Qual o significado do CDB?

Por Redação Onze

CDB

A busca por investimentos cresceu muito no Brasil. Uma pesquisa apontou que 58,9% dos brasileiros tem as aplicações financeiras como meta em 2020. Dentre as alternativas, uma das mais simples é o Certificado de Depósito Bancário. Mas por que ele ainda é um dos investimentos mais populares? 

Para esclarecer tudo sobre o CDB, criamos este post com as principais informações sobre estes títulos privados. Confira!

O que é CDB?

Como esclarecido acima, o significado de CDB é Certificado de Depósito Bancário. Na prática, você empresta dinheiro ao banco para receber o pagamento de juros no vencimento ou de forma proporcional, quando o saque é antecipado. 

Como ele funciona?

Os títulos são emitidos por instituições financeiras, que captam recursos para emprestar a outras pessoas. Esse dinheiro serve para realizar projetos, contrair empréstimos e ajudar as empresas a crescerem. A remuneração é variável e tende a ser maior em bancos de pequeno ou médio porte.

Qual o valor mínimo?

Geralmente, a quantia mais baixa para investir fica entre R$ 200 e R$ 2 mil. O capital exigido varia de acordo com o banco emissor do título.

Como a liquidez atua?

Em muitos casos, a liquidez é apenas no vencimento. Ou seja, você só pode resgatar o valor quando chegar a data de expiração do título. Mas também é possível encontrar opções com possibilidade de resgate em 1 dia útil.

Ainda é preciso atentar ao prazo de carência, que no CDB significa a impossibilidade de sacar o dinheiro antes desse período. Por exemplo: por 90 dias é proibido fazer o resgate, mas é permitido em qualquer momento depois disso.

Como declarar no Imposto de Renda?

O IR é cobrado direto na fonte. Ou seja, já vem descontado no resgate dos valores. Ainda assim, é preciso declarar. O significado do CDB nesse caso é a comprovação dos investimentos para a Receita Federal.

Para apresentar os dados na declaração anual do IR, é preciso ter em mãos o Informe de Rendimentos (entregue pelo seu próprio banco). Em seguida, acesse a ficha “Bens e Direitos” e escolha o código 45. Em seguida, coloque as seguintes informações:

  • saldo existente nos dois anos anteriores;
  • CNPJ do banco.

Os ganhos obtidos devem ser apresentados no campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, no código 6.

Qual é o passo a passo para investir?

Depois de conhecer o significado do CDB, pretende investir nesta modalidade? Veja o que fazer!

Crie uma conta

O primeiro passo é escolher uma corretora e abrir a sua conta. Para isso, é preciso ter em mãos seus dados pessoais.

Faça a transferência do dinheiro

O valor que deseja aplicar deve ser transferido da sua conta corrente para a conta da corretora. Geralmente, esse processo demora 1 dia útil.

Escolha o tipo de CDB

O home broker, sistema usado pela corretora, apresentará vários tipos de CDB. Escolha o melhor, de acordo com sua remuneração:

Prefixado

A taxa de juros do CDB é definida na compra do título. Você sabe quanto vai ganhar e não haverá variações ao longo do tempo.

Pós-fixado

O modelo é o mais comum e está atrelado a um indexador, geralmente o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Esse índice fica próximo à taxa Selic e embasa as relações entre os bancos. 

Híbrido

A remuneração tem uma taxa fixa e outra que varia conforme um indexador. Com isso, é uma mistura dos dois modelos anteriores.

Depois de avaliar esses quesitos, escolha o título mais adequado e aplique seu dinheiro. Com isso, o significado do CDB se reverterá em remuneração para o seu bolso.

Que tal saber mais sobre essa modalidade de investimento? Veja quando o CDB com liquidez diária vale a pena e decida se essa é a melhor alternativa para você!