Chart Trading: o que é e porque operar

Por Redação Onze

chart trading

Os profissionais do mercado financeiro têm à disposição diversas técnicas e tecnologias para analisar a grande diversidade de ativos disponíveis. O chart trading é uma delas, possibilitando uma análise técnica dos ativos, ao invés de elementos subjetivos como intuição ou até “achismo”.

Afinal de contas, estamos falando aqui de profissionais, não de apostadores ou aventureiros. A diferença é que você também pode aprender o que é chart trading e operar com mais profissionalismo, aumentando suas chances de fazer seus ativos renderem mais.

De maneira resumida, o chart trading é uma funcionalidade na qual você opera no gráfico do terminal que está a utilizar. Isso significa que você consegue acompanhar a evolução dos seus papéis e emitir ordens de maneira mais ágil e rápida.

Isso pode ser usado tanto para evitar prejuízos com papéis que desvalorizam quanto para conquistar lucro em suas operações na Bolsa de Valores. Se o Índice de Basileia te permite avaliar instituições financeiras, o chart trading possibilita analisar os papéis em tempo real.

Ao longo do artigo, vamos mostrar o que você pode fazer no chart trading, as vantagens de operar usando essa funcionalidade e os diversos elementos que poderá encontrar em seus gráficos.

Nos acompanhe pelos próximos parágrafos e tenha o conhecimento necessário para começar a operar no chart trading!

O que você pode fazer no chart trading

Você já sabe que o chart trading é uma ferramenta que te permite acompanhar a evolução dos seus papéis, ficando mais preparado para lucrar com a venda deles no curto prazo.

Essa não é a única funcionalidade do chart trading. Confira na lista abaixo o que você pode fazer dentro desse ambiente digital.

  • Envio de ordens para compra ou venda de ações;
  • Configurar stops;
  • Configurar zeragem;
  • Reverter posição;
  • Acompanhar lucros e prejuízos em tempo real;
  • Editar e cancelar ordens.

Não entendeu algum dos termos citados acima e já está pensando que o chart trading pode não ser para você? Fique tranquilo, essa lista foi apenas para você saber o que é possível de realizar. Abaixo, você saberá exatamente o que cada uma dessas ações significa.

Envio de ordens para compra e venda de ações

Uma das ferramentas mais básicas do chart trading e o motivo pelo qual ela é tão popular entre os day traders. Na plataforma, você tem mais agilidade para comprar e vender ações rapidamente.

Ou seja, poderá aproveitar flutuações no preço dos ativos, seja tanto para comprar na baixa quanto para vender na alta. É uma das formas mais práticas de comprar ações online!

Configurar stops

O que são stops? É um tipo de ordem antecipada que resguarda o investidor de ter muitas perdas quando uma ação entra em queda ou para assegurar a rentabilidade na venda. Por isso, ela se subdivide em duas categorias: o stop loss e o stop gain.

O stop loss é a margem que investidor configura na plataforma para que um papel seja vendido caso ele se desvalorize. O objetivo aqui não é usar uma ferramenta que te dará prejuízo, mas evitar que tenha prejuízos maiores com a desvalorização de um papel que entre em queda acentuada.

Já o stop gain é uma ordem na qual papéis que estão em valorização são vendidos de maneira automática. Mas porque não deixar o papel simplesmente valorizando o máximo que ele puder?

Apesar deste ser o cenário ideal, é uma alternativa para quem não pode acompanhar o papel o dia inteiro. Nesse caso, você configura o stop gain para que assegure o lucro antes que um papel desvalorize e perca a oportunidade de vendê-lo a um bom preço.

Configurar zeragem

Outra técnica dos day traders, a zeragem é uma medida que encerra automaticamente todas as operações alavancadas no day trade. Caso o investidor não configure a zeragem até o final do dia, elas são fechadas automaticamente, mas a um custo.

A zeragem deve ser configurada em até um minuto antes do call de fechamento dos mercados. Assim como os stops, elas podem ser configuradas para zerar sua posição de alavancagem na Bolsa, executando as ordens em aberto automaticamente e evitando prejuízos.

Reverter posição

Quando você está a perder uma posição ao operar comprado ou vendido – comuns para quem opera com capital especulativo – , você pode usar o comando de reverter a posição. Dessa maneira, consegue se manter na operação e tem a chance de passar a ganhar com seus ativos.

Acompanhar lucros e prejuízos em tempo real

Se a sua intenção é se tornar um day trader, então a ferramenta de chart trading é ideal para acompanhar lucros e prejuízos dos seus papéis em tempo real.

Além de configurar ações automaticamente para agilizar o seu trabalho, você pode acompanhar o mercado ao longo do dia e saber quais seus papéis podem te gerar grandes lucros…ou grandes prejuízos!

Editar e cancelar ordens

Zerar, reverter ou operar na alavancagem são todas ações que pode configurar automaticamente, de maneira que não precise ficar com os olhos vidrados na tela o tempo todo.

Isso também significa que pode alterá-las enquanto não forem executadas. Também é possível cancelar essas ordens, principalmente se notar que tomou uma ação equivocada.

Quais são as vantagens de operar em chart trading?

Agora que você já sabe o que pode fazer no chart trading, acreditamos que esteja pensando nas vantagens em utilizá-la para suas operações na Bolsa de Valores. A primeira delas é a mais óbvia: você terá uma visibilidade melhor das informações sobre os papeis que está operando.

Acompanhando tudo em tempo real, terá maior rapidez na hora de fazer suas negociações dentro da plataforma. Como já mencionamos ao longo do artigo, terá a agilidade necessária para aproveitar eventuais flutuações no mercado.

Isso torna o chart trading uma opção ideal para day traders, cujas habilidades envolvem agilidade nas operações e capacidade de prever onde estão os lucros e prejuízos ao fazer investimento em ações.

O que você vai encontrar em uma ferramenta

Você já sabe o que pode fazer no chart trading e quais são as suas principais vantagens. Mas o que você vai ver em uma plataforma dessa? Confira abaixo

  • Legendas das siglas;
  • Gráfico com histórico do ativo que está analisando;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Painel de controle para compra e venda;
  • Histórico das ordens dadas.

Conheça cada um deles!

Legendas das siglas

É basicamente a identificação do papel que está operando, como PETR4 para a Petrobrás ou BTOW3 para a B2W, entre diversas outras.

Gráfico com histórico

Quando acessar uma das legendas, você será capaz de acompanhar o seu histórico de valorização e desvalorização. Dessa maneira, terá mais ferramentas para prever se o papel tende a valorizar ou não.

Acompanhamento em tempo real

Além de títulos em específico, pode acompanhar a performance dos seus papéis em tempo real, tendo margem para agir de acordo com o que está acontecendo com ele no momento.

Painel de controle

Será neste painel que poderá emitir ordens de compra e venda, além de configurar ações como o stop loss e stop gain que mencionamos ao longo do artigo.

Histórico das ordens

Não terá acesso apenas ao histórico dos títulos que pesquisa na B3, mas também o das próprias ordens que emitiu. É a partir daqui que poderá cancelar ou editar as ordens de compra e venda. Também pode usar o histórico das ordens para analisar suas próprias decisões.

Quer aprender mais sobre como operar no day trade dos mercados? Então nos envie já uma mensagem e vamos conversar sobre como ser um investidor de sucesso!