Descubra quando investir em CDB Prefixado é uma boa opção

Por Redação Onze

O Certificado de Depósito Bancário é um investimento de renda fixa. Seguro e com bom potencial de retorno, uma das modalidades disponíveis é o CDB Prefixado. Nesse caso, a remuneração já é conhecida no momento da compra do título.

Em alguns casos, essa alternativa é válida. Em quais situações? Vamos descobrir neste artigo!

O que é o CDB Prefixado?

O CDB Prefixado é um título emitido por uma instituição financeira com uma taxa definida no momento da contratação, sem estar indexada a nenhum índice. 

Rentabilidade

Pode variar muito, você encontra no mercado diferentes taxas, como 4,25% ao ano, por exemplo.

Tributação

Essa modalidade sofre incidência de Imposto de Renda (IR), que é descontado automaticamente no momento do resgate. Em caso de saques com menos de 30 dias, também existe a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

No que ele difere do CDB Pós-fixado?

O CDB Prefixado tem a taxa de remuneração definida e conhecida na compra do título. Por sua vez, o pós-fixado depende da variação de um indexador, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Quais fatores afetam o rendimento do CDB?

Existem algumas variáveis que impactam o retorno obtido pelos investidores. Veja quais são elas:

CDI

É a taxa usada como referência na operação entre os bancos. Fica próximo ao resultado da Selic. Não é usado no CDB Prefixado.

Taxa Selic

Consiste na taxa básica de juros da economia. É a alíquota mais baixa do mercado e é usada como referência pelos bancos na oferta de empréstimos. 

Apesar da rentabilidade do CDB Prefixado ser previamente definida, uma mudança brusca na Selic pode prejudicar o ganho real do investimento.

Índice IPCA

Mede a inflação oficial do Brasil. Interfere de forma indireta no CDB Prefixado, já que quanto maior é o IPCA, menor é a sua margem de lucro.

O que analisar antes de investir em CDB Prefixado?

Ao optar por essa modalidade, é preciso conferir algumas variáveis para garantir o melhor retorno possível. A seguir, listamos as principais:

Variação da taxa Selic

Nos casos em que a Selic está baixa e tem tendência de alta, o CDB Prefixado é uma alternativa ruim. Por sua vez, se estiver em alta com tendência de queda, é um dos melhores investimentos. 

Em junho de 2020, a Selic está em 2,25%, a menor taxa da história, e deve seguir essa tendência até 2021. Portanto, é melhor esperar para escolher essa opção.

Inflação do período

Com o IPCA elevado, seu dinheiro vale menos. A inflação corrói seu poder de compra e diminui sua margem de lucro. Por isso, é mais difícil ter um ganho real quando o índice está em alta.

Necessidade de resgate do capital aplicado

Para fazer o saque antecipado, é importante saber que o retorno será proporcional. Por isso, você deve ganhar menos do que o esperado. Além disso, a depender da Selic, pode haver perdas em caso de resgate antes da data de vencimento.

Quando investir no CDB Prefixado é uma boa opção?

Essa modalidade é fixa à remuneração e impede ir além do percentual acordado. Portanto, é melhor optar por ela quando a Selic está em alta, mas com tendência de queda. Assim, você protege seu capital contra as oscilações negativas.

Por isso, é importante analisar os cenários e acompanhar as previsões dos analistas. Assim, tem mais chance de ter sucesso ao escolher o CDB Prefixado.

O que achou de saber mais sobre essa modalidade de investimentos? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e converse com outras pessoas sobre o assunto!