Como comprar e vender ações e se dar bem na bolsa de valores

Por Redação Onze

Quando se sabe como comprar e vender ações, não só as chances de perdas são reduzidas como as de lucro aumentam. Pode parecer uma conclusão simplista, mas, acredite, o que mais tem é investidor que não sabe o que fazer para ter sucesso negociando papéis de empresas.

O aspecto mais importante a salientar é que o mercado financeiro é algo que se pode prever em alguma medida. Por isso, não faz sentido tratar um investimento como uma aposta, já que de jogo de azar ele não tem nada.

Confira, então, o que fazer para minimizar a exposição ao risco e obter os melhores resultados.

Como comprar e vender ações na bolsa?

A primeira medida a ser tomada para negociar na bolsa é abrir uma conta em uma corretora. Esse é o requisito indispensável para operar, já que não é possível comprar e vender ações sem a intermediação desse tipo de empresa.

Uma vez que esteja pronto para transacionar, é hora de partir para a análise dos ativos. Nessa fase, você deverá coletar informações e se instruir para operar na bolsa com inteligência. Só então estará preparado para dar os passos iniciais para obter os primeiros lucros no Home Broker.

Três dicas para comprar e vender ações com lucro

Já disse uma vez o mago dos investimentos Warren Buffett: “sempre invista, jamais aposte”. Com isso, o célebre magnata quer dizer que, ao aplicar em ações, deve-se sempre privilegiar o conhecimento.

Por sua vez, isso implica em seguir métodos, usar dados e fazer análises para tomar decisões. Embora até exija alguma formação, é algo que você pode começar a fazer agora mesmo, assim que terminar de ler este conteúdo. O que mais tem na web é material educativo

Para começar a operar na bolsa, procure seguir estas três dicas:

1. Determine uma rentabilidade

Investimentos devem estar vinculados a objetivos que, na sequência, vão exigir uma estratégia para serem alcançados. Esse plano, por sua vez, precisam começar pela definição de uma taxa de rentabilidade esperada para um dado período de tempo. 

Para tal, procure tomar como referência o quanto a ação rendeu no mesmo intervalo em anos anteriores e, com base nisso, estipule uma taxa. 

Por exemplo, imagine que você investiu em ações da empresa XPTO que, no último ano, teve rentabilidade de 10%. Então, seu objetivo pode ser lucrar 8% nos próximos 12 meses, o que seria uma margem mais segura e já contando com eventuais perdas.

2. Opere no longo prazo

Ações oscilam diariamente, logo, o ideal é ter paciência e negociar no longo prazo para ter resultados mais expressivos. Nada o impede de negociar no day trade, mas, em geral, lucros de verdade só são obtidos quando se tem em vista prazos a partir de um ano.

3. Estude gráficos e análises fundamentalistas

A dinâmica dos preços das ações pode ser acompanhada pelos gráficos divulgados em tempo real nos sites das corretoras e de portais especializados em investimentos. Será a partir deles que você deverá decidir em que momento comprar ou vender seus papéis.

Procure, ainda, ter acesso a análises fundamentalistas que levem em consideração o EBITDA das empresas. Elas ajudam a traçar metas de longo prazo, porque apontam para as ações com maior potencial de lucros no passar do tempo.

Três erros a evitar ao comprar e vender ações

A volatilidade da bolsa ocorre em virtude de diversos fatores externos que influenciam no desempenho das empresas. Ou seja, embora a análise técnica dos gráficos ajude a tomar decisões, por sua vez eles serão impactados pelo que acontece fora do mercado financeiro.

Dessa forma, é preciso estar sempre com “um olho no padre, outro na missa” e evitar os erros comuns a investidores com pouca prática aqui listados.

1. Não acompanhar a economia

O preço das ações é sempre influenciado pela performance das empresas que, do seu lado, sofrem impactos dos movimentos da economia. Decisões governamentais, compras de companhias, fusões, falências, escândalos de corrupção e diversos outros fatores podem levar uma ação a perder ou ganhar valor. 

Logo, deixar de acompanhar as notícias e os acontecimentos mais importantes, nesse sentido, é um tremendo erro a se evitar.

2. Desconhecer o setor de uma empresa antes de investir

Imagine que as ações de empresas ligadas ao setor de óleo & gás estão em alta. Confiante na boa performance desses ativos, você faz um investimento arrojado, contando com altos lucros.  Depois de alguns meses, qual não será a sua decepção ao ver a desvalorização desses papéis, em função da baixa nos preços do petróleo no mercado mundial? 

Por isso, antes de investir, procure sempre conhecer o contexto do setor em que a empresa atua e as perspectivas em médio e longo prazo.

3. Deixar de contatar a assessoria da sua corretora

Outro erro recorrente cometido por investidores que não sabem bem como comprar e vender ações com lucro é não usar a assessoria disponibilizada pela sua própria corretora.

Trata-se de um apoio extremamente valioso e que, em alguns casos, é pouco ou nada aproveitado. Dessa forma, não deixe de acionar os canais de atendimento antes de investir, afinal, é para isso que você paga taxa de administração e de custódia, certo?

Aqui no blog da Onze é assim: você ganha conhecimento para investir com mais critério e sabedoria.