Como funciona o investimento em renda fixa? — Guia para iniciantes

Por Redação Onze

Com as recentes quedas históricas da taxa Selic, muitos se perguntam se os investimentos em renda fixa ainda são uma opção garantida. Segundo especialistas, a baixa dos índices pode levar os brasileiros a se aventurarem em mares mais arriscados, como a Bolsa de Valores.

No entanto, esta modalidade de investimento mais conservadora ainda pode ser a opção mais assertiva para milhares de brasileiros que procuram se beneficiar das vantagens e segurança dos investimentos fixos, principalmente quem está começando a colocar o seu dinheiro para render.

Quer conhecer mais sobre essa opção? Saiba os pontos mais importantes sobre a renda fixa e tome decisões mais assertivas com seu dinheiro!

O que é renda fixa?

A renda fixa é aquela que oferece mais segurança quanto a seus investimentos, sendo considerada uma aplicação conservadora por não oferecer grandes riscos de perca de dinheiro.

O seu nome deriva justamente por oferecer uma renda que não se altera, ou seja, você saberá na hora da aplicação quanto seu dinheiro irá render se aplicado por determinado tempo.

Os rendimentos são previstos seguindo uma taxa prefixada ou que segue algum índice econômico, como o IPCA, Selic e diversos outros.

Qual a diferença para a renda variável?

Como o próprio nome indica, na renda variável não é possível saber de antemão quanto irão render seus investimentos. Por isso, se configura como uma ação de maior risco, pois você não terá certeza de quanto irá receber pela quantia aplicada.

Um grande exemplo disso são os mercados de ações, em que os cenários mudam constantemente e são largamente influenciados por fatores como flutuações econômicas, decisões políticas, mídia e questões administrativas.

O que são indexadores?

Talvez você já tenha ouvido falar de indexadores ao pesquisar sobre investimentos. Mas afinal, qual é o significado disso? Basicamente, indexadores são os índices da economia utilizados como uma referência para representar os rendimentos de um investimento.

Por exemplo, a modalidade Tesouro Selic rende na mesma proporção desta taxa, que pode mudar ao longo de um ano ou mais.

Como é esse investimento no Brasil?

No Brasil a renda fixa é a principal modalidade de investimentos, com R$ 468 bilhões alocados — cerca de 75% da quantidade total financeira no país — considerando os fundos de varejo segundo a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro.

O cenário mudou no fim de 2019, quando a taxa Selic, um dos principais indicadores econômicos, chegou a baixa histórica no país de 4,5%. Isso fez com que investimentos em renda fixa deixassem de ser tão rentáveis, pois a maioria dos indexadores dos diversos tipos de investimento seguem de perto o que dita a Selic.

Desta forma, a procura pelo mercado de ações e como investir em bolsa de valores cresceu muito, fazendo com que investidores se sujeitassem a maiores riscos.

Quais os objetivos do investidor ao escolher essa modalidade?

Quem busca por investimento em renda fixa geralmente está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. É indicado para quem deseja iniciar a sua reserva de emergência (cerca de seis meses dos gastos mensais) e diversificar a sua carteira para ter mais estabilidade.

O que significa pré e pós fixado?

Na hora de investir é muito comum encontrar estes termos. Pré-fixado é quando a rentabilidade já é estabelecida na hora que você vai investir, por exemplo, um investimento que rende 10% ao ano.

Já a pós-fixada é justamente o contrário, a renda varia conforme um determinado período seguindo as flutuações dos indexadores, que explicamos acima. Alguns exemplos são o CDI, Selic, IPCA, IGPM entre outros.


Benefícios da renda fixa

Algumas vantagens da renda fixa são:

  • É seguro e rende mais que a Poupança;
  • Você pode prever os seus ganhos;
  • Grande variedade de produtos disponíveis no mercado para escolha;
  • Oportunidade para diversificar a carteira, opções mais estáveis.

Quais são os principais investimentos?

Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as características dos principais investimentos:

Poupança vale a pena?

Muitas pessoas não se dão conta, mas poupança também é investimento, e  um dos mais comuns.

É considerada de baixo rendimento, pois tem crescimento de 0,5% ao mês com a variação de Taxa Referenciada (TR) se a SELIC estiver acima de 8,5%. Caso contrário rende 70% da SELIC juntamente com o TR.

Porém, na caderneta, o rendimento só irá acontecer mensalmente na data de aniversário da aplicação. Caso retire dinheiro antes deste período do mês os ganhos são praticamente anulados.

Tesouro Direto

Quem desiste da poupança geralmente vem para o Tesouro Direto em que você, basicamente, empresta dinheiro para o Governo Federal em troca de títulos.

Há três modalidades de Tesouro Direto:

  • Prefixado ou prefixados com juros semestrais;
  • Pós-fixados;
  • Híbridos, que acompanham a inflação.

CDB

No CBD — Certificado de Depósito Bancário — você estará emprestando dinheiro para o banco, que por sua vez, empresta para as pessoas a juros mais altos.

Atualmente você pode encontrar CBDs com liquidez diária (resgate do valor a qualquer momento), porém, a maioria deles tem prazo de vencimento entre 30 dias a cinco anos para que o seu investimento possa ser recuperado.

LCS, LCI e LCA

Ao investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) você estará aplicando nesses dois setores por meio dos bancos, que fazem financiamentos e emprestam dinheiro a pessoas e empresas do ramo.

Já o LCs (Letras de Câmbio) seguem a mesma lógica, porém, só podem ser emitidos por instituições financeiras ou sociedades de crédito. Essas empresas são responsáveis por oferecer crédito e financiamentos para empresas.

Por conta de serem emitidas por instituições menores, os LCs possuem uma taxa de rentabilidade maior e contam com a garantia do seguro FGC, que cobre valores de até R$ 250 mil reais.

Debêntures

Já tratamos de investimentos em renda fixa emitidos pelo Estado e pelos bancos, chegou a hora de conhecer as debêntures, títulos emitidos pelas empresas.

Esse tipo de investimento é uma forma das organizações recorrerem a capital para expandirem negócios ou quitar dívidas.

Porém, um cuidado que você deve ter ao considerar essa modalidade é saber que ela não possui seguro de garantia de perda, o FGC. Ou seja, se a empresa não te pagar os rendimentos ou falir, você perderá o seu dinheiro.

COE

O COE, ou Certificado de Operações Estruturadas, é uma modalidade mais desconhecida no Brasil. A sua particularidade é que une a renda fixa e a variável em um só investimento.

Isso porque você estará emprestando dinheiro a um banco que irá reinvestir o valor em investimentos fixos e uma parte também em variáveis.

A grande vantagem do COE é que você tem uma garantia contra perdas. Se o seu dinheiro render, você receberá capital a mais adquirido.

Porém, caso perder dinheiro ou o negócio não ser rentável, o valor inicial do investimento será devolvido.

Melhores investimentos para iniciantes

Começar  a investir em renda fixa pode ser uma tarefa difícil para quem nunca aplicou o seu dinheiro. Porém, há alguns passos que você pode dar ainda hoje:

Como começar?

Para iniciar, o melhor é fazer uma pesquisa sobre corretoras de valores ou empresas intermediadoras. Elas funcionam como uma mediadora entre você e os investimentos.

Ao fazer uma conta, você poderá acessar uma infinidade de opções de investimentos diferentes, e poderá comparar as alternativas para selecionar aquela que achar mais vantajosa para você.

Como saber quais as melhores opções para seu perfil de investidor?

Para escolher a opção em renda fixa que mais combina com o seu perfil, primeiro é preciso conhecê-lo. Veja quais são algumas características e investimentos mais comuns:

  • Conservador— Esse investidor prefere ter mais segurança de retorno e de que não irá perder o seu dinheiro em um investimento. Por isso, costuma aplicar e diversificar suas aplicações em Tesouro Direto, LCI/LCA, CDB ou LCS.
    Geralmente o investidor iniciante tem esse perfil até conquistar certo patrimônio e aprender mais sobre outras opções do mercado;
  • Moderado — Arrisca mais pois já tem mais conhecimento e sabe que pode ter mais rentabilidade em investimentos mais arrojados.
    Procura manter o equilíbrio e sempre ter investimentos mais seguros em sua carteira também. Porém, já tem boa parte do dinheiro investido em ações.
  • Agressivo — possui muito conhecimento de mercado e não tem medo de enfrentar riscos e até perder dinheiro em curto prazo. Busca alta rentabilidade e aplica em ações que irão crescer o seu patrimônio.
    Tudo é claro, com uma estratégia para basear as suas decisões.

Gostou de conhecer mais sobre renda fixa? Então fique ligado no blog da Onze Invest e conheça cada vez mais sobre o mundo dos investimentos!