Como funciona o simulador CDB?

Por Redação Onze

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título privado de renda fixa em que você compra um papel e empresta dinheiro ao banco. Quando chegar a data de vencimento, você recebe o retorno da aplicação financeira. A liquidez pode ser diária ou somente no vencimento. 

Por isso, esse investimento serve para formar uma reserva de emergência, que será usada em imprevistos. Mas é preciso saber escolher qual aplicação vale a pena. A melhor maneira de alcançar uma boa rentabilidade é fazendo um cálculo com o simulador do CDB para comparar as possibilidades existentes. Como fazer isso? É o que vamos mostrar.

Quais são os tipos de CDB?

Existem 3 tipos de Certificados de Depósito Bancário. Eles variam conforme a remuneração:

Prefixados

São títulos com uma taxa de remuneração predefinida. Você sabe quanto vai ganhar ao final e não há variações no percentual.

Pós-fixados

Ocorre um retorno atrelado ao indexador, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que serve de referência para as operações entre os bancos. A rentabilidade oscila todos os dias.

Híbridos

Combina os dois modelos anteriores. Existe uma taxa fixa e outra variável, que costuma ser o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse indicador mede a inflação oficial do país. Por isso, o ganho é real.

Como fazer a simulação?

Existem muitos simuladores de CDB disponíveis na internet. Você pode escolher o que achar melhor, porque todos funcionam de maneira semelhante. Para utilizá-los, é preciso ter em mãos algumas informações. Veja.

Preenchimento de dados

É preciso inserir alguns dados para usar o simulador CDB. Confira quais são eles:

Valor

Consiste na quantia inicial a ser aplicada.

Data da aplicação

É o dia que você vai fazer o investimento.

Data de vencimento

É o dia que o título vencerá ou quando você resgatar a quantia.

Duração

Abrange o período total que o dinheiro ficará investido.

Taxa de juros

É o percentual que vai ser aplicado sobre o investimento e que servirá para sua remuneração.

Como fazer a análise do resultado?

Preencheu os dados no simulador CDB? Você terá um resultado, que precisa ser bem avaliado. Ele contempla vários campos. Confira cada um deles e o que significam.

Porcentagem por mês

É a rentabilidade em porcentagem, conforme os dados inseridos. É importante para analisar se o retorno realmente compensa.

Bruto

É o lucro obtido, sem contar os descontos em impostos, taxas e custódias.

Líquido

É o lucro obtido depois do desconto de taxas e tributos.

Lucro

Consiste no total que seu investimento efetivamente rendeu. Aqui, é descontado o valor inicial da aplicação, bem como taxas e tributos.

Com essas informações, ficou mais fácil entender o simulador CDB, certo? Agora é o momento de fazer as suas comparações e ver o que traz mais resultados. Lembre-se de que essa é a maneira mais acertada de tomar uma decisão e fazer seu dinheiro multiplicar.

Quer saber mais sobre o rendimento dessa aplicação financeira? Saiba como escolher as melhores taxas do CDB.