Como cuidar do dinheiro e melhorar sua vida financeira

Por Redação Onze

Como cuidar do dinheiro

Se cada pessoa soubesse como cuidar do dinheiro, certamente a saúde financeira seria uma realidade mundo afora. Mas nem sempre essa é uma missão fácil, não é mesmo?

Se essa é uma preocupação para você, fique tranquilo. Afinal, não importa qual seja o seu salário, é possível organizar o orçamento de forma que sobre parte da sua renda para realizar as suas metas.

Quer saber como? Então continue com a gente para descobrir. Neste artigo, vamos mostrar como cuidar do dinheiro com pequenas mudanças no dia a dia.

Como cuidar do dinheiro: passo a passo

Não saber como cuidar do dinheiro é mais comum do que pode parecer, ao menos no Brasil. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa recente do SPC Brasil, 46% da população não sabe controlar o orçamento.

A boa notícia é que, para não fazer parte dessa estatística negativa, basta você seguir alguns princípios básicos de organização e saúde financeira. Vamos falar sobre sete deles agora.

1. Conheça a sua renda real 

O desconhecimento é um dos principais inimigos da saúde financeira. Afinal, se você não sabe ao certo quanto ganha, fica muito difícil traçar qualquer tipo de plano e cuidar minimamente do seu dinheiro.

Por isso, conheça a sua renda real e saiba exatamente para onde o seu salário está indo. 

2. Invista em autoconhecimento 

Quando se tem o autoconhecimento bem desenvolvido, a pessoa consegue elencar suas principais prioridades e, então, destinar a quantidade de recursos suficiente para dar conta daquela demanda.

Ou seja, ela consegue controlar melhor o próprio dinheiro, gastando menos, poupando certo e investindo bem. 

3. Saiba onde aplicar o seu dinheiro 

Por falar em investimento, saber onde aplicar o dinheiro é outra forma de cuidar bem do seu patrimônio

Existem diversas modalidades de aplicações disponíveis no mercado, cada uma destinada a um perfil específico, com maior ou menor rentabilidade, de renda fixa e variável, exigindo diferentes níveis de tolerância ao risco.

4. Tenha fontes alternativas de renda

Ainda falando de investimentos, existe uma máxima que diz que “nunca se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, referindo-se à importância de diversificar suas aplicações.

O mesmo vale para as suas finanças pessoais. Se existe a possibilidade de ter fontes alternativas de renda, vá atrás. É uma forma inteligente de ganhar mais.

5. Consuma de forma consciente 

Não há como cuidar do dinheiro sem dar valor a ele. Compras por impulso, uso indevido do cartão de crédito e falta de prioridade orçamentária são exemplos de consumo nada consciente. 

Afinal, se você não planeja as suas aquisições, elas podem comprometer a sua saúde financeira e ainda impedir a realização de objetivos traçados.

6. Trace metas alcançáveis

Poupar é uma das melhores maneiras de cuidar do seu dinheiro. Mas por que você deve economizar? Para cumprir uma meta, realizar um sonho. É fundamental ter uma perspectiva, seja a curto, médio ou longo prazo, para motivá-lo a prestar atenção nas suas finanças. 

7. Esteja prevenido contra eventualidades 

Cuidar também é sinônimo de prevenção. Por isso, é sempre bom ter uma reserva de dinheiro para emergências e não ser pego desprevenido.

O mesmo vale para o pagamento de seguros. Mesmo que a gente nunca espere usá-los, é sempre melhor ter uma garantia para cobrir um sinistro do que ter que arcar com custos muito mais altos.

Por que cuidar do dinheiro?

O seu dinheiro é valioso – e aqui não estamos falando apenas do valor monetário, mas do poder de transformação que ele tem.

Tomar conta do seu patrimônio e controlar o seu orçamento pode dar a você a oportunidade de alcançar grandes realizações, como o cumprimento de metas e a construção de um futuro melhor, além de contribuir para a melhora da sua qualidade de vida.

Afinal, todo o estresse e a ansiedade que a falta de saúde financeira pode causar tendem a ser eliminados quando se assume uma relação mais sadia com o dinheiro.

Isso sem falar no equilíbrio entre os âmbitos profissional e privado que também costuma acontecer quando se tem a segurança do quanto se precisa render diariamente para produzir o necessário.

Oito hábitos que você deve mudar

Em conjunto com as dicas de como cuidar do dinheiro, você também deve mudar alguns hábitos que prejudicam a gestão das suas finanças pessoais. Confira os costumes que precisam ser eliminados:

  1. Realizar compras por impulso
  2. Abusar do uso do cartão de crédito
  3. Utilizar o cheque especial como um complemento de renda
  4. Pagar contas após as datas de vencimento
  5. Comprometer sua renda em mais de 80% com despesas fixas e eventuais
  6. Desconhecer o seu orçamento
  7. Não ter um fundo de emergência
  8. Ter um padrão de vida superior a sua realidade financeira

Com essas dicas e uma mudança de postura, você vai aprender como cuidar do dinheiro da melhor forma.

E lembre-se de sempre poupar uma parte do seu orçamento para investir no seu futuro. Não estamos falando de uma porcentagem elevada — economizar pequenas quantias mensais já é o suficiente.

E que tal aplicar esse valor em um investimento de previdência privada? Nos planos patrocinados oferecidos pela Onze, por exemplo, uma parcela é descontada em folha mensalmente e depositada em um fundo. A empresa também pode optar por oferecer uma contrapartida, que se soma à contribuição do colaborador.

Se você tem interesse em saber mais sobre a modalidade, aproveite para ler os conteúdos exclusivos do nosso blog, visitar o site da Onze e entrar em contato conosco.