Calculadora de CDB: descubra o quão rentável é o seu investimento

Por Redação Onze

cdb taxa

O CDB é um tipo de investimento de renda fixa que consiste em um título emitido por banco para conseguir recursos financeiros para as suas atividades. Em resumo, o investidor faz um empréstimo para a instituição financeira e recebe juros pela aplicação.

Essa é uma ótima opção para conseguir mais rentabilidade, guardar dinheiro e realizar os seus planos. Contudo, para planejar os investimentos da melhor forma, é importante utilizar uma calculadora de CDB. Você sabe como funciona?

Neste conteúdo, vamos responder às principais dúvidas sobre esse tipo de investimento e como calcular a rentabilidade, confira!



Quais as vantagens de investir em CDB?

Aplicar em CDB proporciona diversos benefícios para o investidor. O primeiro é a facilidade para investir: basta ter uma conta em banco ou corretora de valores para pesquisar as opções disponíveis. O título também oferece as seguintes vantagens:

  • segurança para o investidor: o CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com garantia de até R$ 250 mil por CPF;
  • liquidez diária: existem opções de CDB que permitem o resgate em qualquer data, com juros proporcionais;
  • alta rentabilidade: o retorno varia de acordo com o banco que oferta o título, mas é superior à poupança e, dependendo do CDB, pode garantir o dobro do retorno da caderneta.

Assim, mesmo que o investimento seja vantajoso, os títulos podem apresentar resultados diferentes, dependendo de suas características. A calculadora de CDB é a solução ideal para avaliar as alternativas e encontrar a que oferece o melhor retorno.

Quais são os tipos de CDB?

Os CDBs podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Veja como funciona!

Prefixado

Ao investir em CDB prefixado, você é informado sobre qual será o rendimento do título no vencimento, com uma porcentagem certa. Por exemplo, 13% de juros ao ano.

Pós-fixado

Já no título pós-fixado você sabe qual é o indexador que será utilizado para corrigir o valor, geralmente um percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), como 110% do CDI.

Como os indexadores variam ao longo do tempo, não é possível ter certeza sobre o valor do retorno ao término do prazo.

Híbrido

O CDB híbrido mistura o rendimento pré e pós-fixado. Ou seja, ele fica vinculado a um indexador e acrescenta um percentual fixo. Por exemplo, IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) + 3%.

O que é uma calculadora de investimentos?

É uma ferramenta que pode ser usada para simular quais serão os rendimentos obtidos após investir, considerando o valor, o prazo e as taxas. Ela também é utilizada para verificar os valores que serão pagos em caso de resgate antecipado, para conferir os resultados de um investimento já realizado.

Existem calculadoras para os diversos tipos de aplicações disponíveis, permitindo que você faça comparativos para determinar o investimento mais adequado.

O que é preciso para calcular a rentabilidade do CDB?

Para calcular a rentabilidade do CDB é preciso ter as informações sobre a aplicação. Os dados solicitados podem variar entre cada ferramenta, mas normalmente englobam:

  • valor que será aplicado;
  • data do investimento;
  • data do resgate;
  • taxa de juros.

Calculadora de CDB

Para encontrar uma calculadora de CDB, você pode consultar as ferramentas de busca da internet ou verificar se a sua corretora disponibiliza o serviço no site. Em geral, os profissionais conseguem ajudar com as simulações dos investimentos desejados.



Interpretando os resultados

Após processar as informações, a calculadora apresentará diversos resultados. Entenda o significado dos principais termos:

  • valor atualizado: total da aplicação ao término do prazo;
  • lucro bruto: valor total recebido, sem descontos;
  • lucro líquido: resultado após descontar impostos e taxas;
  • rendimento líquido: valor do rendimento, descontadas a quantia inicial e todas as taxas.

A ferramenta também pode apresentar informações adicionais, como rentabilidade por dia, mês e ano, assim como dados detalhados sobre os descontos realizados.