Como escolher um fundo de investimento: passo a passo

Por Redação Onze

Aprender como escolher um fundo de investimento não é uma tarefa fácil. Para quem não está acostumado com o mercado financeiro, há muitos termos complicados e regras no caminho até a resposta.

Fundos de renda fixa, de ações, multimercados, cambiais, previdenciários, ETFs. Existem diferentes modalidades de fundo de investimento e, segundo relatório publicado pela Anbima, ao final de maio de 2020, já eram mais de 20 mil opções de fundos para o investidor. 

Para escolher aquele que melhor atende aos seus objetivos, você precisa levar em conta fatores como custos e taxas de administração, prazos de resgate, rentabilidade histórica, solidez da gestão e riscos envolvidos.

Neste artigo, vamos mostrar como escolher um fundo de investimento adequado ao seu perfil, as vantagens de optar por esse tipo de aplicação e os cuidados para evitar perdas. 

Por que escolher um bom fundo de investimento

Escolher um bom fundo de investimento é essencial para maximizar a rentabilidade do seu capital e reduzir riscos. 

Nessa modalidade, você tem a possibilidade de diversificar sua carteira com custos inferiores do que se fosse aplicar em cada ativo separadamente, conta com a gestão de profissionais e encontra praticidade para alocar recursos.

Você pode começar com pouco dinheiro, tem facilidade para acompanhar os resultados e pode até ter maior liquidez, dependendo do fundo que escolher. A segurança também é um atrativo, já que os fundos são fiscalizados pela Anbima e regulamentados pela CVM.

Diversificação

Com fundos de investimento, você pode diversificar a sua carteira distribuindo seu capital em diferentes ativos. Essa é uma medida importante para reduzir riscos, já que um investidor nunca deve deixar todos os ovos em uma mesma cesta.

Se você investir apenas em ações e uma crise atingir o mercado, estará com seu capital preso até que o momento volte a ser favorável. Mas, se também tiver outros produtos financeiros, poderá manter um equilíbrio nos períodos de alta volatilidade.

Dependendo do fundo, os ativos podem ser títulos públicos, privados e debêntures, ações, derivativos, moeda estrangeira e até um mix de todos esses produtos. E para essa diversificação, em alguns casos, nem é necessário fazer um grande aporte.

Os fundos são montados por especialistas e oferecem prazos, riscos, taxas e estratégias que podem ser mais conservadoras, moderadas ou arrojadas. Assim, há opções para diferentes perfis e objetivos

Ao reunir um grupo de investidores que estão de acordo com tais características, o fundo torna mais acessível o aporte em determinados produtos que, talvez sozinho, você não conseguisse fazer.

É como morar em um prédio. Um único morador talvez não tenha o capital necessário para construir um salão de festas com piscina, mas ao arrecadar verba com todos os condôminos, essa aquisição se torna possível.

E os custos dessa diversificação também podem ser reduzidos, já que as taxas são divididas entre todos os cotistas. Aqui vale a analogia do prédio novamente: quanto mais apartamentos, menor o condomínio cobrado de cada um.

Gestão profissional

Outra vantagem de entrar em um fundo de investimento é contar com a gestão de um profissional. Os ativos da carteira, a estratégia de aplicação de recursos e valorização do patrimônio, realocações e outras decisões ficam a cargo desse profissional, que é licenciado e bem preparado para tal. 

Se você não tem muito conhecimento ou não possui tempo para estudar todas as opções de ativos para investir pontualmente em um ou outro, essa pode ser uma boa solução.

Essa figura também conta com equipe responsável pela parte burocrática, cuidando das regras, trâmites e questões operacionais. Ao resgatar seu investimento, você já receberá o valor líquido, sem se preocupar com cálculos e deduções.

Segurança

A habilidade e conhecimento de gestores profissionais e a escolha de fundos que atendam o seu perfil, seja ele conservador, moderado ou arrojado, conferem segurança à essa modalidade. O cotista confia na expertise do gestor para tomar as melhores decisões com relação ao seu patrimônio.

A segurança também está presente na hora da escolha por um fundo, já que esses são regulamentados pela CVM. Você pode consultar a lista de fundos no site do órgão. Ainda, as informações e transparência são fiscalizadas pela Anbima, que também determina os critérios de cada carteira.

Apesar de não terem proteção do Fundo Garantidor de Crédito, os cotistas podem migrar todo o capital para outra empresa gestora se, por exemplo, a responsável pelo fundo falir. Isso porque as aplicações ficam vinculadas ao CPF dos investidores e não à empresa.

Mas, mesmo com a praticidade de ter um profissional gerenciando seu capital, é importante você supervisionar suas aplicações para garantir que sigam ao encontro dos seus objetivos. 

E essa tarefa é muito simples de ser feita em um fundo de investimento. Você encontra as informações de todos os ativos que compõem a carteira do seu fundo em um único lugar, com relatórios periódicos e site. Você também pode acessar balancete, composição da carteira, regulamento, número de cotistas, captação e resgate, entre outros dados, pelo site da CVM.

Cuidados ao escolher um fundo de investimento

Existem alguns cuidados que você deve ter ao escolher um fundo de investimento. Confira quais são os principais:

Prazos

Antes de investir em um fundo, busque informações sobre a liquidez e os prazos recomendados para o investimento, para não sofrer com prejuízos no curto prazo. 

Fundos de alta liquidez como os que investem em Tesouro Direto permitem resgatar em menor prazo e podem ser usados para a sua reserva de emergência, aquele montante que cobre seus custos em emergências e fica à disposição a qualquer momento.

Nessa hora, vale a pena prestar atenção não apenas ao prazo de resgate, mas também à configuração do fundo. O investimento em ações, por exemplo, propicia retornos melhores em prazos bastante longos, a partir de cinco anos. 

Tributação

Os fundos de investimento têm incidência de IR e IOF. Além disso, em alguns fundos, como  renda fixa e multimercados, há a incidência do come-cotas, uma antecipação do IR que incide sobre o lucro da aplicação e ocorre em maio e novembro.

Na maior parte dos fundos, a tabela de Imposto de Renda é regressiva. Quanto mais longo for o prazo, menor será o imposto. A alíquota máxima é de 22,5% e, a mínima, de 15%. 

Mas há exceções. Em fundos de ações, a alíquota do IR será sempre de 15%, independentemente do tempo de permanência.  E, em fundos previdenciários, há um regime de tributação com características próprias.

Além do IR, é preciso levar em consideração o IOF, que também é regressivo. Ele incide apenas sobre resgates em curtíssimo prazo, inferior a 30 dias. A tabela regressiva começa em 96% e chega a 3% no 29º dia. Para esse imposto, fundos de ações contam com isenção.

Volatilidade

A volatilidade é uma medida de risco, que indica a frequência e a intensidade com que o preço de um ativo muda. Fundos de investimento com alta volatilidade podem trazer rentabilidade melhor, mas podem significar grande desvalorização em determinados períodos. 

Fundos de ações costumam apresentar maior volatilidade, o que confere a essa categoria um risco mais elevado. Já os de renda fixa geralmente são mais estáveis e atendem melhor à parcela mais conservadora dos seus investimentos.

Como escolher um fundo de investimento em quatro passos

Chegou a hora de aprender como escolher os seus fundos de investimento. Confira passo a passo:

Entenda os ativos do fundo

Um fundo de investimento é composto por diferentes ativos, e é importante que você entenda as escolhas do gestor antes de ingressar. Assim, saberá se estão de acordo com suas metas e planos. 

Entenda sobre a estratégia, o risco, a rentabilidade esperada e o prazo. De acordo com a categoria do fundo, os ativos podem ser públicos, privados e até mesmo emitidos no exterior.

Conheça os gestores

Se você vai investir em um fundo, nada mais certo do que conhecer o profissional e a empresa que ficará responsável pelo seu capital. Pesquise experiências prévias e desempenho no mercado

Você contrataria um funcionário para a sua empresa sem saber seu histórico? O mesmo vale para quem vai gerenciar seu dinheiro.

Analise os custos

Você já viu mais acima que impostos incidem sobre o lucro dos seus investimentos em fundos. Saiba também que são cobradas as seguintes taxas sobre o patrimônio:

  • Administração: a taxa de administração é cobrada em um percentual anual sobre o patrimônio total e deve ser observada com atenção, especialmente em um cenário de Selic baixa
  •  Performance: essa taxa você deve torcer para pagar, pois significa que o gestor obteve resultados melhores que o esperado e bateu a meta de rentabilidade. Geralmente é de 20% sobre o que superar o benchmark.

Escolha um fundo que se encaixe no seu portfólio

Como vimos, é sábio diversificar a carteira de investimentos, especialmente para proteger seu patrimônio e manter um equilíbrio em tempos de crise e alta volatilidade. 

Tudo começa com uma reserva de emergência alocada em investimentos de alta liquidez. Exemplos são fundos que investem em Tesouro Direto com taxa zero de administração, que podem ser encontrados em muitas corretoras atualmente.

Depois, para uma parcela menor do seu portfólio, vale a pena pensar em renda variável. Aqui, fundos cambiais e fundos de ouro fazem um bom contrapeso para a sua posição em ações, por exemplo. Normalmente, em cenários de crise global, o ouro ganha destaque. E, diante das incertezas no cenário nacional e internacional, o dólar também serve de refúgio.

Conheça os benefícios da previdência privada

Fundos de previdência privada são produtos financeiros que contam com grandes benefícios fiscais e tributários. Na tabela regressiva, investimentos desse tipo têm a menor alíquota de Imposto de Renda possível, de 10% após o prazo de 10 anos. E para quem faz a declaração completa do IR, os planos PGBL oferecem dedução de até 12% da renda.

Agora que você já sabe como escolher um fundo de investimento, que tal continuar ampliando seus conhecimentos com os conteúdos da Onze? Siga acompanhando nossos materiais para tomar as melhores decisões para a construção e a proteção do seu patrimônio no longo prazo.