CDI e Cetip: qual é a relação?

Por Redação Onze

cdi

Siglas como CDI e Cetip aparecem com frequência no ambiente de investimentos. Elas fazem parte daquela lista de letrinhas que obriga o investidor a recorrer ao glossário de vez em quando.

A sigla CDI é mais familiar por ser um importante referencial para investimentos de renda fixa. A Cetip, nem tanto.

Apesar dos significados diferentes, CDI e Cetip têm relação entre si e com os seus investimentos. Quer saber qual é? Então continue a leitura.

CDI e Cetip: o que é o quê

Para entender o que significam as siglas CDI e Cetip e qual a relação com seus investimentos, vamos às explicações detalhadas.

O que é Cetip

Cetip é a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. Seu trabalho é processar, registrar, guardar e liquidar títulos financeiros privados.

Quando você compra um CDB em uma corretora, a responsável pelo registro, custódia e liquidação do investimento é a Cetip. Quando você transfere dinheiro de um banco para outro por meio de TED ou DOC, também.

O principal objetivo da empresa é garantir a transparência e a segurança nas operações. Por exemplo: se um investidor compra um título emitido por um banco e ele quebra, o registro na Cetip facilitará o processo de ressarcimento pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Entre as operações financeiras mais comuns, destacam-se:

  • Debêntures
  • CDB
  • RDB
  • Letras Hipotecárias
  • TED
  • DOC.

A Cetip é a mais importante câmara depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina, com uma movimentação de mais de R$ 2 trilhões por ano.

Em 2017, após aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ela foi incorporada à B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Apesar da fusão, não houve alteração nos serviços prestados.

Além de aplicações financeiras, diversas outras operações passam pela Central de Custódia e Liquidação, como financiamentos de veículos, créditos imobiliários etc.

Os principais usuários dos serviços da Cetip são:

  • Seguradoras
  • Bancos
  • Corretoras de valores
  • Fundos de investimento.

O que é CDI

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, uma modalidade de empréstimo exclusiva entre bancos.

Por determinação do Banco Central, as instituições financeiras não podem fechar o caixa no vermelho no final do dia. Se ocorrer mais saques do que depósitos, por exemplo, a instituição precisa pegar dinheiro emprestado no concorrente para equilibrar as contas.

Como todo empréstimo, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) tem juros, mesmo que a operação seja de curtíssimo prazo. E é a cobrança dos juros desse empréstimo que gera a taxa CDI.

Portanto, a taxa CDI (ou taxa DI) é o juro em percentual que um banco paga a outro banco nos casos de empréstimos entre si. E o mercado adotou essa taxa como referência para diversos tipos de investimento, como CDB, LCI, LCA, dentre outros.

Por isso, ao acessar a plataforma da corretora de valores e buscar por títulos privados, você vai se deparar com descrições do tipo:

  • CDB 110% do CDI
  • LCI 95% do CDI.

CDI e Selic

A taxa CDI acompanha de perto uma outra taxa que baliza o mercado financeiro, a taxa Selic. Portanto, investimentos que rendam a taxa Selic ou 100% do CDI costumam apresentar rentabilidades praticamente iguais.

Relação entre CDI e Cetip

Como vimos, a Cetip é uma câmara depositária que liquida, registra e guarda diversos títulos privados. E o CDI é um tipo de empréstimo entre bancos que gera uma taxa de juros usada como referência para o mercado financeiro.

Então, qual a relação entre CDI e Cetip? A Cetip também é responsável por registrar as transações financeiras dos empréstimos entre os bancos (os Certificados de Depósitos Bancários).

Já que é a responsável por registrar as operações, então ela calcula a taxa CDI e divulga diariamente para o mercado.

Calculadora Cetip – CDI

Explicada a relação entre CDI e Cetip, vamos entender então como calcular a taxa CDI em diferentes períodos.

Como vimos, o CDI é usado como parâmetro para diversos investimentos de renda fixa. Portanto, saber o percentual da taxa é passo fundamental para descobrir quanto um CDB, por exemplo, está rendendo.

A consulta pode ser feita por meio da calculadora DI da Cetip. É muito simples. Basta informar a data de início e fim que a calculadora exibe a taxa CDI do período.

Por exemplo: se você quer saber quanto foi o CDI em 2019, insira no campo “data inicial” 01/01/2019 e no campo “data final” 31/12/2019, preencha 100 no campo “percentual” e clique em calcular. Verá imediatamente que a taxa foi de 5,94%.

Caso você queira saber o rendimento em determinado período de um título que renda 110% ou 95% do CDI, é só colocar essa informação no campo percentual. Lembrando que os rendimentos apresentados são brutos, antes do desconto do Imposto de Renda.

Gostou do artigo? Então comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.