Como fazer um planejamento financeiro: passo a passo

Por Redação Onze

Aprender como fazer um planejamento financeiro é o primeiro passo para estabelecer uma relação mais saudável com o dinheiro.

Mais do que apenas ficar longe das dívidas, essa é a melhor forma de garantir a realização dos seus sonhos e de construir um futuro com mais segurança e tranquilidade.

Parece o cenário ideal? Então siga na leitura deste artigo e veja o passo a passo que preparamos sobre o assunto.

Como fazer um planejamento nas finanças: passo a passo

Não importa qual é o seu sonho, nem seu tamanho: se grande ou pequeno. Ele certamente estará muito mais próximo a partir do momento em que você olhar para as suas finanças pessoais com atenção e estratégia.

Como fazer isso? As dicas a seguir ajudam a revelar o caminho. Acompanhe!

1. Entenda a realidade das suas finanças

Não dá para começar um planejamento financeiro sem saber qual é a sua realidade. Isso implica em descobrir quanto você realmente ganha e como esse dinheiro é gasto mensalmente.

Como primeiro passo, calcule qual é a sua renda disponível. Ou seja, o valor que efetivamente sobra depois de descontadas todas as taxas.

Em seguida, é hora de fazer um levantamento dos gastos. Existem aqueles que são fixos, como a conta de água e de energia, o seguro do carro e a taxa de condomínio, o que significa que estarão entre as suas despesas todos os meses.

Além deles, há aqueles gastos eventuais, mas que não devem ser ignorados. Para facilitar, é possível dividir tudo em categorias, como moradia, alimentação, transporte e itens de consumo pessoal. Essa separação vai ajudar a entender melhor quais áreas concentram o seu dinheiro.

2. Defina objetivos

Com números mais confiáveis para seguir, defina quais são os seus objetivos. Eles podem, inclusive, ser separados por prazos: enquanto alguns levam até seis meses, outros talvez exijam um ano ou até mais do que isso.

Ao saber exatamente onde deseja chegar, você consegue concentrar as suas iniciativas e agir com mais eficiência.

É possível identificar, por exemplo, que a sua viagem de férias seria muito mais completa se, ao longo de três meses, você deixasse de pedir comida por delivery e optasse por algo feito em casa.

3. Desenvolva o hábito de controlar os seus gastos

Além de realizar um levantamento prévio sobre os seus gastos, é essencial que eles sempre sejam acompanhados de perto.

Que tal, por exemplo, separar uma ou duas horas por mês para repassar as despesas dos últimos 30 dias e já fazer uma projeção de como as finanças devem se comportar no próximo mês?

Isso é especialmente importante para quem tem o hábito de parcelar as compras no cartão de crédito e acaba utilizando o limite como uma extensão da própria renda – esse comportamento, inclusive, pode colocar o seu planejamento em risco.

4. Compare preços antes de consumir

Aprender como fazer um planejamento também envolve agregar práticas simples, como realizar uma pesquisa de preços antes de consumir para economizar. A internet pode, inclusive, ser uma grande aliada: uma rápida busca no Google já oferece inúmeros comparativos.

Esse cuidado também vale para as compras do dia a dia: os preços podem variar muito de uma farmácia para a outra, assim como acontece com os supermercados, entre outros estabelecimentos.

5. Crie uma reserva financeira

Pensar no futuro é estar sempre um passo à frente de qualquer crise financeira. Por isso, crie o hábito de separar uma parte da sua renda para formar uma reserva de emergência.

Afinal, imprevistos podem acontecer a todo momento. Estar preparado para eles é o que faz a diferença.

O importante aqui é definir uma quantia que possa ser poupada todos os meses, sem grandes prejuízos para a sua rotina, mas que gere uma soma suficiente para livrar você e a sua família de apuros.

6. Aprenda a investir o seu dinheiro

Mais do que poupar, é preciso aprender como investir o seu dinheiro em opções que oferecem alta rentabilidade, mas sem expor você a riscos em excesso.

Então, que tal separar um tempo para conhecer mais sobre o mercado financeiro e entender quais são as melhores alternativas para o seu perfil como investidor?

A importância do planejamento financeiro

Quando você aprende como fazer um planejamento financeiro e o coloca em prática, o estresse causado pela preocupação com o dinheiro diminui.

Por outro lado, aumentam as suas chances de alcançar aquilo que sempre sonhou, como aquela casa completa, com direito à  piscina e espaço para receber os amigos.

Mas nem é preciso ir tão longe: com um pouco de foco, você deixa de utilizar os seus recursos com supérfluos que pouco agregam e passa a ter mais disponibilidade para aproveitar experiências e momentos que fazem a diferença.

Ter um planejamento financeiro é sobre entender a própria realidade, traçar estratégias para ir mais longe, definir prioridades e realmente conquistar os seus objetivos.

Quer mais dicas de como planejar as finanças pessoais e fazer o dinheiro trabalhar ao seu favor? Acompanhe as atualizações do blog da Onze!