Como investir seu dinheiro em 2019: 3 ótimos investimentos

Por Redação Onze

fazer-primeiro-investimento

Embora ainda devagar, a economia do país começa a dar os primeiros sinais de que está saindo da crise. Entretanto, o processo ainda é longo. Até por isso, será preciso saber como investir dinheiro, visto que a expectativa é de que a taxa de juros continue baixa em 2019. Atualmente, ela se encontra em 6%.

A saber, não existe uma única estratégia vencedora. O mercado financeiro não é uma ciência exata como a matemática. Ou seja, não há uma resposta exata sobre onde investir seu dinheiro em 2019. Se quer saber mesmo como investir dinheiro, é preciso identificar diversos detalhes, que vão desde o seu perfil como investidor aos tipos de investimento. Confira:

Perfil do investidor

Se você não sabe qual o seu perfil como investidor, precisa se resolver sobre quatro questões primordiais:

  1. Tolerância para o risco;
  2. Objetivos: curto, médio ou longo prazo;
  3. Quantia disponível para investir;
  4. Investimento com maior ou menor liquidez.

A partir da resposta desses questionamentos, muda-se a recomendação dos investimentos. É essencial que você tenha certeza de cada uma das afirmações para o sucesso da sua empreitada.

Tipos de investimentos

São diversos os tipos de investimentos. Tanto para investidores mais conservadores quanto para os mais ousados. Há também aqueles que possuem mais dinheiro para investir, enquanto outros possuem pouca verba. Nesse ponto, o mercado é bem acessível para todos os públicos. Para que você saiba como investir dinheiro, separamos alguns exemplos de investimentos.

Investindo a curto prazo

O período para investimentos considerados a curto prazo é de, no máximo, dois anos. É indicado para investidores mais conservadores, visto que não representam quase nenhum risco de perdas financeiras. Três investimentos se destacam nessa linha:

  • Tesouro Selic: o objetivo é emprestar dinheiro para o governo e financiar a dívida pública. Assim, o investidor receberá a variação da Selic do período em que mantiver o título em carteira. Ele pode vender antecipadamente sem correr riscos de prejuízo já que a rentabilidade é por dia útil.
  • Letras de Crédito Imobiliária e/ou do Agronegócio (LCI e LCA): LCI e LCA, por outro lado, possuem isenção de Imposto de Renda. São boas alternativas para quando o investidor tem um prazo específico para o uso do dinheiro aplicado, já que o montante não pode ser resgatado antecipadamente (somente no vencimento). Procure por retornos iguais ou maiores que 90% do CDI.
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário): já o CDB rende mais que a poupança e é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito para aplicações de até R$ 250 mil. Em muitos casos, há liquidez diária. Principalmente quando são títulos de bancos médios e pequenos, que costumam pagar mais. Procure por retornos acima do CDI, pois há incidência de Imposto de Renda. Aliás, o IR incide apenas sobre os rendimentos obtidos durante o período e vale tanto para o Tesouro Direto quanto para o CDB.

Investindo a médio prazo

O investimento a médio prazo, por sua vez, vai de 2 a 5 anos. Com isso, é preciso diversificar e aproveitar as oportunidades pontuais. Confira como investir dinheiro a médio prazo:

  • LCI e LCA: com o objetivo de financiar o setor imobiliário e do agronegócio, esses títulos de renda fixa possuem baixo risco. Além disso, eles não têm liquidez diária, visto que são de curto prazo.
  • Tesouro Direto: os títulos públicos do Tesouro IPCA possibilitam excelentes rendimentos em até 5 anos. São excelentes opções, por exemplo, para um período de inflação mais alta.
  • Fundos multimercado: trata-se de um investimento que visa manter uma estratégia balanceada de investimentos, mas costumam ter um certo risco. É importante que este investimento não represente mais do que 20% de seu total de patrimônio. Entretanto, por misturar classes de investimento, ele pode ter uma rentabilidade melhor a médio prazo.

Investindo a longo prazo

Por fim, os investimentos de longo prazo correspondem a períodos de mais de 5 anos. Sua carteira, portanto, pode ser diversificada entre os perfis conservador, moderado e arrojado. Confira opções de onde investir seu dinheiro em 2019:

  • Ações: opte por empresas sólidas e invista de forma inteligente. Não se desespere com as oscilações de curto prazo, pois eventuais quedas e perdas não normais podem ser recuperadas ao longo gradativamente.
  • Fundos: cada instituição financeira tem uma diversidade de fundos disponíveis para investimento. Compare e faça a sua escolha. Mas atenção, porque nem sempre os melhores estão disponíveis nos tradicionais bancos de varejo.
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FII): aqui você pode investir em diversos imóveis e diluir o risco, tudo com o mesmo montante. Além disso, não paga Imposto de Renda no aluguel recebido.
  • Tesouro Direto: é uma ótima opção para quem já está de olho na aposentadoria. O Tesouro Selic é um título indexado ao IPCA (inflação). Ou seja, garante rentabilidade real, bem como possui diversos prazos de vencimento.
  • Debêntures: são títulos de dívidas, onde você empresta o seu dinheiro para uma empresa e, em troca, recebe um rendimento anual acertado no momento da compra somado ao IPCA. Estes ativos pertencem à renda fixa. Ou seja, a taxa de rentabilidade se mantém até a data do vencimento.

Onde investir o dinheiro para aposentadoria?

Com o texto da reforma da Previdência aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal, o tema tem virado assunto na boca de muitos brasileiros. E, claro, o assunto está causando preocupação para muita gente que ainda está longe de se aposentar.

Certamente, os títulos mais adequados para se ter uma aposentadoria tranquila são os de longo prazo. Dentre todos os planos que já citamos, de como investir dinheiro, temos o Tesouro Direto; os Fundos de Investimento; bem como LCI e LCA. Além disso, podemos destacar mais dois que ainda não haviam sido citados: Previdência Privada e Dividendos. Acompanhe:

  • Previdência privada: É difícil depender apenas da aposentadoria pública (INSS). Então, o caminho é buscar uma previdência privada, quando investimos mensalmente e aguardamos o retorno no futuro. Os investimentos podem ser feitos em longo prazo. Estamos falando em 10 anos ou até mais. Contudo, costumam ser bem conservadores. Todavia, diferentemente dos fundos comuns, a Previdência não faz a antecipação do IR sobre ganhos de capital.
  • Dividendos: em suma, é o lucro que uma empresa obteve e que será dividido entre os seus investidores. Segundo a legislação, as empresas são obrigadas a partilhar pelo menos 25% do seu lucro líquido. Com isso, a instituição pode escolher se deseja aumentar ou não a porcentagem que será dividida. Portanto, para quem pensa na aposentadoria, pode ser uma ótima opção, visto que seus retornos costumam ser bem maiores do que os da renda fixa.

Depois de tudo isso, a preparação para ter uma aposentadoria está tranquila? Com esses investimentos seguros, rentáveis e de baixa liquidez, agora, de fato, você sabe como investir dinheiro.