Comportamento de manada: como isso pode prejudicar suas finanças?

Por Redação Onze

comportamento de manada

Você já parou para pensar no impacto que tem o comportamento de manada nas suas finanças? Afinal, todos nós, ao menos uma vez, já adotamos essa conduta maria vai com as outras.

Por mais autênticos que nos consideremos, às vezes seguimos uma tendência de mercado ou escolhemos os mesmos caminhos que um grupo sem nem sequer nos questionarmos a respeito.

No entanto, cada decisão tomada tem as suas consequências. Algumas mais sérias que outras, e que precisam ser enfrentadas de qualquer jeito. Ao longo deste artigo, vamos tratar sobre isso e muito mais. Continue conosco!

O que é comportamento de manada?

Todo jovem, em algum momento, já tentou convencer os pais a deixá-lo fazer algo baseado em um comportamento de manada, embora nem soubesse o que é isso. O diálogo geralmente começa assim: “Mãe, pai, posso fazer tal coisa? Os pais dos meus amigos/amigas deixaram”.

Há pais que acabam se sensibilizando ao apelo e acatando o pedido. Outros, porém, usam aquele famoso exemplo: “Se os seus amigos pulassem da ponte, você também pularia?”.

A anedota familiar é apenas um exemplo claro de comportamento de manada, em que a criança usa uma conduta coletiva – o fato de todos os pais deixarem seus filhos fazer determinada ação – para convencer os seus responsáveis a concordarem também.

Ou seja, o comportamento de manada é quando indivíduos em grupo agem todos da mesma forma, ainda que não haja um caminho planejado. 

Principais riscos ao aderir à manada

O comportamento de manada tem como principal característica negativa a cegueira à qual se submete o indivíduo. E, quando isso ocorre, não são apenas as finanças que ficam em risco.

Muitas vezes, somos levados a fazer escolhas que não faríamos se tivéssemos a possibilidade de refletir sobre o que está em jogo.

Imagine que um grupo de pessoas distintas se reúna para um protesto. Elas têm uma pauta comum, mas ninguém sabe nada sobre quem está ao lado. Encontram-se animadas com a liberdade da democracia.

De repente, um indivíduo que passava por ali, ao olhar o ato, resolve protestar contra a manifestação. Imediatamente, uma pessoa do grupo revida com palavras de ordem e agressões verbais. Esse revide leva outras pessoas a fazerem o mesmo.

É aí que vemos a massa agir por impulso. Enxergamos senhoras simpáticas proferindo palavrões. Vemos pais de família querendo briga. Se estivessem sozinhos, não fariam aquilo.

Agora, pense nos riscos danosos que um comportamento de manada pode ter nas suas finanças. Você não trabalha duro para colocar tudo a perder, não é mesmo?

Como o comportamento de manada afeta as finanças?

Fazer compras por impulso é um dos principais exemplos de como o comportamento de manada pode afetar suas finanças da pior maneira.

Comprar um automóvel somente porque precisa manter as aparências no grupo de amigos, em que outros já possuem carros mais novos, ou ter o último modelo de smartphone apenas para seguir a tendência da moda e se sentir mais descolado são exemplos de condutas que atingem diretamente seu bolso e seu futuro.

Em qualquer um dos casos, suas finanças serão afetadas. Você cede a uma tendência e realiza um gasto maior do que precisaria, talvez às custas de deixar mais distante a tão sonhada independência financeira.

E nem precisamos falar de grandes compras. Até mesmo ir ao mercado sem uma lista predefinida pode levar você a extrapolar o orçamento.

O comportamento de manada nos investimentos

O mesmo vale para os investimentos. Não é porque todo mundo passou a investir no Tesouro Direto que essa é, necessariamente, a opção mais adequada para você.

Embora os títulos públicos sejam bem avaliados, você precisa fazer uma análise antes de aderir também. Avalie se a alternativa vai ao encontro do seu perfil de investidor, se tem a rentabilidade que procura, entre outros fatores.

Aplicar o seu dinheiro é assunto sério e, por isso, a decisão precisa ser muito bem estudada e planejada.

Três dicas para prevenir o efeito manada

Por mais que tenhamos adotado o comportamento de manada uma ou outra vez, é possível prevenir esse efeito, e estas três dicas são um exemplo disso:

1. Defina prioridades

Ao estabelecer um destino para o seu dinheiro, o comportamento de manada tende a se enfraquecer. Afinal, você fica tão focado em atingir um objetivo que sabe das prioridades e acaba esquecendo as distrações que podem atrapalhar o seu sonho.

2. Esteja convicto de suas escolhas

Agora, não adianta nada você definir prioridades, mas não manter a convicção nas suas escolhas. Desenvolva o autoconhecimento e saiba exatamente o que você quer para a sua vida – e fuja do comportamento de manada.

3. Planeje o seu futuro

Quando se tem um objetivo bem claro pela frente, fica mais fácil resistir à tentação de aderir à manada e de fugir do planejamento.

Afinal, o sonho funciona como um estímulo para se manter focado. É como o planejamento da aposentadoria, se essa for a sua meta de vida: você não vai deixá-la de lado por conta de um capricho, não é mesmo?

Nesse caso, uma alternativa inteligente para garantir um futuro tranquilo e sossegado é poupar um valor mensal para investir em modalidades como a previdência privada.

É aí que entra a Onze, primeira PrevTech do Brasil. Ela oferece planos de previdência para o público corporativo com o mínimo de burocracia. Nos planos patrocinados, tanto a empresa quanto os colaboradores podem contribuir mensalmente com valores predefinidos, em uma prática conhecida como match. 

Além do mais, há um aplicativo que auxilia o usuário na tarefa de economizar de forma regular e consciente, personalizando ações de acordo com o perfil. Para saber mais, entre em contato com a equipe, tire todas as dúvidas e siga em busca do sucesso pessoal!