Como comprar ações da Petrobras?

Por Redação Onze

como-comprar-acoes-da-petrobras-2

Investidor que sabe como comprar ações da Petrobras não só aproveita os bons momentos da companhia petrolífera brasileira como evita os riscos associados. 

Como se sabe, o petróleo é uma commodity finita, ou seja, um dia, as reservas mundiais se esgotarão e, a partir disso, outras fontes de energia terão que ser desenvolvidas. Até lá, o melhor a se fazer é negociar com inteligência as ações da maior empresa de capital aberto do Brasil, segundo a Forbes.

Avance na leitura e descubra ainda mais sobre estratégias, procedimentos e dicas antes de negociar os papéis dessa poderosa petrolífera.

Por que aprender como comprar ações da Petrobras?

Embora tenha passado por turbulências nos últimos anos, especialmente em 2015, quando registrou prejuízo recorde, a Petrobras segue firme como uma gigante em seu segmento. Além disso, as projeções para o futuro da empresa são favoráveis, já que ela vem mostrando notável capacidade de se adaptar às novas demandas energéticas.

Portanto, vale a pena investir em ações da Petrobras, considerando se tratar de uma corporação que atua em um setor estratégico da economia do Brasil e do mundo.

Claro que isso não significa que os riscos inerentes a operar no mercado financeiro estejam excluídos. Afinal, a Petrobras não está imune às crises e aos eventuais problemas administrativos, como ocorreu em 2015.

Dessa forma, ao negociar ações da empresa, é preciso se informar muito bem, conhecer as dinâmicas do mercado financeiro e traçar uma estratégia criteriosa antes de investir.

Quais são as ações da Petrobras?

Toda ação é negociada a partir do chamado ticker, uma espécie de código que designa que um papel pertence a uma determina empresa. Hoje, a Petrobras conta com dois tipos de ações transacionáveis em bolsa: a PETR3 (ordinária ON) e a PETR4 (preferencial PN).

No caso da PETR3, sua compra permite que o acionista tenha direito a voto nas assembleias da empresa. Ou seja, ao adquiri-la, você poderá influenciar nas decisões da companhia.

Por sua vez, as ações preferenciais PETR4 tornam seu portador elegível para receber dividendos, tendo, por isso, maior liquidez. Também permitem que o investidor seja compensado caso a empresa decrete falência.

Assim sendo, para investidores iniciantes ou que desejam ampliar ainda mais seus rendimentos, a compra das ações PETR4 costuma ser uma boa opção.

O que precisa para comprar ações da Petrobras?

Todo investimento em ações deve ser justificado tanto por uma análise técnica (do mercado financeiro) quanto fundamentalista (da performance da empresa).

Em relação ao segundo quesito, para comprar ações PETR, é importante entender o contexto em que a companhia se encontra para investir com critério. Em outras palavras: você precisa se informar bem antes de acessar o Home Broker e comprar suas primeiras ações.

Nesse aspecto, o que se pode esperar da Petrobras é um desempenho bastante satisfatório, já que ela detém o monopólio das reservas de petróleo do país.

Junto à exploração, ela também controla o refino e a distribuição, tendo assim uma presença dominante no mercado de combustíveis e derivados do petróleo brasileiro e mundial.

Em contrapartida, o preço do barril do petróleo tende a diminuir ao longo dos anos e essa variação seguramente impacta nos valores das ações PETR.

Como comprar ações da Petrobras: passo a passo

Agora que você conhece a parte mais estratégica, está pronto para começar a operar. De qualquer forma, não deixe de se manter sempre bem informado e de definir um planejamento antes de investir. 

Tenha sempre um objetivo ao negociar ações, já que será a partir dele que suas operações deverão se orientar. Considere, nesse caso, a meta envolvida, o prazo para alcançá-la e quanto você tem disponível para aplicar.

Dito isso, veja como negociar ações da Petrobras em um rápido passo a passo.

1. Abra conta em uma corretora

As ações PETR são negociadas exclusivamente pela B3, a bolsa de valores brasileira, que exige a intermediação de uma corretora em operações de compra e venda.

Sendo assim, é obrigatório ter uma conta nesse tipo de empresa financeira para poder transacionar os papéis da petrolífera.

Note que todas elas cobram as chamadas taxas de administração, relativas aos serviços em geral, e de custódia, usadas para manter uma ação custodiada. Não deixe de conhecê-las antes de investir.

2. Acesse o Home Broker

Uma vez aberta a conta, você precisará acessar a ferramenta conhecida como Home Broker. É nela que será acessado o gráfico com as variações diárias dos preços de segunda a sexta, entre 9h30 e 17h00, o horário de funcionamento da B3.

3. Selecione a quantidade e o preço por unidade

No Home Broker, busque pelo tipo de ação pretendida, ou seja, PETR3 ou PETR4. Se estiver em um momento propício, e com base na posição visualizada no gráfico, escolha a quantidade desejada, insira o preço por unidade e confirme.

4. Acompanhe a variação

Uma vez que seja um acionista e dependendo dos seus objetivos e estratégia, é necessário acompanhar a evolução dos preços das ações adquiridas. É o caso, por exemplo, dos que negociam no day trade, portanto, especulando diariamente com as suas variações.

Comprar ações da Petrobras é uma operação que envolve custos, por isso, não deixe de calcular o peso das taxas antes de comprar e vender. Afinal, elas podem exercer impactos significativos em seus lucros.

Ficamos por aqui, deixando a dica final de acessar regularmente os conteúdos do blog da Onze para negociar sempre com segurança.