Petróleo: o que é OPEP e qual a sua função no mercado mundial
Para quem atua no mercado financeiro, não é novidade que o petróleo é um dos recursos naturais mais cobiçados no mundo. Mas será que você sabe o que é OPEP?
Acompanhar as variações do preço do barril de petróleo pode ser importante para os seus negócios. Especialmente se você estiver pensando em ampliar as apostas e investir mais alto, como nas ações da Petrobras, por exemplo.
Antes disso, no entanto, acompanhe este artigo até o final e entenda porque a atuação da OPEP é tão importante no mercado mundial.
O que é OPEP?
Para entender o que é OPEP, vamos começar pela própria sigla e por sua importância histórica.
OPEP é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Ou seja, trata-se de uma instituição responsável por reunir as maiores nações do mundo que são produtoras de petróleo.
Ao mesmo tempo, a OPEP também dita as regras da política econômica mundial da produção e circulação petroleira. Sendo assim, tudo o que é decidido por ela terá reflexos internacionais no preço dos combustíveis, nas oscilações das bolsas de valores e até mesmo no câmbio.
Criada em 1960, na famosa Conferência de Bagdá, no Iraque, a formação original da OPEP já sofreu várias alterações. Atualmente, a OPEP é composta por 13 países, boa parte deles situados no Oriente Médio. Também há representantes das Américas, como veremos a seguir.
Infelizmente, o Brasil não está entre eles. Mas as consequências das medidas definidas pela OPEP são sentidas diretamente em território nacional.
Quais são os países-membros?
A primeira conferência da OPEP reuniu os cinco maiores países produtores de petróleo do começo da década de 1960. Eram eles: Iraque, Irã, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela.
Nos anos seguintes, novos membros foram incluídos. Alguns entraram na lista e depois saíram. Atualmente, no ano de 2020, a OPEP é formada por 13 países-membros:
- Angola
- Arábia Saudita
- Argélia
- Emirados Árabes
- Gabão
- Guiné Equatorial
- Irã
- Iraque
- Kuwait
- Líbia
- Nigéria
- República do Congo
- Venezuela
Qual a função da OPEP?
Como já dissemos anteriormente, a OPEP é uma organização intergovernamental, responsável por coordenar e unificar as políticas relacionadas à exportação e circulação do petróleo no mundo.
Cabe a ela também garantir que haja uma estabilização dos mercados produtores de petróleo. Essa regulação busca manter um fornecimento eficiente para os países consumidores, com menos abalos econômicos.
Ao mesmo tempo, a OPEP trabalha para que os países produtores recebam um retorno considerado justo em função do capital investido na indústria do petróleo.
Reflexos no Brasil
Agora que você já sabe o que é OPEP, é importante compreender quais são os reflexos dessa política econômica para o Brasil.
Combustíveis
A regulação internacional estabelecida pela OPEP interfere diretamente no preço dos combustíveis. Quando o valor do litro da gasolina sobe, é porque houve alguma modificação no preço do barril do petróleo cotado inclusive nas bolsas de valores internacionais.
O preço do litro do etanol também pode variar em função disso, porque o consumo da gasolina poderá ser maior ou menor. Para quem tem carro flex, é importante ficar atento a essas oscilações e escolher o combustível mais barato em determinados períodos. E se há uma alteração no preço do petróleo, até mesmo o gás de cozinha sofrerá algum impacto, direto ou indireto.
Bolsa de valores
Já para os investidores da bolsa de valores, os reflexos são ainda mais visíveis. O preço do barril de petróleo afeta em cheio os investimentos e pode derrubar a bolsa de uma hora para outra.
Por outro lado, se o petróleo estiver valorizado, a bolsa também se valoriza proporcionalmente. É por isso que esse investimento é considerado de risco e oscila diariamente.
Câmbio
Para os viajantes, compradores de produtos importados ou investidores em moeda estrangeira, o preço do barril de petróleo pode afetar a cotação do dólar.
Ou seja, o câmbio também está suscetível às variações do petróleo e às políticas estabelecidas pela OPEP.
Além de entender o que é OPEP, não deixe de ler este outro artigo aqui no ONZE para saber porque o petróleo é uma das commodities mais importantes no comércio internacional.