:

Prefixado

O retorno é definido antes da compra do CDB. Você sabe qual percentual receberá na data de vencimento. Por exemplo: 3,9% ao ano. É indicado para aplicações de longo prazo e para períodos em que ocorre expectativa de queda da Selic, a taxa básica de juros da economia. 

Pós-fixado

O modelo mais comum prevê uma remuneração de acordo com a variação de um indexador. Muito confuso? Vamos explicar. 

O rendimento depende de um índice de referência. Geralmente, é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que serve como base para as operações entre bancos e fica próximo à Selic. Por isso, é recomendado para períodos de alta dos juros.

Híbrido

A rentabilidade tem uma taxa fixa e outra variável. Costuma usar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como base, porque esse indicador mede a inflação oficial. Assim, você sempre tem um ganho real. Um exemplo é o retorno de 1,5% + IPCA.

O que é CDB com liquidez diária?

É o Certificado de Depósito Bancário que pode ser resgatado a qualquer momento. Isso significa que você pode vender o papel quando quiser e tem acesso ao dinheiro com o retorno proporcional dos juros.

Liquidez diária x no vencimento: como escolher?

A escolha entre deixar o dinheiro investido ou ter a possibilidade de sacar quando quiser depende da sua condição atual. Quem pode esperar terá uma rentabilidade mais elevada no futuro. 

Por outro lado, o CDB com liquidez diária é interessante para quem precisa formar uma reserva de emergência. Como esse dinheiro é usado para gastos imprevistos, é fundamental poder sacá-lo a qualquer momento.

Além disso, essa última possibilidade é melhor do que a poupança. O CDB tende a garantir um rendimento mais alto, sem contar que remunera todos os dias — a poupança oferece o retorno apenas a cada 30 dias, na data de aniversário.

Quais os riscos e as vantagens de cada um?

Os CDBs com liquidez diária e resgate no vencimento têm os dois lados. Entenda cada um deles.

Riscos

As duas modalidades têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que compensa até R$ 250 mil por CPF por banco em caso de falência da instituição financeira. O risco da liquidez diária é a remuneração abaixo do esperado, já que é proporcional. 

Ainda há aplicação de Imposto de Renda, com alíquota elevada, pois segue uma tabela regressiva.

Por sua vez, é preciso analisar o rating de classificação do banco para evitar problemas até o vencimento. Essas classificações estão detalhadas no próprio home broker da corretora.

Vantagens

O CDB com liquidez diária tem o benefício de ser resgatado a qualquer momento sem perdas. O valor é depositado na conta em 1 dia útil. 

Por outro lado, o título de longo prazo pode render mais, especialmente se você investir no prefixado na tendência de baixa ou no pós-fixado quando a expectativa é de alta.

Qual o rendimento do CDB com liquidez diária?

É variável, conforme o que ficou definido antes da compra do título. De modo geral, ocorre diferença de acordo com a instituição financeira. Confira:

Bancos de grande porte

Costumam oferecer retorno menor. A média de rendimento é de 80% do CDI. Isso significa que, do total do índice, o retorno é de apenas 80%.

Bancos de médio e pequeno porte

Oferecem uma rentabilidade mais elevada, pois existem mais riscos na operação. O rendimento costuma começar em 100% e pode chegar até a 130% do CDI. Nesse caso, o retorno é maior do que o indexador.

Quando o CDB com liquidez diária é recomendado?

Essa aplicação financeira é válida para quem quer investir, mas tem dúvidas de quando precisará do dinheiro. 

Também é uma boa opção para pessoas sem renda mensal definida e para aqueles que estão formando sua reserva de emergência.

Quando vale a pena investir em CDB com liquidez diária?

Essa alternativa é viável sempre que você precisa de segurança para investir aliada à flexibilidade no resgate. 

Aqui, é importante avaliar seus objetivos e considerar os impostos cobrados, já que o CDB com liquidez diária sofre incidência de Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse último somente em casos de saques com menos de 30 dias.

Entendeu as diferenças entre as modalidades e quando o CDB com liquidez diária vale a pena? Agora chegou a hora de pensar no que você precisa para fazer o seu investimento.

Se gostou das dicas, compartilhe este texto nas suas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a decidirem a melhor opção de aplicação financeira!